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Não pular e andar ao mesmo tempo
+4
rickelme.dias
willcraft2
Isaque Onix
glaysonmestre
8 participantes
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Não pular e andar ao mesmo tempo
fiz esse video quer fiz do meu jogoo para esplicar oq acontece,
quando coloco meu personagem para andar para frente, ou para tras ,ele anda normalmente
mas se eu fazer por exemplo, ando pra frente segurando pra cima solto o botao da direita e continuo com a seta de cima segurada ele continua mexendo as pernas mas parado isso acontece quando ando pra tras tambem esse e o primeiro problema o segunto problema e q quando abaixo e coloco pra frente ele anda pra frente abaixado, terceiro problema nao consigo fazer um codigo para pular reto ate hoje ,, e outro codigo para pular para frente ,,,quando apertar frente e cima junto formando diagonal pulase para frente,, queria fazer o hadouken tambem mas quando aperto segurando o botao ele fica fazendo o movimento do hadouken em looping e nao para qeria apertar uma vez e ele executar o movimento na veloxidade desejada se apertar uma vez ele mal faz o movimento esse e o codigo q tenho por inquanto no meu jogo q ja to tentando fazer desde q entrei nesse forum a maioria das enginas nao funciona os downloads mais tudo no 4 shared os tutoriais basicos
no objeto akuma tenho um nokey e um step
no meu step
codigo do step
if keyboard_check(vk_left){x-=8 sprite_index=walk_bk image_speed= 0.1}
if keyboard_check(vk_right){x+=8 sprite_index=walk_front image_speed= 0.1}
if sprite_index = walk_bk {
image_speed=1.0}
if sprite_index = walk_front {
image_speed=1.0}
if keyboard_check(vk_down){ sprite_index=abai_1}
codigo
nokey
sprite_index=shin_gouki
solo
nao tem codigo
eu percebi q ao deixar o eixo da minha imagem desregulado ela se movimentava por q ela ficava pra cima do solo
mas quando eu alinho ela no solo ela para de se mexer os sprites passam normalmente mas ela nao vai pra frente nem pra tras
como resolver isso minha cuca ta quente aqui de tanto tentar descobrir
quando coloco meu personagem para andar para frente, ou para tras ,ele anda normalmente
mas se eu fazer por exemplo, ando pra frente segurando pra cima solto o botao da direita e continuo com a seta de cima segurada ele continua mexendo as pernas mas parado isso acontece quando ando pra tras tambem esse e o primeiro problema o segunto problema e q quando abaixo e coloco pra frente ele anda pra frente abaixado, terceiro problema nao consigo fazer um codigo para pular reto ate hoje ,, e outro codigo para pular para frente ,,,quando apertar frente e cima junto formando diagonal pulase para frente,, queria fazer o hadouken tambem mas quando aperto segurando o botao ele fica fazendo o movimento do hadouken em looping e nao para qeria apertar uma vez e ele executar o movimento na veloxidade desejada se apertar uma vez ele mal faz o movimento esse e o codigo q tenho por inquanto no meu jogo q ja to tentando fazer desde q entrei nesse forum a maioria das enginas nao funciona os downloads mais tudo no 4 shared os tutoriais basicos
no objeto akuma tenho um nokey e um step
no meu step
- Código:
//chamar animaçao de andar frente tras
if keyboard_check(vk_left){x-=8 sprite_index=walk_bk image_speed= 0.1}
if keyboard_check(vk_right){x+=8 sprite_index=walk_front image_speed= 0.1}
//andar pra frent pra tras
if sprite_index = walk_bk {
image_speed=1.0}
if sprite_index = walk_front {
image_speed=1.0}
//abaixar
if keyboard_check(vk_down){ sprite_index=abai_1 image_index=2 }
if sprite_index=abai_1 {x-=0 x+=0}
- Código:
sprite_index=shin_gouki
codigo do step
if keyboard_check(vk_left){x-=8 sprite_index=walk_bk image_speed= 0.1}
if keyboard_check(vk_right){x+=8 sprite_index=walk_front image_speed= 0.1}
if sprite_index = walk_bk {
image_speed=1.0}
if sprite_index = walk_front {
image_speed=1.0}
if keyboard_check(vk_down){ sprite_index=abai_1}
codigo
nokey
sprite_index=shin_gouki
solo
nao tem codigo
eu percebi q ao deixar o eixo da minha imagem desregulado ela se movimentava por q ela ficava pra cima do solo
mas quando eu alinho ela no solo ela para de se mexer os sprites passam normalmente mas ela nao vai pra frente nem pra tras
como resolver isso minha cuca ta quente aqui de tanto tentar descobrir
glaysonmestre- Data de inscrição : 01/01/2013
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Re: Não pular e andar ao mesmo tempo
me parece um jogo de plataforma, cadê os codigos de gravidade?
e porque, aqui:
e aki:
esses são os unicos codigos?
e porque, aqui:
- Código:
if keyboard_check(vk_left){x-=8 sprite_index=walk_bk image_speed= 0.1}
e aki:
- Código:
if sprite_index = walk_bk {
image_speed=1.0}
esses são os unicos codigos?
Re: Não pular e andar ao mesmo tempo
Talvez seja colisão, cria uma mask e coloca ela no objeto. e arruma o eixo X e Y.
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anomalia movimentaçao de sprite nao para
tenho esse codigo ele faz meu personagem andar para frente descobri uma anomalia estranha eu seguro para frente ele anda normal os sprites passam normal, mas se eu andar para frente e segurar a seta pra cima e soltar a seta de andar para frente ele para e os sprites de andar para frente continuam passando como se ele tivesse andando so q parado como concerto isso?
if keyboard_check(vk_left){x-=8 sprite_index=walk_bk image_speed= 0.1}
if keyboard_check(vk_right){x+=8 sprite_index=walk_front image_speed= 0.1}
//andar pra frent pra tras
if sprite_index = walk_bk {
image_speed=1.0}
if sprite_index = walk_front {
image_speed=1.0}
if keyboard_check(vk_left){x-=8 sprite_index=walk_bk image_speed= 0.1}
if keyboard_check(vk_right){x+=8 sprite_index=walk_front image_speed= 0.1}
//andar pra frent pra tras
if sprite_index = walk_bk {
image_speed=1.0}
if sprite_index = walk_front {
image_speed=1.0}
glaysonmestre- Data de inscrição : 01/01/2013
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Re: Não pular e andar ao mesmo tempo
olha só, se for um jogo de plataforma, baixa essa engine: https://gmbr.forumeiros.com/t26899-engineninja-plataforma?highlight=ninja e ESTUDE os movimentos, assim aprende mais rápido!
Ps: já vi outras engines muito boas aqui no forum!
Ps: já vi outras engines muito boas aqui no forum!
Re: Não pular e andar ao mesmo tempo
não entendi muito bem oque queria mais adicione esse codigo ao step de movimento:
- Código:
if keyboard_check_released(vk_left){sprite_index=NOME DA SPRITE DELE PARADO PARA ESQUERDA<< image_speed= 0.1}
- Código:
if keyboard_check_released(vk_right){sprite_index=NOME DA SPRITE DELE PARADO PARA DIREITA>> image_speed= 0.1}
Última edição por rickelme.dias em Qui 15 Ago 2013, 18:44, editado 1 vez(es)
Re: Não pular e andar ao mesmo tempo
rickelme.dias, tem um erro no seu codigo!
se colocar x=0 o personagem vai pro inicio da tela, a posição x não precisa ser alterada nesse caso..
se colocar x=0 o personagem vai pro inicio da tela, a posição x não precisa ser alterada nesse caso..
Re: Não pular e andar ao mesmo tempo
Obg pela correção amigo Isaque, ja corrigi !. Confundi kkk é pq eu uso "HSPEED" ao inves de "X".
Re: Não pular e andar ao mesmo tempo
kkk por nada, só mais uma coisa, o Hspeed não atrapalha sua gravidade?
Re: Não pular e andar ao mesmo tempo
o hspeed não atrapalha na minha gravity não '-'.Isaque Onix escreveu:kkk por nada, só mais uma coisa, o Hspeed não atrapalha sua gravidade?
Re: Não pular e andar ao mesmo tempo
É um pouco complicado, acontece que vc tem que fazer uma outra pergunta, Quando apertar para esquerda, A tecla para baixo está pressionada? se sim, mude a sprite para (shin_esquerda)
isso é a lógica, me desculpe nao postar o codigo, mas teria q ficar tentando no GM e tou com preguiça .-.
e além do mais, ja vim um post com explicação para isso.
flw.
isso é a lógica, me desculpe nao postar o codigo, mas teria q ficar tentando no GM e tou com preguiça .-.
e além do mais, ja vim um post com explicação para isso.
flw.
Re: Não pular e andar ao mesmo tempo
quando eu ando pra frente eu nao aperto pra baixo........ eu abaixo e coloco pra frente ou pra tras e ele anda abaixado nao quero q isso aconteça.. pra q mudar os nomes? eu coloquei um video melhor editei ali emcima ve la
Última edição por glaysonmestre em Sex 16 Ago 2013, 05:47, editado 1 vez(es)
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Re: Não pular e andar ao mesmo tempo
kkkk , nao tava me referindo a nome nao, tava me referindo a sprite, aquilo foi exemplo. vc pelo menos entendeu a linha de raciocinio?glaysonmestre escreveu:quando eu ando pra frente eu nao aperto pra baixo........ eu abaixo e coloco pra frente ou pra tras e ele anda abaixado nao quero q isso aconteça.. pra q mudar os nomes?
Re: Não pular e andar ao mesmo tempo
nao, '-' so leigo pow queria muito fazer o jogo entendo tudo sobre jogo as veloxidades dos golpes etc mas nao sei programa ta dificil demais
glaysonmestre- Data de inscrição : 01/01/2013
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Re: Não pular e andar ao mesmo tempo
pelo oque intendi, você quer que o sprite player se mova, enquanto está abaixado!
bom, te aconselho a usar o image_index e algumas variaveis para faciliar outras coisas.. ex:
bom, te aconselho a usar o image_index e algumas variaveis para faciliar outras coisas.. ex:
- Código:
if(keyboard_check(vk_down)){abaixado=true}else{abaixado=false}
if(keyboard_check(vk_right)){image_index+=1
if(abaixado=true){
sprite_index=spr_abaixado x+=2
}else{
sprite_index=spr_emandando x+=2
}}else
if(keyboard_check(vk_left)){image_index+=1
if(abaixado=true){
sprite_index=spr_abaixado x-=2
}else{
sprite_index=spr_emandando x-=2
}}else{
if(abaixado=true){
sprite_index=spr_abaixado
}else{
sprite_index=spr_emandando
}
image_index=0
}
Solução!
bem vc terá que fazer um novo código e é um pouco grande, então vou editando aos poucos lá vai:
crie as seguintes sprites
sertifique-se de que os nomes dos sprites no 2º evento step esteja iguais aos seus ou melhor coloque os nomes dos seus sprites.
e pronto! espero ter ajudado!
crie as seguintes sprites
- sprites:
- Char_AbE – Abaixado esquerda
Char_AbD – Abaixado direita
Char_PuE – pulando esquerda
Char_PuD – pulando direita
- evento create:
- direita = true
parado = true
velocidade = 6
image_speed = 0.5
penochao = true
abaixado = false
- script:
- Clique na pasta Scripts com o botão direito e selecione Create Script. Na caixa Name, coloque “Gravidade”, e no conteúdo escreva assim:
Código:
//DEFINIÇÕES DE GRAVIDADE
//#############################
if place_free(argument0,argument1+1)
{
argument2.penochao = false
argument2.gravity = 0.75
}
else
{
argument2.penochao = true
argument2.gravity = 0
}
if (argument2.vspeed > 10) {argument2.vspeed = 10}
//#############################
- 1º evento step :
- Gravidade(x,y,Hero)
if abaixado = false {
if keyboard_check(vk_right)
{
direita = true
if place_free(x+velocidade,y) {
x += velocidade
parado = false
}
}
if keyboard_check(vk_left)
{
direita = false
if place_free(x-velocidade,y) {
x -= velocidade
parado = false
}
}
if (keyboard_check_released(vk_right or vk_left)){parado = true}
if keyboard_check(vk_down)
{
abaixado = true
}
}
else
{
if (keyboard_check_released(vk_down))
{
abaixado = false
parado = true
}
else{parado = true}
}
//TECLA X (PULO)
if (keyboard_check_pressed(ord('X')) and penochao = true){vspeed = -12}
if (keyboard_check_released(ord('X')) and vspeed < 0) {vspeed /=2}
- 2º evento step:
- if penochao = true {
if abaixado = false {
if parado = false
{
if direita = true {sprite_index = char_AD;} else {sprite_index = char_AE;}
}
else
{
if direita = true {sprite_index = char_PD;} else {sprite_index = char_PE;}
}
}
else
{
if direita = true {sprite_index = char_AbD;} else {sprite_index = char_AbE;}
}
}else
{
if direita = true {sprite_index = char_PuD;} else {sprite_index = char_PuE;}
}
sertifique-se de que os nomes dos sprites no 2º evento step esteja iguais aos seus ou melhor coloque os nomes dos seus sprites.
e pronto! espero ter ajudado!
Última edição por ruben.23 em Sex 16 Ago 2013, 12:02, editado 6 vez(es)
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Re: Não pular e andar ao mesmo tempo
nao eu nao quero q ele se mova abaixado ele ja esta movendo abaixado eu quero q para isso.
Última edição por glaysonmestre em Sex 16 Ago 2013, 11:28, editado 1 vez(es)
glaysonmestre- Data de inscrição : 01/01/2013
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Re: Não pular e andar ao mesmo tempo
TUTORIAL INGLES TO ENTENDENDO NEM PORTUGUES ESSE VIDEO NAO ENCINA NADA Q EU JA NAO SAIBA -_-
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Re: Não pular e andar ao mesmo tempo
não, não, nada de video aulas em inglês. olhe os spoilers que estou editando!
ruben.23- Data de inscrição : 29/05/2013
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