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Não pular e andar ao mesmo tempo

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Mensagem por glaysonmestre Sex 16 Ago 2013, 11:30

spoiler aonde eu sou leigo de forum nao sei nem procurar meus topicos por ae kkk
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Mensagem por ruben.23 Sex 16 Ago 2013, 11:33

Presta atenção kra! eu tô tentando ajudar vc, Veja a mensagem q enviei acima com o tìtulo "Solução!" e clica nas barrinhas verdes com os nomes evento create, script e step, para expandílas e ver os códigos!
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Mensagem por Isaque Onix Sex 16 Ago 2013, 11:55

cara, intão é mais facil ainda, segue o codigo:

if (keyboard_check(vk_left) && !keyboard_check(vk_down)){x-=8 sprite_index=walk_bk image_speed= 0.1}
if (keyboard_check(vk_right) && !keyboard_check(vk_down))){x+=8 sprite_index=walk_front image_speed= 0.1}
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Mensagem por glaysonmestre Sex 16 Ago 2013, 12:07

esse codigo ta dando erro aqui na minha mente eu sei q tem q falar pro codigo para nao andar pra frente enquanto tiver abaixado mas nao sei como fazer
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Mensagem por ruben.23 Sex 16 Ago 2013, 12:13

Isaque Onix escreveu:cara, intão é mais facil ainda, segue o codigo:

if (keyboard_check(vk_left) && !keyboard_check(vk_down)){x-=8  sprite_index=walk_bk image_speed=  0.1}
if (keyboard_check(vk_right) && !keyboard_check(vk_down))){x+=8  sprite_index=walk_front image_speed=  0.1}
ops! Exclamation  tem um pequeno erro uma ")" a mais.
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Mensagem por Isaque Onix Sex 16 Ago 2013, 12:15

é ISSO que o código que eu acabei de mandar faz... só trocar com o seu!

ruben.23 : estou fazendo de cabeça, da uns erros mesmo :p

Código:
if (keyboard_check(vk_left) && !keyboard_check(vk_down)){x-=8  sprite_index=walk_bk image_speed=  0.1}
if (keyboard_check(vk_right) && !keyboard_check(vk_down)){x+=8  sprite_index=walk_front image_speed=  0.1}
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Mensagem por TRFN Sex 16 Ago 2013, 12:17

A logica você já falou um milhão de vezes, só não tentou aplicar. Simples assim:
Código:
//chamar animaçao de andar frente tras

if(!keyboard_check(vk_down)){
if keyboard_check(vk_left){x-=8  sprite_index=walk_bk image_speed=  0.1}
if keyboard_check(vk_right){x+=8  sprite_index=walk_front image_speed=  0.1}


//andar pra frent pra tras

if sprite_index = walk_bk {
image_speed=1.0}
if sprite_index = walk_front {
image_speed=1.0}
}
  //abaixar

else{ sprite_index=abai_1 image_index=2 }
Se ele não estiver abaixado, anda;
Se estiver abaixado abaixa mas não anda.

Aproveitando, mudei o título deste tópico. Coloquei o título como algo que identifica sua dúvida, porque esta mesma dúvida pode ajudar outras pessoas também.
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Mensagem por glaysonmestre Sex 16 Ago 2013, 12:24

coloquei o codigo nao deu erro mas ainda nao para de andar abaixado
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Mensagem por TRFN Sex 16 Ago 2013, 12:39

Use o que indiquei, ele está funcionando corretamente.

Moderação :
________________
Você criou vários tópicos com a mesma pauta, e por isso fundi todos eles. Não repita isso novamente, não tem necessidade.
Sem advertência e avisado!
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Mensagem por glaysonmestre Sex 16 Ago 2013, 12:49

agora sim deu certo valeu mas nao entendi muito bem como esse codigo funciona


Última edição por glaysonmestre em Sex 16 Ago 2013, 18:27, editado 1 vez(es)
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Mensagem por mleoni Sex 16 Ago 2013, 13:59

Cara,te aconselho a estudar esse tutorial aqui ~~> https://gmbr.forumeiros.com/t14340-tutorial-maquina-de-estados-finitos?highlight=m%E1quina
Resumindo : Você pode criar varios estados para seu player,tipo estado parado,andando,socando,etc.Declare variaveis para cada estado,exemplo :
*No create do player*
Código:

//Inicia os estados
st_parado = 0;
st_andando_frente = 1;
st_andando_tras = 2;
st_socando = 3;
st_agachado = 4;
//Estado atual
estado_player = st_parado;
Então quando o estado atual do player for st_parado,voce usará o código para ele andar e mudará sua animação,mas quando o estado dele for "Agachado" (st_agachado,ou simplesmente 4),você não usará o código dele andar.Exemplo :
*No STEP*
Código:

switch (estado_player)
{
case st_parado : if keyboard_check (vk_right)
{estado_player = st_andando_frente}; break; //E voce muda a sprite de acordo com o estado atual,no caso aqui,o sprite do player parado

case st_andando_frente : if !keyboard_check_released(vk_right) then
{x+=4} else {estado_player=st_parado}; break; //sprite_index = sprite do player andando para frente

case st_agachado : if keyboard_check_released(vk_down)
{estado_player = st_parado}; break;

}
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