Direcão da colisão e evento Draw

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Direcão da colisão e evento Draw

Mensagem por CyberTrox em Qui 15 Jan 2009, 18:16

Ae galera tudo na paz? Bom meu projeto tá em criação, eu to fazendo ele com o máximo de detalhes. Mas tipo as minhas dúvidas são.

- Eu queria criar uma colisão com o inimigo tipo a colisão do jogo (Megaman)
na qual o Megaman ao colidir com o inimigo ele e jogado para o lado contrário da colisão e permanece um tempo curto invencível.


- Eu já li re-li e tentei fazer aqui, a barra de vidas, eu até consigo e talz, mas quando crio a barra pelo Draw ela aparece mas o meu personagem some, e se eu marco Relative a barra vira meu personagem Shocked , e outra ela não segue a tela. Se puderem me explicar certim como faz haha.

Se alguem souber e puder me tirar as dúvidas ficaria grato.
Desde já grato. Valeu Cool


Edit: Coisa estranha eu já salvei minha assinatura mas quando posto ela não sai Suspect

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Re: Direcão da colisão e evento Draw

Mensagem por Kabeção em Sex 16 Jan 2009, 12:13

- Eu queria criar uma colisão com o inimigo tipo a colisão do jogo (Megaman)
na qual o Megaman ao colidir com o inimigo ele e jogado para o lado contrário da colisão e permanece um tempo curto invencível.
Para saber o lado no evento de colisão compare o x do personagem com o x do inimigo. Como assim:
Código:
// Evento Create
direcao=1

// Evento Collision
if x<x.other direcao=-1  // esquerda
if x>x.other direcao=1  // direita
Sabendo a direção o resto você pode fazer.

- Eu já li re-li e tentei fazer aqui, a barra de vidas, eu até consigo e talz, mas quando crio a barra pelo Draw ela aparece mas o meu personagem some, e se eu marco Relative a barra vira meu personagem Shocked , e outra ela não segue a tela. Se puderem me explicar certim como faz haha.

Não acha estranho um desenho aparecer na tela sem você ter mandado?
Pois é, se você não usar o evento Draw a imagem que você definiu para o objeto vai aparecer lá mesmo sem você ter mandado. Pense bem e vai parecer estranho. Happy
O GM desenha esse imagem sozinho para você, mas se usar o evento Draw e como se você disse-se: "Quero ter o controle sobre tudo!".
Então você deve colocar o código para desenhar a barra de vida e outro para desenhar o personagem. Algo muito usado para desenhar o personagem quando se usa o evento draw é isso:
Código:
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y)
ou
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)

Edit: Coisa estranha eu já salvei minha assinatura mas quando posto ela não sai Suspect
Perfil > Perferencias > Sempre anexar minha assinatura > Sim > Salvar.


Não é permitido títulos gerais. Apresente sua duvida com um que mostre mais o assunto do tópico.
Título editado.

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Re: Direcão da colisão e evento Draw

Mensagem por CyberTrox em Sex 16 Jan 2009, 12:22

Muito obrigado cara pela atenção dada a minha dúvida, valeu mesmo.
Desculpe-me pelo título realmente não foi minha intenção.
Vo testa aqui depois responde se deu certo. Grato. =D

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Re: Direcão da colisão e evento Draw

Mensagem por CyberTrox em Sex 16 Jan 2009, 17:47

Kabeçao na parte que tem de por

if x<x. other direcao=-1

if x>x. other direcao=1

Eu entendi o que código quer dizer, só que da o seguinte erro quando vou conferir a sintaxe "Variable Name Expected" eu já declarei a variável no create do personagem o que teria que fazer?

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Re: Direcão da colisão e evento Draw

Mensagem por Janx em Sex 16 Jan 2009, 19:28

tem um pequeno erro ai
o correto é:

Código:
if x<other.x {direcao = -1;}

if x>other.x {direcao = 1;}

o 'x' vai depois do other =)


Cuidado com posts duplos,
Leia as regras, http://gmbr.forumeiros.com/novidades-regras-f2/regras-do-forum-t1938.htm
No priximo perdera 25% da barra de warning!

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Re: Direcão da colisão e evento Draw

Mensagem por CyberTrox em Sex 16 Jan 2009, 20:08

Valeu Janx, aproveitando que tu respondeu isso haha, logo depois de eu ter feito a barra de vida como o Kabeção disse como faço pra ela seguir meu personagem?

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Re: Direcão da colisão e evento Draw

Mensagem por Janx em Sex 16 Jan 2009, 21:07

Bom, vc sabe como fazer para desenhar a barra certo?
è so vc por no draw, e por as cordenadas dela usando o x e y do personagem.
vai pedir x1, x2, y1 e y2.
eu fasso assim:
x1 --> x-20
x2 --> x+20
y1 --> y-30
y2 --> y-20

E lembre-se de quando por o evento draw, por o codigo:
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)

para desenhar o jogador tambem.

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Re: Direcão da colisão e evento Draw

Mensagem por CyberTrox em Sex 16 Jan 2009, 21:36

Show de bola mano, mas nesse:

draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)

Preciso substituir algo ae pelo sprite do jogador, ou deixa assim deste jeito?

Eu usei este código mas ele so funfa na versão Pro a minha é a Lite. Sad .
Tem outro código que funcione na lite?

Edit: Eu já ia esquecendo eu baixei este seu jogo Archery Master ta muito bem bolado ele, parabéns, com novo visual vai ficar melhor ainda. Very Happy

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Re: Direcão da colisão e evento Draw

Mensagem por rodrigo1434 em Sex 16 Jan 2009, 22:15

Não precisa mudar no código, basta mudar o sprite_index dele em qualquer evento que irá desenhar o próprio sprite_index atual, e sua versão é lite, infelizmente terá que dar um upgrade nele para pro se não não dá pra fazer outras coisas no Gm meu amigo

Flww Very Happy

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Re: Direcão da colisão e evento Draw

Mensagem por Kabeção em Sab 17 Jan 2009, 11:54

Janx escreveu:tem um pequeno erro ai
o correto é:

Código:
if x<other.x {direcao = -1;}

if x>other.x {direcao = 1;}

o 'x' vai depois do other =)
:oops:

Tem outro código que funcione na lite?
Usa o outro que de passei.
Código:
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y)
Isso faz a mesma coisa sem algumas opções interessantes que so tem na Pro.

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Re: Direcão da colisão e evento Draw

Mensagem por CyberTrox em Sab 17 Jan 2009, 21:48

aproveitando meu post, fiz a barra de vida pro meu heroi, ai criei uma para o chefe da fase, mas quando o chefe me ataca ou sofro algum dano na room dele, a barra de vida dele desce junto com a minha. Tem como ter uma barra de vida pra cada separadamente?


Última edição por CyberTrox em Sab 17 Jan 2009, 23:30, editado 2 vez(es)

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Re: Direcão da colisão e evento Draw

Mensagem por Alex FC em Sab 17 Jan 2009, 22:02


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Re: Direcão da colisão e evento Draw

Mensagem por CyberTrox em Sab 17 Jan 2009, 23:32

AlexFC, neste tópico que você me passou mostra como faz uma barra para caso se fosse um objeto pra todos os inimigos, aqui no meu caso eu precisaria criar um para um chefe independente da barra do heroi. Mas valeu pela ajuda.

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Re: Direcão da colisão e evento Draw

Mensagem por Alex FC em Dom 18 Jan 2009, 00:14

vc tem q criar uma variavel:

no evento create do chefe:

Código:
vidachefe=100

no evento colisão com o tiro:

Código:
vidachefe+=-1

no evento step:

Código:
if vidachefe=0{instance_destroy()}

e agora o health bar(FEITO ORIGINALMENTE POR REDDRAGON)

no evento draw:

draw_healthbar(x1,y1,x2,y2,amount,backcol,mincol,maxcol,direction,showback,showborder)

x1,y1 = coordenadas iniciais canto esquerdo superior
x2,y2 = coordenadas finais canto direito inferior da barra
amount = variável que é o valor da vida(no caso ''vidachefe)
backcol = cor do fundo
mincol = cor da barra chegando ao fim
maxcol = cor da barra cheia
direction = direção (para onde vc quer q a vida vai acabando{ex: 90 é para cima)
showback = 1 para findo visível e 0 para invisível
showborder = 1 para borda visível e 0 para invisível

caso não consegui, aki ta uma engine q eu fiz(em 10 minutos): http://www.megaupload.com/?d=GTUYJHAS

Controles: setas esquerda, direita movem o tank e espaço atira!

flws!

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Re: Direcão da colisão e evento Draw

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