GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Retorno da GMBR!!!
por vinians Qui 14 Mar 2024, 19:07

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Ajuda com AUDIO...

5 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Ajuda com AUDIO... Empty Ajuda com AUDIO...

Mensagem por Vampire Ter 09 Dez 2008, 23:08

Pessoal, estou apanhando um pouco com o audio no GM7, se alguém puder ajudar...

Primeiro, sobre o tempo do audio, como faço pra setar a velocidade que o audio toca, pois o arquivo MID que tenho toca rapidinho, mas quando coloco ele no GM o audio fica mais lento, existe alguma forma de controlar a velocidade que o audio toca??

Segundo, como eu faço para detectar quando determinado som termina, quero que uma determinada ação aconteça apenas quando o som que está tocando pare, tem algum comando que detecte quando um determinado som para e então execute a ação que eu queira???

seria isso...
abraços...
Vampire
Vampire

Data de inscrição : 14/07/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 68
Prêmios : Ajuda com AUDIO... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com AUDIO... Empty Re: Ajuda com AUDIO...

Mensagem por Kevin Ter 09 Dez 2008, 23:20

sound_exists(NOME DO SOM)
//deixe aqui em branco...
else
//coloque aqui o efeito depois que o som parar ou não exitir na room...

acho que isto vai ajudar Happy
qualquer coisa pergunte mais Happy
FLW
Kevin
Kevin

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C - C
Data de inscrição : 14/11/2008
Reputação : 9
Número de Mensagens : 1166
Prêmios : Ajuda com AUDIO... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.programaCODM.webs.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com AUDIO... Empty Re: Ajuda com AUDIO...

Mensagem por Janx Ter 09 Dez 2008, 23:33

keke, axo que nao é assim
o comando sound_exists checa se o som existe nao se ele esta tocando
o certo é:

if !sound_isplaying(som) //repare no !, ele equivale a 'not' ou seja NAO
{
//oque faser se nao tiver tocando OBS: VAI ACONTECER O TEMPO TODO Q O SOM NAO TIVER TOCANDO!
}
Janx
Janx

Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios : Ajuda com AUDIO... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com AUDIO... Empty Re: Ajuda com AUDIO...

Mensagem por Kevin Ter 09 Dez 2008, 23:35

humm... não sabia disto também não... Valew janx Happy
Kevin
Kevin

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C - C
Data de inscrição : 14/11/2008
Reputação : 9
Número de Mensagens : 1166
Prêmios : Ajuda com AUDIO... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.programaCODM.webs.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com AUDIO... Empty Re: Ajuda com AUDIO...

Mensagem por Froidz Qua 10 Dez 2008, 00:10

Em relação à velocidade do áudio,
creio que isso só seja possível com uso de dll's.

Valeu!Happy
Froidz
Froidz

Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 4
Número de Mensagens : 1053
Prêmios : Ajuda com AUDIO... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com AUDIO... Empty Re: Ajuda com AUDIO...

Mensagem por Convidad Qua 10 Dez 2008, 08:55

Se o problema de velocidade é em um MIDI vc poderia simplesmente abrir o arquivo em um editor e elevar a velocidade... depois vc salva por cima ou em um novo arquivo e checa no jogo se ficou como vc queria =]

flw
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com AUDIO... Empty Re: Ajuda com AUDIO...

Mensagem por rodrigo1434 Qua 10 Dez 2008, 10:06

som= sound_play(nomedosom)

if !sound_isplaying(som){
///sua ação
}

Há Dll próprias para isso, como supersound,fmod
etc......... Very Happy
rodrigo1434
rodrigo1434

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 25/04/2008
Reputação : 5
Número de Mensagens : 324
Prêmios : Ajuda com AUDIO... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://brasilgame.forumbrasil.net

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com AUDIO... Empty Re: Ajuda com AUDIO...

Mensagem por Vampire Qua 10 Dez 2008, 10:55

Gente, valeu pela força, vou tentar usar essas dicas de vcs e ver se consigo fazer o que preciso, na verdade é quando o personagem encosta no último item da fase ele toca a música e quando a música terminar vai pra próxima fase, é isso que estou querendo.. mas vou tentar com a opçào !sound pra ver.

quanto a velocidade do som, tá esquisito, prq no teste de som do GM ali quando vc escolhe o som que quer ele toca normal, na velocidade certa, porém quando está no jogo o som fica mais lento, demorando o dobro do tempo mais ou menos... problema de Lag na cpu não pois além da cpu ser boa e ter bastante memória, o jogo inteiro roda normal, sem lentidão.

outra coisa que percebi, é que coloquei um som com a opção LOOP em true e mesmo assim o som não inicia novamente quando termina prq será?
Vampire
Vampire

Data de inscrição : 14/07/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 68
Prêmios : Ajuda com AUDIO... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com AUDIO... Empty Re: Ajuda com AUDIO...

Mensagem por Convidad Qua 10 Dez 2008, 12:24

som não inicia novamente quando termina prq será?
...veja se na verdade não há uma grande pausa (silêncio) no final da música, o que pode confundir e parecer que não está em "loop";

flw
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com AUDIO... Empty Re: Ajuda com AUDIO...

Mensagem por Vampire Qua 10 Dez 2008, 13:05

não tem nenhuma pausa nem tempo após a música, no winamp toca normal....
to achando que o GM apanha um pouco no quesito audio né.
Vampire
Vampire

Data de inscrição : 14/07/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 68
Prêmios : Ajuda com AUDIO... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com AUDIO... Empty Re: Ajuda com AUDIO...

Mensagem por Convidad Qua 10 Dez 2008, 15:16

Não velho... não acho que ele tenha problemas com isso... o que pode estar ocorrendo é algum conflito no código, algum outro obj/ação que interfere nisso de alguma forma;

Se puder, poste o arq ou um exemplo do erro para que possamos analisar e te ajudar melhor =]

flw
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com AUDIO... Empty Re: Ajuda com AUDIO...

Mensagem por Kevin Qua 10 Dez 2008, 23:26

é acho que seria melhor Happy
mas acho que seria mais ou menos assim pq a música não da lup:

EVENTO STEP:

Código:
if !sound_isplaying(NOME DO SOM QUE QUISER TOCAR) //repare no !, ele equivale a 'not' ou seja NAO
{
sound_play(NOME DO SOM QUE ESTAVA TOCANDO ANTERIORMENTE)
}

acho que é isto Happy

FLW espero em ter ajudado Razz
Kevin
Kevin

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C - C
Data de inscrição : 14/11/2008
Reputação : 9
Número de Mensagens : 1166
Prêmios : Ajuda com AUDIO... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.programaCODM.webs.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com AUDIO... Empty Re: Ajuda com AUDIO...

Mensagem por Vampire Qui 11 Dez 2008, 11:48

bom estou fazendo os testes aqui pra ver e depois coloco os resultados se deu certo ou não, mas está bem estranho.....
Vampire
Vampire

Data de inscrição : 14/07/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 68
Prêmios : Ajuda com AUDIO... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com AUDIO... Empty Re: Ajuda com AUDIO...

Mensagem por Vampire Sex 12 Dez 2008, 19:24

Infelizmente, o !sound_isplaying(nome do som) não funcionou, o que mudou foi que assim q o som começa ela já inicia a ação, ou seja se o ! era pra equivaler a NOT não está funcionando. se alguém tiver mais alguma dica....

Quanto a lentidão do audio, eu resolvi isso passando o som de NORMAL para BACKGROUND, dai ele tocou na velocidade correta.
Vampire
Vampire

Data de inscrição : 14/07/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 68
Prêmios : Ajuda com AUDIO... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com AUDIO... Empty Re: Ajuda com AUDIO...

Mensagem por Convidad Sex 12 Dez 2008, 19:38

if !sound_isplaying(nome do som)
...isso seria se o som sendo tocado for "diferente" de nome_do_som... para not use o "not" mesmo, if not sound_isplaying(nome do som)

flw
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com AUDIO... Empty Re: Ajuda com AUDIO...

Mensagem por Convidad Sex 12 Dez 2008, 19:47

Vampire escreveu:Infelizmente, o !sound_isplaying(nome do som) não funcionou, o que mudou foi que assim q o som começa ela já inicia a ação, ou seja se o ! era pra equivaler a NOT não está funcionando. se alguém tiver mais alguma dica....

Quanto a lentidão do audio, eu resolvi isso passando o som de NORMAL para BACKGROUND, dai ele tocou na velocidade correta.

Quanto à velocidade do àudio a função que se usamos pra controlá-la dentro do Game Maker é:

sound_background_tempo()

Note que só funciona com arquivos MIDI (que é justamente o que está usando). Esse valor vai de 0.01 (muito lento) até 100 (muito rápido).

Quanto à checagem do som, faça como disse fmanna. Use a palavra not ao invés do ponto de exclamação.

Código:

if not sound_isplaying(som) then
 begin
 // coloque aqui o que quer que aconteça.
 end;
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com AUDIO... Empty Re: Ajuda com AUDIO...

Mensagem por Vampire Sex 12 Dez 2008, 21:41

então Brendan tentei fazer isso do NOT SOUND mas ele já vai direto para a ação assim que o som começa a tocar, quando eu precisava que fosse quando o som parasse de tocar... por enquanto usei uma variável pra simular o tempo do som, dai a ação acontece quando essa variável chega a um determinado número, dai coloquei um número que de tempo da música terminar, mas sei que isso dependendo do computador é capaz de se alterar, então o certo seria detectar quando o som termina e ai sim executar a ação, mas nem com o NOT SOUND tá funcionando.


a sua outra dica do TEMPO foi fantástica, era justamente o que eu tava querendo, se bem que com a mudança de NORMAL pra BACKGROUND o problema se resolveu sozinho.
Vampire
Vampire

Data de inscrição : 14/07/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 68
Prêmios : Ajuda com AUDIO... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com AUDIO... Empty Re: Ajuda com AUDIO...

Mensagem por Convidad Sex 12 Dez 2008, 21:55

Confira se você não está checando o status do som antes de tocá-lo. Se você usar a condição "if not sound_isplaying" antes de tocar o som, acontecerá justamente isso.

O correto seria:


Código:

sound_play(som);

if not sound_isplaying(som) then // a condição deve vir depois
begin
 //código
end;
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com AUDIO... Empty Re: Ajuda com AUDIO...

Mensagem por Vampire Sex 12 Dez 2008, 22:14

então, a parte do código do som tá assim:

o Objeto tem 3 itens: (vou colocar só os itens relacionados ao som)

(CREATE)
prox=0

(STEP)
if !sound_isplaying(FaseCompleta) and prox=1 {
global.nivel+=1
room_goto_next()
};


(COLISÃO)
no evendo COLISÃO com o Player que é quando da inicio a tudo:
sound_stop_all();
sound_play(FaseCompleta);
prox=1


pela lógica ai deveria funcionar, mas tá passando direto pra próxima room, quando eu queria que passasse só quando o som terminasse.
Vampire
Vampire

Data de inscrição : 14/07/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 68
Prêmios : Ajuda com AUDIO... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com AUDIO... Empty Re: Ajuda com AUDIO...

Mensagem por Convidad Sex 12 Dez 2008, 22:36

Descobri o problema.

O fato é que a chamada do som está no evento de colisão, então enquanto houver colisão o som não será tocado porque a função sound_stop_all() vem antes da sound_play().

Tente isso no evento Colision:


Código:
If not sound_isplaying(FaseCompleta) then
 {
 sound_stop_all();
 sound_play(FaseCompleta);
 prox=1
 }
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com AUDIO... Empty Re: Ajuda com AUDIO...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos