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Aleatoriamente
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Aleatoriamente
Olá pessoal sou eu de novo (eu sei que sou burro) mais então eu estou fazendo um projeto de um jogo para minha escola e ele vai ser de matemática, eu gostaria de saber como eu faço para as contas aparecerem aleatoriamente.
Ex: aparece aquele quadrinho que vc pode escrever( acho que é o evento draw num sei) , e encima aparece 7+1 =
e vc responde, até ai tudo bem mais eu queria que outras contas aparecessem aleatoriamente e que o resultado mudasse . obrigado desde já
Ex: aparece aquele quadrinho que vc pode escrever( acho que é o evento draw num sei) , e encima aparece 7+1 =
e vc responde, até ai tudo bem mais eu queria que outras contas aparecessem aleatoriamente e que o resultado mudasse . obrigado desde já
VicGames- Data de inscrição : 08/09/2013
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Re: Aleatoriamente
Amigo, vc precisa urgentemente fazer as aulas básicas... sugiro pelos tutoriais do AlexFC (na minha assinatura).
Se quiser tutos específicos de draw, basta usar a busca do fórum. De cara achei 3:
https://gmbr.forumeiros.com/t16787-draw-explicando-algumas-funcoes?highlight=draw
https://gmbr.forumeiros.com/t16225-video-aulaaula-41-usando-funcoes-basicas-do-draw?highlight=draw
https://gmbr.forumeiros.com/t12113-draw-texts-efeitos-2?highlight=draw
Acho que os "quadrinho" que vc diz são input boxes, ou text boxes.
Isso não é algo nativo do GameMaker, mas tem gente aque desenvolveu uns algumas extensões por aqui:
https://gmbr.forumeiros.com/t18218-extensao-gmos-api
Todavia, penso que talvez seja mais fácil vc mudar o método (em vez de usar input boxes) usar o comando get_integer pra pegar esses valores.
No mais, estude, estude e estude senão vc não vai sair do lugar.
Se quiser tutos específicos de draw, basta usar a busca do fórum. De cara achei 3:
https://gmbr.forumeiros.com/t16787-draw-explicando-algumas-funcoes?highlight=draw
https://gmbr.forumeiros.com/t16225-video-aulaaula-41-usando-funcoes-basicas-do-draw?highlight=draw
https://gmbr.forumeiros.com/t12113-draw-texts-efeitos-2?highlight=draw
Acho que os "quadrinho" que vc diz são input boxes, ou text boxes.
Isso não é algo nativo do GameMaker, mas tem gente aque desenvolveu uns algumas extensões por aqui:
https://gmbr.forumeiros.com/t18218-extensao-gmos-api
Todavia, penso que talvez seja mais fácil vc mudar o método (em vez de usar input boxes) usar o comando get_integer pra pegar esses valores.
No mais, estude, estude e estude senão vc não vai sair do lugar.
fredcobain- Games Ranking :
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Re: Aleatoriamente
Isso é bem simples de fazer, e como o fredcobain disse, você precisa estudar...
Enfim, não adianta mandar estudar sem dizer o que estudar, não é?
Vou te dizer apenas a teoria e código que deverá usar.
Primeiramente, você deverá criar 4 variáveis:
Numero1, OperadorNumerico ,Numero2, Resultado
Essas varaveis são a "conta montada":
10 x 10 = 100
Com a função random ou com a irandom (pesquise a diferença entre eles e descobrirá qual é o melhor a se usar), você vai gerar um valor aleatório para Numero1 e Numero2. Certo, agora, você deverá criar um meio para a variável OperadorNumerico escolher uma das operações (+ - * /). Talvez essa seja a forma mais complicada (porém eficiente) de se fazer um sistema automatizado, mas, nada impede que você tente fazer manualmente. Um dica, se quiser fazer automatizado, tente fazer com a função switch (recomendado), ou se preferir, com ifs e elses!
Certo, agora já temos 3 variáveis prontas, basta agora, gerar o resultado. Então, basta pegarmos Numero1 e o Numero2 e aplicar o operador numérico, para então obtermos o resultado.
Feito isso, basta mostrar para o jogador qual é a conta que ele deve fazer, pegar a resposta do mesmo e comparar com a resposta certa.
Basicamente, é isso.
Bons estudos!
[Edit]
Não aguentei, fiz uma engine demonstrando como fazer... Tente entendê-la!
Download
Enfim, não adianta mandar estudar sem dizer o que estudar, não é?
Vou te dizer apenas a teoria e código que deverá usar.
Primeiramente, você deverá criar 4 variáveis:
Numero1, OperadorNumerico ,Numero2, Resultado
Essas varaveis são a "conta montada":
10 x 10 = 100
Com a função random ou com a irandom (pesquise a diferença entre eles e descobrirá qual é o melhor a se usar), você vai gerar um valor aleatório para Numero1 e Numero2. Certo, agora, você deverá criar um meio para a variável OperadorNumerico escolher uma das operações (+ - * /). Talvez essa seja a forma mais complicada (porém eficiente) de se fazer um sistema automatizado, mas, nada impede que você tente fazer manualmente. Um dica, se quiser fazer automatizado, tente fazer com a função switch (recomendado), ou se preferir, com ifs e elses!
Certo, agora já temos 3 variáveis prontas, basta agora, gerar o resultado. Então, basta pegarmos Numero1 e o Numero2 e aplicar o operador numérico, para então obtermos o resultado.
Feito isso, basta mostrar para o jogador qual é a conta que ele deve fazer, pegar a resposta do mesmo e comparar com a resposta certa.
Basicamente, é isso.
Bons estudos!
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Não aguentei, fiz uma engine demonstrando como fazer... Tente entendê-la!
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