Aleatoriamente

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Aleatoriamente

Mensagem por VicGames em Qui 26 Set 2013, 08:42

Olá pessoal sou eu de novo (eu sei que sou burro) mais então eu estou fazendo um projeto de um jogo para minha escola e ele vai ser de matemática, eu gostaria de saber como eu faço para as contas aparecerem aleatoriamente.
Ex: aparece aquele quadrinho que vc pode escrever( acho que é o evento draw num sei) , e encima aparece 7+1 =
e vc responde, até ai tudo bem mais eu queria que outras contas aparecessem aleatoriamente e que o resultado mudasse . obrigado desde já

VicGames

Número de Mensagens : 19
Data de inscrição : 08/09/2013
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aleatoriamente

Mensagem por fredcobain em Qui 26 Set 2013, 11:51

Amigo, vc precisa urgentemente fazer as aulas básicas... sugiro pelos tutoriais do AlexFC (na minha assinatura).

Se quiser tutos específicos de draw, basta usar a busca do fórum. De cara achei 3:
http://gmbr.forumeiros.com/t16787-draw-explicando-algumas-funcoes?highlight=draw
http://gmbr.forumeiros.com/t16225-video-aulaaula-41-usando-funcoes-basicas-do-draw?highlight=draw
http://gmbr.forumeiros.com/t12113-draw-texts-efeitos-2?highlight=draw

Acho que os "quadrinho" que vc diz são input boxes, ou text boxes.
Isso não é algo nativo do GameMaker, mas tem gente aque desenvolveu uns algumas extensões por aqui:
http://gmbr.forumeiros.com/t18218-extensao-gmos-api

Todavia, penso que talvez seja mais fácil vc mudar o método (em vez de usar input boxes) usar o comando get_integer pra pegar esses valores.

No mais, estude, estude e estude senão vc não vai sair do lugar.


fredcobain

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 691
Idade : 35
Data de inscrição : 14/04/2011
Reputação : 162
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aleatoriamente

Mensagem por Willy em Qui 26 Set 2013, 12:50

Isso é bem simples de fazer, e como o fredcobain disse, você precisa estudar...
Enfim, não adianta mandar estudar sem dizer o que estudar, não é?
Vou te dizer apenas a teoria e código que deverá usar.

Primeiramente, você deverá criar 4 variáveis:
Numero1, OperadorNumerico ,Numero2, Resultado
Essas varaveis são a "conta montada":
10 x 10 = 100

Com a função random ou com a irandom (pesquise a diferença entre eles e descobrirá qual é o melhor a se usar), você vai gerar um valor aleatório para Numero1 e Numero2. Certo, agora, você deverá criar um meio para a variável OperadorNumerico escolher uma das operações (+ - * /). Talvez essa seja a forma mais complicada (porém eficiente) de se fazer um sistema automatizado, mas, nada impede que você tente fazer manualmente. Um dica, se quiser fazer automatizado, tente fazer com a função switch (recomendado), ou se preferir, com ifs e elses!

Certo, agora já temos 3 variáveis prontas, basta agora, gerar o resultado. Então, basta pegarmos Numero1 e o Numero2 e aplicar o operador numérico, para então obtermos o resultado.
Feito isso, basta mostrar para o jogador qual é a conta que ele deve fazer, pegar a resposta do mesmo e comparar com a resposta certa.

Basicamente, é isso.
Bons estudos! blz

[Edit]
Não aguentei, fiz uma engine demonstrando como fazer... Tente entendê-la!
Download

___________


Engines, tutoriais e projetos? Clique no banner!



Atenção:
Comporte-se, senão você vai levar a cintada do Willy no meio da bunda! bravo


Willy

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 1812
Idade : 23
Data de inscrição : 08/06/2009
Notas recebidas : C + B + A + A
Reputação : 245
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 2
   : 1
   : 1

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aleatoriamente

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 17:21


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum