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Problemas com animação de Sprite
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Problemas com animação de Sprite
E ae galera, sou novo em desenvolvimento de jogos com game Maker e a pouco tempo peguei o 8.1 para aprender.
Estou fazendo um jogo relativamente simples. o Jogador tem que apertar ou para cima ou para baixo para fazer o personagem esqueivar de obistáculos.
O meu problema está sendo na animação de movimentação. O personagem fica andando sozinho, e se o jogador aperta para seta para cima, ele cresce e fica na posição do meio. se apertar para cima de novo ele cresce mais um pouco e fica em outra posição acima. Se o jogador aperta para baixo a mesma coisa acontece com ele decrescendo a sua posição.
O problema esta nas animações de transição entre essas posições. São 3 no total: em baixo, no meio, em cima. entre essas posições deveria acontecer uma animação de transição para ficar bonitinho o personagem se movendo entre as posições, só que ta bugando sinistro as animações. elas acontecem de vez em quando, e as vezes troca as animções!
vou colocar aqui o código do jogo para vocês verem como eu fiz:
===================================================================
//No evento step
if(indexDoEstado == 0){
estouEmBaixo = true;
estouNoMeio = false;
estouEmCima = false;
}
if(indexDoEstado == 1){
estouNoMeio = true;
estouEmBaixo = false;
estouEmCima = false;
}
if(indexDoEstado == 2){
estouEmBaixo = false;
estouNoMeio = false;
estouEmCima = true;
}
//troca de sprites
if(paraSprite != true){
if(indexDoEstado == 0)sprite_index = sp_PlayerMove; // toca a animação do personagem em baixo
if(indexDoEstado == 1)sprite_index = sp_PlayerMove1X;// toca a animação do personagem no meio
if(indexDoEstado == 2)sprite_index = sp_PlayerMove2X;// toca a animação do personagem em cima
}else{
if(indexDoEstado == 0){
sprite_index = sp_Drop1Xto0; //animação de transição entre ir do meio para baixo
if(image_index == 7){
sprite_index = sp_PlayerMove;
paraSprite = false;
}
}//fim indexEstado = 0
if(indexDoEstado == 1){
if(sprite_index == sp_PlayerMove){
sprite_index = sp_PlayerExtend1X; //animação de transição entre ir de baixo para o meio
if(image_index == 7){
sprite_index = sp_PlayerMove1X;
}
paraSprite = false;
}else{
if(sprite_index == sp_PlayerMove2X){
sprite_index = sp_Drop2XTo1X; //animação de transição entre ir de cima para o meio
if(image_index == 7){
sprite_index = sp_PlayerMove1X;
paraSprite = false;
}
}
}
}//Fim indexEstado = 1
if(indexDoEstado == 2){
sprite_index = sp_PlayerExtend2x; //animação de transição entre ir do meio para cima
if(image_index == 7){
sprite_index = sp_PlayerMove2X;
paraSprite = false;
}
}//Fim indexEstado = 2
}//fim do if paraSprite
==========================================================================
Aqui está os eventos de teclado, o Up é o mesmo que o Down só que um soma a variável indexDoEstado e o outro subitrai:
Estou fazendo um jogo relativamente simples. o Jogador tem que apertar ou para cima ou para baixo para fazer o personagem esqueivar de obistáculos.
O meu problema está sendo na animação de movimentação. O personagem fica andando sozinho, e se o jogador aperta para seta para cima, ele cresce e fica na posição do meio. se apertar para cima de novo ele cresce mais um pouco e fica em outra posição acima. Se o jogador aperta para baixo a mesma coisa acontece com ele decrescendo a sua posição.
O problema esta nas animações de transição entre essas posições. São 3 no total: em baixo, no meio, em cima. entre essas posições deveria acontecer uma animação de transição para ficar bonitinho o personagem se movendo entre as posições, só que ta bugando sinistro as animações. elas acontecem de vez em quando, e as vezes troca as animções!
vou colocar aqui o código do jogo para vocês verem como eu fiz:
===================================================================
//No evento step
if(indexDoEstado == 0){
estouEmBaixo = true;
estouNoMeio = false;
estouEmCima = false;
}
if(indexDoEstado == 1){
estouNoMeio = true;
estouEmBaixo = false;
estouEmCima = false;
}
if(indexDoEstado == 2){
estouEmBaixo = false;
estouNoMeio = false;
estouEmCima = true;
}
//troca de sprites
if(paraSprite != true){
if(indexDoEstado == 0)sprite_index = sp_PlayerMove; // toca a animação do personagem em baixo
if(indexDoEstado == 1)sprite_index = sp_PlayerMove1X;// toca a animação do personagem no meio
if(indexDoEstado == 2)sprite_index = sp_PlayerMove2X;// toca a animação do personagem em cima
}else{
if(indexDoEstado == 0){
sprite_index = sp_Drop1Xto0; //animação de transição entre ir do meio para baixo
if(image_index == 7){
sprite_index = sp_PlayerMove;
paraSprite = false;
}
}//fim indexEstado = 0
if(indexDoEstado == 1){
if(sprite_index == sp_PlayerMove){
sprite_index = sp_PlayerExtend1X; //animação de transição entre ir de baixo para o meio
if(image_index == 7){
sprite_index = sp_PlayerMove1X;
}
paraSprite = false;
}else{
if(sprite_index == sp_PlayerMove2X){
sprite_index = sp_Drop2XTo1X; //animação de transição entre ir de cima para o meio
if(image_index == 7){
sprite_index = sp_PlayerMove1X;
paraSprite = false;
}
}
}
}//Fim indexEstado = 1
if(indexDoEstado == 2){
sprite_index = sp_PlayerExtend2x; //animação de transição entre ir do meio para cima
if(image_index == 7){
sprite_index = sp_PlayerMove2X;
paraSprite = false;
}
}//Fim indexEstado = 2
}//fim do if paraSprite
==========================================================================
Aqui está os eventos de teclado, o Up é o mesmo que o Down só que um soma a variável indexDoEstado e o outro subitrai:
Philippe Alves Lepletier- Data de inscrição : 24/11/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 5
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x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Problemas com animação de Sprite
.Cara acho que você usa muitas linhas desnecessarias,me perdi no seu código,veja.
Isso:
faz o mesmo que isso;
Isso:
- Código:
if(indexDoEstado == 0){
estouEmBaixo = true;
estouNoMeio = false;
estouEmCima = false;
}
if(indexDoEstado == 1){
estouNoMeio = true;
estouEmBaixo = false;
estouEmCima = false;
}
if(indexDoEstado == 2){
estouEmBaixo = false;
estouNoMeio = false;
estouEmCima = true;
}
faz o mesmo que isso;
- Código:
estouEmBaixo =(indexDoEstado == 0)
estouNoMeio = (indexDoEstado == 1)
estouEmCima=(indexDoEstado == 2)
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x 1 x 1 x 0
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Re: Problemas com animação de Sprite
Blz, é q ainda to me acostumadno com essa linguagem dele. vou tentar enxugar aqui dessa forma.
Eu estava aqui testando e tentei de tudo...tentei colocar esse código de troca dos sprites no end stemp, tentei fazer a troca por tempo com alarm[] e nada. parece q ele passa por cima das animações de transição e as vezes não...é bizarro!
Eu estava aqui testando e tentei de tudo...tentei colocar esse código de troca dos sprites no end stemp, tentei fazer a troca por tempo com alarm[] e nada. parece q ele passa por cima das animações de transição e as vezes não...é bizarro!
Philippe Alves Lepletier- Data de inscrição : 24/11/2010
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