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Draw Texts - EFEITOS!! - 2
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
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Draw Texts - EFEITOS!! - 2
Eae povo! Venho trazendo mais um tuto de efeitos de texto! Para ver qual será o efeito de hoje, leia a lista logo abaixo (ou o título bem grandão aí em baixo, tá cego?). Para ver a aula passada, clique nesse link.
Nome: Draw Texts - EFEITOS!!
Descrição: Aprenda aqui a desenhar textos na tela em GML (com efeitos!).
Nível de dificuldade: mediano
Requerimentos: GM 6/7/8 Pro (Não sei se funciona no Lite, mais n custa tentar )
Lista de efeitos que serão ensinados:
(X)ROTAÇÃO
(X)AUMENTANDO E DIMINUINDO
( )TREMENDO
( )INVERTENDO VERTICALMENTE
( )INVERTENDO HORIZONTALMENTE
( )VISIBILIDADE
Beleza, tudo nos conformes, mão na massa!
Crie uma fonte Arial Black, tamanho 22, e nomeie-a de font_text.
Logo depois, crie um objeto, clique em Add Event > Create, arraste a folhinha do código e defina essas variáveis:
O xx e o yy define a mudança que ocorre nas escalas respectivas x e y, enquanto o efeito acontece.
O xs e o ys define o efeito que ocorre enquanto o texto voltando a aumentar e deixando de diminuir e deixando de aumentar e voltando a diminuir (de preferencia, para deixar o texto normal, o xx e o yy devem ter valores iguais, assim como tambem o xs e o ys, mas se quiser, deixe um maior e outro menor, vai acontecer mudanças bem legais.
Bom, continuando, adicione o evento Draw e digite isso em um código:
Aqui fala que depois que xs for maior ou menor do que xx, xx será menor ou igual a xs. Viu só? Sempre vai ficar uma diferença de 1, para o efeito acontecer, sem isso nada vai mudar. A mesma coisa é para o ys.
Em x e y você define onde o texto vai ficar.
Em string escreva o texto que você quer aparecer (escreva entre aspas, como ("TESTANDO SCRIPT")).
Em sep você define a variação da rotação para alterá-la. Se você colocar ex: 10, ele vai rodar no meio, só que vai ficar como se estivesse rodando em torno de algo.
Em w, você aumenta a largura do texto em pixels.
Em xscale e yscale, você aumenta a escala do texto em x e y.
Em angle você coloca a variável que você criou, no caso, rodar.
Em c1, c2, c3, c4 você define as quatro cores do texto.
E em alpha, você define a opacidade do texto.
Olha um exemplo:
Tudo junto fica assim (Ex:):
Tudo feito, F5 nele! Veja como ficou "lesgal".Se você tudo errado e aconteceu o efeito, você fumou muitas dorgas, mano!
Para próxima aula, vou ensinar um efeito que particulamente acho muito massa, usando uma variavel muito simples, random! E não é só tremer hehe...
Aguardem
FLW manolos!!
Nome: Draw Texts - EFEITOS!!
Descrição: Aprenda aqui a desenhar textos na tela em GML (com efeitos!).
Nível de dificuldade: mediano
Requerimentos: GM 6/7/8 Pro (Não sei se funciona no Lite, mais n custa tentar )
Lista de efeitos que serão ensinados:
(X)ROTAÇÃO
(X)AUMENTANDO E DIMINUINDO
( )TREMENDO
( )INVERTENDO VERTICALMENTE
( )INVERTENDO HORIZONTALMENTE
( )VISIBILIDADE
EFEITO DE AUMENTAR E DIMINUIR
Beleza, tudo nos conformes, mão na massa!
Crie uma fonte Arial Black, tamanho 22, e nomeie-a de font_text.
Logo depois, crie um objeto, clique em Add Event > Create, arraste a folhinha do código e defina essas variáveis:
- Código:
xx=0.3;
yy=0.3;
xs=1;
ys=1;
O xx e o yy define a mudança que ocorre nas escalas respectivas x e y, enquanto o efeito acontece.
O xs e o ys define o efeito que ocorre enquanto o texto voltando a aumentar e deixando de diminuir e deixando de aumentar e voltando a diminuir (de preferencia, para deixar o texto normal, o xx e o yy devem ter valores iguais, assim como tambem o xs e o ys, mas se quiser, deixe um maior e outro menor, vai acontecer mudanças bem legais.
Bom, continuando, adicione o evento Draw e digite isso em um código:
- Código:
xs+=xx;
ys+=yy;
- Código:
if xs>1.5 then xx=-0.05;
if xs<0.5 then xx=+0.05;
if ys>1.5 then yy=-0.05;
if ys<0.5 then yy=+0.05;
Aqui fala que depois que xs for maior ou menor do que xx, xx será menor ou igual a xs. Viu só? Sempre vai ficar uma diferença de 1, para o efeito acontecer, sem isso nada vai mudar. A mesma coisa é para o ys.
- Código:
draw_set_halign(fa_center);
draw_set_valign(fa_middle);
draw_set_font(font_text);
- Código:
draw_text_ext_transformed_color(x,y,string,sep,w,xscale,yscale,angle,c1,c2,c3,c4,alpha);
Em x e y você define onde o texto vai ficar.
Em string escreva o texto que você quer aparecer (escreva entre aspas, como ("TESTANDO SCRIPT")).
Em sep você define a variação da rotação para alterá-la. Se você colocar ex: 10, ele vai rodar no meio, só que vai ficar como se estivesse rodando em torno de algo.
Em w, você aumenta a largura do texto em pixels.
Em xscale e yscale, você aumenta a escala do texto em x e y.
Em angle você coloca a variável que você criou, no caso, rodar.
Em c1, c2, c3, c4 você define as quatro cores do texto.
E em alpha, você define a opacidade do texto.
Olha um exemplo:
- Código:
draw_text_ext_transformed_color(x,y,"Indo e voltando",-1,500,xs,ys,0,c_red,c_blue,c_green,c_orange,1);
- Código:
draw_set_halign(fa_left);
draw_set_valign(fa_top);
Tudo junto fica assim (Ex:):
- Código:
xs+=xx;
ys+=yy;
if xs>1.5 then xx=-0.05;
if xs<0.5 then xx=+0.05;
if ys>1.5 then yy=-0.05;
if ys<0.5 then yy=+0.05;
draw_set_halign(fa_center);
draw_set_valign(fa_middle);
draw_set_font(font0);
draw_text_ext_transformed_color(x,y,"Vendo efeito",-1,500,xs,ys,0,c_red,c_navy,c_orange,c_red,1);
draw_set_halign(fa_left);
draw_set_valign(fa_top);
Tudo feito, F5 nele! Veja como ficou "lesgal".
Para próxima aula, vou ensinar um efeito que particulamente acho muito massa, usando uma variavel muito simples, random! E não é só tremer hehe...
Aguardem
FLW manolos!!
Última edição por The Games Never Finish... em Dom 28 Nov 2010, 14:27, editado 1 vez(es)
Mr. Kaleb- Games Ranking :
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Re: Draw Texts - EFEITOS!! - 2
Ótimo tutorial, eu já estava pensando em escrever algo sobre o draw_text, já que não tem nada no fórum sobre. Parabéns, já editei o tópico, com o selo 'Qualidade 100%'.
Seria interessante adicionar o seu tutorial na Apostila GMBR se você autorizar, claro. É o sub-capítulo que faltava no 'Introdução ao Draw'.
Seria interessante adicionar o seu tutorial na Apostila GMBR se você autorizar, claro. É o sub-capítulo que faltava no 'Introdução ao Draw'.
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Re: Draw Texts - EFEITOS!! - 2
Concerteza Fuzenrad!!!! Tava esperando isso!! Vlw mesmo! Pode adicionar lá concerteza. Vou só terminar os outros efeitos, ou vai botando o q for fazendo? Vlw
FLW
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Re: Draw Texts - EFEITOS!! - 2
The Games Never Finish, você saberia ensinar como fazer as letras irem 'aparecendo' no draw? Como se estivessem sendo digitadas?
Tava precisando disso.
Tava precisando disso.
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Re: Draw Texts - EFEITOS!! - 2
Humm, boa ideia, isso n e mto dificil não, quando eu terminar o meu jogo, eu vou tentar aprender mais sobre essa função. Até possso fazer um tutorial se vier ao caso.
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Re: Draw Texts - EFEITOS!! - 2
Beleza, estarei aguardando.
Não consegui pensar em nenhuma forma de fazer.
Vou ver se quando traduzir os scripts de Draw do GM8 eu axo algo, ae caso ache antes eu e te passo
;)
Não consegui pensar em nenhuma forma de fazer.
Vou ver se quando traduzir os scripts de Draw do GM8 eu axo algo, ae caso ache antes eu e te passo
;)
dharrison- Games Ranking :
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