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Pular em GML

em Seg 27 Abr 2009, 18:26
Oi eu queria saber como faz para o player saltar com GML. Já sei como se faz com Drag & Drop.

Aguardo respostas.
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Re: Pular em GML

em Seg 27 Abr 2009, 18:43
aí tem muitas maneiras, mas oq eu uso é:

if keyboard _check_pressed(vk_up){ //Ali onde ta vk_up, vc pode colocar outro botão
vspeed = -10 //Escolha a velocidade ao seu gosto
gravity_direction = 270
gravity = 1//Escolha a gravidade ao seu gosto
}
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Re: Pular em GML

em Seg 27 Abr 2009, 18:48
Otimo, vai ajudar numa lib que estou fazendo.
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Re: Pular em GML

em Seg 27 Abr 2009, 18:59
Hey, se você usar aquele código, o personagem poderá pular mesmo enquanto estiver no ar. .-.
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Re: Pular em GML

em Seg 27 Abr 2009, 19:15
entao crie uma variavel no evento create
Código:
podesaltar=true

depois utilize este codigo no evento step

Código:
if keyboard _check_pressed(vk_up) and podesaltar=true{podesaltar=false
vspeed = -10 //Escolha a velocidade ao seu gosto
gravity_direction = 270
gravity = 1//Escolha a gravidade ao seu gosto
}

depois tem qe por ainda no evento de colisao com o chao o seguinte codigo:

Código:
podesaltar=true
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Re: Pular em GML

em Seg 27 Abr 2009, 19:28
Também vai dar erro. Para ver, é só fazer o personagem bater na parte de baixo do chão. Se ocorrer isso e o jogador ficar apertando o botão de pulo rapidamente, dará bug.
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Re: Pular em GML

em Seg 27 Abr 2009, 19:33
Exacto nao tinha pensado nisso.
Tem que adicionar o "objectoqesalta.y>objectochao.y" quando ele colidir com o chao.
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Re: Pular em GML

em Seg 27 Abr 2009, 21:56
Também tem que ver se ele não está colidindo de lado.
O jeito mais fácil é checar se ele está no chão usando o place_free.
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Re: Pular em GML

em Seg 27 Abr 2009, 21:58
é, eu postei msm so o codigo para pular, imaginei que ele ja tivesse o de colisao...
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Re: Pular em GML

em Qua 29 Abr 2009, 18:39
O que nessecito é de todo o codigo em uma unica ação. No começo, disse que estou fazendo um library.
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Re: Pular em GML

em Qui 30 Abr 2009, 18:57
Se você está fazendo uma library, então deve ter conhecimento para isso. Não dá pra fazer uma lib para jogos de plataformas sem saber fazer jogos de plataformas.
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Re: Pular em GML

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