Não pular e andar ao mesmo tempo

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Não pular e andar ao mesmo tempo

Mensagem por glaysonmestre em Qua 14 Ago 2013, 21:03

fiz esse video quer fiz do meu jogoo para esplicar   oq acontece,
quando coloco meu personagem para andar para frente, ou para tras ,ele anda normalmente
mas se eu fazer  por exemplo, ando pra frente  segurando pra cima solto o botao da direita e continuo com a seta de cima segurada ele continua mexendo as pernas mas parado isso acontece quando ando pra tras tambem esse e o primeiro problema o segunto problema e q quando abaixo  e coloco pra frente ele anda pra frente abaixado, terceiro problema nao consigo fazer um codigo para pular reto ate hoje ,, e outro codigo para pular para frente ,,,quando apertar frente e  cima junto  formando diagonal pulase para frente,, queria fazer o hadouken tambem mas quando aperto segurando o botao ele fica fazendo o movimento do hadouken em looping  e nao para qeria apertar uma vez e ele executar o movimento na veloxidade desejada se apertar uma vez ele mal faz o movimento esse e o codigo q tenho por inquanto no meu jogo q ja to tentando fazer desde q entrei nesse forum a maioria das enginas nao funciona os downloads mais tudo no 4 shared os tutoriais basicos

no objeto akuma tenho um nokey e um step


no meu step
Código:
//chamar animaçao de andar frente tras

if keyboard_check(vk_left){x-=8  sprite_index=walk_bk image_speed=  0.1}
if keyboard_check(vk_right){x+=8  sprite_index=walk_front image_speed=  0.1}


//andar pra frent pra tras

if sprite_index = walk_bk {
image_speed=1.0}
if sprite_index = walk_front {
image_speed=1.0}

  //abaixar

 if keyboard_check(vk_down){ sprite_index=abai_1 image_index=2 }
 if sprite_index=abai_1 {x-=0 x+=0}
no meu  nokey
Código:
sprite_index=shin_gouki
eu ja baixei varias engines de luta nenhuma da pra entender o codigo de uma maneira simples ja revirei esta net atras de uma engine simples com dois char uma magia um golpe ,apenas codigo quando eu acho uma engine mais ou menos ela vem so com açoes eu quero fazer meu jogo so no codigo

codigo do step


if keyboard_check(vk_left){x-=8 sprite_index=walk_bk image_speed=  0.1}
if keyboard_check(vk_right){x+=8 sprite_index=walk_front image_speed=  0.1}



if sprite_index = walk_bk {
image_speed=1.0}
if sprite_index = walk_front {
image_speed=1.0}
if keyboard_check(vk_down){ sprite_index=abai_1}

codigo

nokey

sprite_index=shin_gouki

solo

nao tem codigo

eu percebi q ao deixar o eixo da minha imagem desregulado ela se movimentava por q ela ficava pra cima do solo
mas quando eu alinho ela no solo ela para de se mexer os sprites passam normalmente mas ela nao vai pra frente nem pra tras
como resolver isso minha cuca ta quente aqui de tanto tentar descobrir

glaysonmestre

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Re: Não pular e andar ao mesmo tempo

Mensagem por Isaque Onix em Qua 14 Ago 2013, 21:31

me parece um jogo de plataforma, cadê os codigos de gravidade?

e porque, aqui:
Código:
if keyboard_check(vk_left){x-=8 sprite_index=walk_bk image_speed= 0.1}
você define a image_speed=0.1
e aki:
Código:
if sprite_index = walk_bk {
image_speed=1.0}
você volta a image_speed pra 1?

esses são os unicos codigos?

Isaque Onix

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Re: Não pular e andar ao mesmo tempo

Mensagem por willcraft2 em Qua 14 Ago 2013, 23:04

Talvez seja colisão, cria uma mask e coloca ela no objeto. e arruma o eixo X e Y.

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anomalia movimentaçao de sprite nao para

Mensagem por glaysonmestre em Qui 15 Ago 2013, 03:34

tenho esse codigo ele faz meu personagem andar para frente descobri uma anomalia estranha eu seguro para frente ele anda normal os sprites passam normal, mas se eu andar para frente e segurar a seta pra cima e soltar a seta de andar para frente ele para e os sprites de andar para frente continuam passando como se ele tivesse andando so q parado como concerto isso?


if keyboard_check(vk_left){x-=8 sprite_index=walk_bk image_speed= 0.1}
if keyboard_check(vk_right){x+=8 sprite_index=walk_front image_speed= 0.1}


//andar pra frent pra tras

if sprite_index = walk_bk {
image_speed=1.0}
if sprite_index = walk_front {
image_speed=1.0}

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Re: Não pular e andar ao mesmo tempo

Mensagem por Isaque Onix em Qui 15 Ago 2013, 07:22

olha só, se for um jogo de plataforma, baixa essa engine: http://gmbr.forumeiros.com/t26899-engineninja-plataforma?highlight=ninja e ESTUDE os movimentos, assim aprende mais rápido!

Ps: já vi outras engines muito boas aqui no forum!

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Re: Não pular e andar ao mesmo tempo

Mensagem por rickelme.dias em Qui 15 Ago 2013, 12:45

não entendi muito bem oque queria mais adicione esse codigo ao step de movimento:

Código:
if keyboard_check_released(vk_left){sprite_index=NOME DA SPRITE DELE PARADO PARA ESQUERDA<< image_speed= 0.1}
ele faz ele ficar com a sprite parado para esquerda...

Código:
if keyboard_check_released(vk_right){sprite_index=NOME DA SPRITE DELE PARADO PARA DIREITA>> image_speed= 0.1}
esse code faz ele ficar com a sprite dele parado para direita...

Smile


Última edição por rickelme.dias em Qui 15 Ago 2013, 18:44, editado 1 vez(es)

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Re: Não pular e andar ao mesmo tempo

Mensagem por Isaque Onix em Qui 15 Ago 2013, 13:49

rickelme.dias, tem um erro no seu codigo!

se colocar x=0 o personagem vai pro inicio da tela, a posição x não precisa ser alterada nesse caso..

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Re: Não pular e andar ao mesmo tempo

Mensagem por rickelme.dias em Qui 15 Ago 2013, 18:45

Obg pela correção amigo Isaque, ja corrigi !. Confundi kkk é pq eu uso "HSPEED" ao inves de "X". Razz

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Re: Não pular e andar ao mesmo tempo

Mensagem por Isaque Onix em Qui 15 Ago 2013, 18:49

kkk por nada, só mais uma coisa, o Hspeed não atrapalha sua gravidade?

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Re: Não pular e andar ao mesmo tempo

Mensagem por rickelme.dias em Qui 15 Ago 2013, 18:52

Isaque Onix escreveu:kkk por nada, só mais uma coisa, o Hspeed não atrapalha sua gravidade?
o hspeed não atrapalha na minha gravity não '-'.

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Re: Não pular e andar ao mesmo tempo

Mensagem por Isaque Onix em Qui 15 Ago 2013, 18:54

ah ok, valeu por responder!

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Re: Não pular e andar ao mesmo tempo

Mensagem por cidmarcos em Sex 16 Ago 2013, 05:14

É um pouco complicado, acontece que vc tem que fazer uma outra pergunta, Quando apertar para esquerda, A tecla para baixo está pressionada? se sim, mude a sprite para (shin_esquerda)

isso é a lógica, me desculpe nao postar o codigo, mas teria q ficar tentando no GM e tou com preguiça .-.

e além do mais, ja vim um post com explicação para isso.

flw.

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Re: Não pular e andar ao mesmo tempo

Mensagem por glaysonmestre em Sex 16 Ago 2013, 05:17

quando eu ando pra frente eu nao aperto pra baixo........ eu abaixo e coloco pra frente ou pra tras e ele anda abaixado nao quero q isso aconteça.. pra q mudar os nomes? eu coloquei um video melhor editei ali emcima ve la


Última edição por glaysonmestre em Sex 16 Ago 2013, 05:47, editado 1 vez(es)

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Re: Não pular e andar ao mesmo tempo

Mensagem por cidmarcos em Sex 16 Ago 2013, 05:23

glaysonmestre escreveu:quando eu ando pra frente eu nao aperto pra baixo........ eu abaixo e coloco pra frente ou pra tras e ele anda abaixado nao quero q isso aconteça.. pra q mudar os nomes?
kkkk , nao tava me referindo a nome nao, tava me referindo a sprite, aquilo foi exemplo. vc pelo menos entendeu a linha de raciocinio?

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Re: Não pular e andar ao mesmo tempo

Mensagem por glaysonmestre em Sex 16 Ago 2013, 05:46

nao, '-' so leigo pow queria muito fazer o jogo entendo tudo sobre jogo as veloxidades dos golpes etc mas nao sei programa ta dificil demais

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Re: Não pular e andar ao mesmo tempo

Mensagem por Isaque Onix em Sex 16 Ago 2013, 08:54

pelo oque intendi, você quer que o sprite player se mova, enquanto está abaixado!
bom, te aconselho a usar o image_index e algumas variaveis para faciliar outras coisas.. ex:

Código:
if(keyboard_check(vk_down)){abaixado=true}else{abaixado=false}
if(keyboard_check(vk_right)){image_index+=1
if(abaixado=true){
sprite_index=spr_abaixado x+=2
}else{
sprite_index=spr_emandando x+=2
}}else
if(keyboard_check(vk_left)){image_index+=1
if(abaixado=true){
sprite_index=spr_abaixado x-=2
}else{
sprite_index=spr_emandando x-=2
}}else{
if(abaixado=true){
sprite_index=spr_abaixado
}else{
sprite_index=spr_emandando
}
image_index=0
}
fiz o codigo de cabeça mais acho que dá!

Isaque Onix

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Solução!

Mensagem por ruben.23 em Sex 16 Ago 2013, 11:17

bem vc terá que fazer um novo código e é um pouco grande, então vou editando aos poucos lá vai:
crie as seguintes sprites
sprites:
Char_AbE – Abaixado esquerda
Char_AbD – Abaixado direita
Char_PuE – pulando esquerda
Char_PuD – pulando direita
no evento create adicione esse código abaixo

evento create:
direita = true
parado = true
velocidade = 6
image_speed = 0.5
penochao = true
abaixado = false
depois siga as instruções abaixo

script:
Clique na pasta Scripts com o botão direito e selecione Create Script. Na caixa Name, coloque “Gravidade”, e no conteúdo escreva assim:
Código:
//DEFINIÇÕES DE GRAVIDADE
//#############################
if place_free(argument0,argument1+1)
   {
   argument2.penochao = false
   argument2.gravity = 0.75
   }
else
   {
   argument2.penochao = true
   argument2.gravity = 0
   }
if (argument2.vspeed > 10) {argument2.vspeed = 10}
//#############################
depois vá no objeto player e adicione o evento step abaixo
1º evento step :
Gravidade(x,y,Hero)
if abaixado = false {
if keyboard_check(vk_right)
       {
       direita = true
       if place_free(x+velocidade,y) {
       x += velocidade
       parado = false
       }
       }
if keyboard_check(vk_left)
       {
       direita = false
       if place_free(x-velocidade,y) {
       x -= velocidade
       parado = false
       }
       }
if (keyboard_check_released(vk_right or vk_left)){parado = true}
if keyboard_check(vk_down)
       {
       abaixado = true
       }
}
else
{
   if (keyboard_check_released(vk_down))
   {
   abaixado = false
   parado = true
   }
   else{parado = true}
}
//TECLA X (PULO)
if (keyboard_check_pressed(ord('X')) and penochao = true){vspeed = -12}    
if (keyboard_check_released(ord('X')) and vspeed < 0) {vspeed /=2}

depois adicione mais um execult code no evento step e coloque esse código abaixo
2º evento step:
if penochao = true {
if abaixado = false {
if parado = false
{
if direita = true {sprite_index = char_AD;} else {sprite_index = char_AE;}
}
else
{
if direita = true {sprite_index = char_PD;} else {sprite_index = char_PE;}
}
}
else
{
if direita = true {sprite_index = char_AbD;} else {sprite_index = char_AbE;}
}
}else
{
if direita = true {sprite_index = char_PuD;} else {sprite_index = char_PuE;}
}

Nota: se vc não criou os sprites de andando para esquerda, pra direita e parado equerda e parado direita, então faça se não o código não funciona,
sertifique-se de que os nomes dos sprites no 2º evento step esteja iguais aos seus ou melhor coloque os nomes dos seus sprites.
e pronto! espero ter ajudado!flw 


Última edição por ruben.23 em Sex 16 Ago 2013, 12:02, editado 6 vez(es)

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Re: Não pular e andar ao mesmo tempo

Mensagem por glaysonmestre em Sex 16 Ago 2013, 11:22

nao eu nao quero q ele se mova abaixado ele ja esta movendo abaixado eu quero q para isso.


Última edição por glaysonmestre em Sex 16 Ago 2013, 11:28, editado 1 vez(es)

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Re: Não pular e andar ao mesmo tempo

Mensagem por glaysonmestre em Sex 16 Ago 2013, 11:23

TUTORIAL INGLES TO ENTENDENDO NEM PORTUGUES Rolling Eyes ESSE VIDEO NAO ENCINA NADA Q EU JA NAO SAIBA -_-

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Re: Não pular e andar ao mesmo tempo

Mensagem por ruben.23 em Sex 16 Ago 2013, 11:27

não, não, nada de video aulas em inglês. olhe os spoilers que estou editando!

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Re: Não pular e andar ao mesmo tempo

Mensagem por glaysonmestre em Sex 16 Ago 2013, 11:30

spoiler aonde eu sou leigo de forum nao sei nem procurar meus topicos por ae kkk

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Re: Não pular e andar ao mesmo tempo

Mensagem por ruben.23 em Sex 16 Ago 2013, 11:33

Presta atenção kra! eu tô tentando ajudar vc, Veja a mensagem q enviei acima com o tìtulo "Solução!" e clica nas barrinhas verdes com os nomes evento create, script e step, para expandílas e ver os códigos!

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Re: Não pular e andar ao mesmo tempo

Mensagem por Isaque Onix em Sex 16 Ago 2013, 11:55

cara, intão é mais facil ainda, segue o codigo:

if (keyboard_check(vk_left) && !keyboard_check(vk_down)){x-=8 sprite_index=walk_bk image_speed= 0.1}
if (keyboard_check(vk_right) && !keyboard_check(vk_down))){x+=8 sprite_index=walk_front image_speed= 0.1}

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Re: Não pular e andar ao mesmo tempo

Mensagem por glaysonmestre em Sex 16 Ago 2013, 12:07

esse codigo ta dando erro aqui na minha mente eu sei q tem q falar pro codigo para nao andar pra frente enquanto tiver abaixado mas nao sei como fazer

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Re: Não pular e andar ao mesmo tempo

Mensagem por ruben.23 em Sex 16 Ago 2013, 12:13

Isaque Onix escreveu:cara, intão é mais facil ainda, segue o codigo:

if (keyboard_check(vk_left) && !keyboard_check(vk_down)){x-=8  sprite_index=walk_bk image_speed=  0.1}
if (keyboard_check(vk_right) && !keyboard_check(vk_down))){x+=8  sprite_index=walk_front image_speed=  0.1}
ops! Exclamation  tem um pequeno erro uma ")" a mais.

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Re: Não pular e andar ao mesmo tempo

Mensagem por Isaque Onix em Sex 16 Ago 2013, 12:15

é ISSO que o código que eu acabei de mandar faz... só trocar com o seu!

ruben.23 : estou fazendo de cabeça, da uns erros mesmo :p

Código:
if (keyboard_check(vk_left) && !keyboard_check(vk_down)){x-=8  sprite_index=walk_bk image_speed=  0.1}
if (keyboard_check(vk_right) && !keyboard_check(vk_down)){x+=8  sprite_index=walk_front image_speed=  0.1}

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Re: Não pular e andar ao mesmo tempo

Mensagem por TRFN em Sex 16 Ago 2013, 12:17

A logica você já falou um milhão de vezes, só não tentou aplicar. Simples assim:
Código:
//chamar animaçao de andar frente tras

if(!keyboard_check(vk_down)){
if keyboard_check(vk_left){x-=8  sprite_index=walk_bk image_speed=  0.1}
if keyboard_check(vk_right){x+=8  sprite_index=walk_front image_speed=  0.1}


//andar pra frent pra tras

if sprite_index = walk_bk {
image_speed=1.0}
if sprite_index = walk_front {
image_speed=1.0}
}
  //abaixar

else{ sprite_index=abai_1 image_index=2 }
Se ele não estiver abaixado, anda;
Se estiver abaixado abaixa mas não anda.

Aproveitando, mudei o título deste tópico. Coloquei o título como algo que identifica sua dúvida, porque esta mesma dúvida pode ajudar outras pessoas também.

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Re: Não pular e andar ao mesmo tempo

Mensagem por glaysonmestre em Sex 16 Ago 2013, 12:24

coloquei o codigo nao deu erro mas ainda nao para de andar abaixado

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Re: Não pular e andar ao mesmo tempo

Mensagem por TRFN em Sex 16 Ago 2013, 12:39

Use o que indiquei, ele está funcionando corretamente.

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Re: Não pular e andar ao mesmo tempo

Mensagem por glaysonmestre em Sex 16 Ago 2013, 12:49

agora sim deu certo valeu mas nao entendi muito bem como esse codigo funciona


Última edição por glaysonmestre em Sex 16 Ago 2013, 18:27, editado 1 vez(es)

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Re: Não pular e andar ao mesmo tempo

Mensagem por mleoni em Sex 16 Ago 2013, 13:59

Cara,te aconselho a estudar esse tutorial aqui ~~> http://gmbr.forumeiros.com/t14340-tutorial-maquina-de-estados-finitos?highlight=m%E1quina
Resumindo : Você pode criar varios estados para seu player,tipo estado parado,andando,socando,etc.Declare variaveis para cada estado,exemplo :
*No create do player*
Código:

//Inicia os estados
st_parado = 0;
st_andando_frente = 1;
st_andando_tras = 2;
st_socando = 3;
st_agachado = 4;
//Estado atual
estado_player = st_parado;
Então quando o estado atual do player for st_parado,voce usará o código para ele andar e mudará sua animação,mas quando o estado dele for "Agachado" (st_agachado,ou simplesmente 4),você não usará o código dele andar.Exemplo :
*No STEP*
Código:

switch (estado_player)
{
case st_parado : if keyboard_check (vk_right)
{estado_player = st_andando_frente}; break; //E voce muda a sprite de acordo com o estado atual,no caso aqui,o sprite do player parado

case st_andando_frente : if !keyboard_check_released(vk_right) then
{x+=4} else {estado_player=st_parado}; break; //sprite_index = sprite do player andando para frente

case st_agachado : if keyboard_check_released(vk_down)
{estado_player = st_parado}; break;

}

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Re: Não pular e andar ao mesmo tempo

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