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Criando efeitos de particulas avançados

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Mensagem por rodrigo1434 Seg 01 Dez 2008, 21:42

:: Efeitos de Partículas ::

Mais um tuto sobre GM por eu mesmo(Rodrigo Mendes) Very Happy

-Na hora dos efeitos...

Na hora dos efeitos o que vc pensa?, vou usar o padrão mesmo é mais fácil, ou não sei fazer isso, vou deixar sem os efeitos ....
Bem isso é uma dúvida de vários programadores do Gm, por terem a opção pré-programada, não se esforça para aprender sistemas de partículas.
-Rodrigo!, é difícil?
Não, se vc sabe fazer um jogo e sabe a GML o básico vai aprender, vejam
-Criando efeito de explosão Exclamation :

Primeiro vc vai ter que dar os dados da partícula,exemplo:
gravidade, velocidade, vida, alpha, direção, image_angle(orientação), modo blend(muito usado), shape (imagem padrão ou pode usar um sprite),cor entre várias opções de partículas
Tá começando... Suspect

No evento create crie o sistema,particula e o emitter :


Código:
ps=part_system_create()

pt=part_type_create()
part_type_shape(pt,pt_shape_explosion)  // selecionando o shape
part_type_alpha2(pt,0.8,0)                //a alpha vai começar com 0.8 a vai até o 0
part_type_blend(pt,true)                  // ativa o modo blend adicionando
part_type_life(pt,20,50)                // vida randomizada da particula, uso 60 fps
part_type_speed(pt,5,10,0,-0.1)    //ajusta a velo e junto o ''friction'' tambem '-1'
part_type_direction(pt,0,360,0,0)      // direção da particula vai para todos os lados
part_type_orientation(pt,0,360,0,0,0) // a ''image_angle'' das particulas
part_type_size(pt,1,3,0.1,0)
part_type_color1(pt,c_orange)

em=part_emitter_create(ps)        //cria o emitter
part_emitter_region( ps,em,x,x,y,y,ps_shape_rectangle,ps_distr_linear)//região
part_emitter_burst(ps,em,pt,20)  //cria o efeito de explosão
Não se esqueça de destruir todo o sistema de particulas
no evento room_end

Código:

part_system_destroy(ps)
part_type_destroy(pt)
part_emitter_destroy_all(ps)


Pronto! :| (ufa terminei)....
Vc já vai poder criar seu efeito de particula ou vejam esse tuto em ingles

bem gente se tiver ruim eu num sei porque eu estou
só escrevendo e num testei nada,qualquer erro(a explosão acaba rápido etcc)
comentem ae blzz, vc pode usar sem direitos autorais meus ;)

FLww

Very Happy


Última edição por rodrigo1434 em Ter 02 Dez 2008, 21:29, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Fernando Seg 01 Dez 2008, 21:58

Muito bom o tuto, só achei que faltou um pouquinho mais de explicação.


flw o/
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Mensagem por Froidz Seg 01 Dez 2008, 22:06

Bom tuto mesmo, parabens, soh faltou a cor, mas dei um jeito aqui ^^
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Mensagem por RKNF1995 Ter 02 Dez 2008, 17:36

parabens otimo tuto super bem feito nota dez
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Mensagem por rodrigo1434 Ter 02 Dez 2008, 21:30

Nossa esqueci da cor
mas já está arrumado no primeiro post
e valeu os coments Very Happy
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Mensagem por Convidad Ter 02 Dez 2008, 22:38

Boa rodrigo1434! Dá pra conseguir muitos efeitos com esses sistemas de partículas... cheers
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Mensagem por pedr0k11 Sex 09 Jan 2009, 16:27

Muito Lokoooooo.
Adorei!
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Mensagem por Lap1994 Sex 09 Jan 2009, 20:26

Akilo num eh friction. Akilo muda a velo a cada step. Se vc deixar muito baixo a particula começa i pra tras.
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Mensagem por wac2007 Seg 04 maio 2009, 19:39

O script tah bem comentado mas realmente falta um pouco de explicação =/
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Mensagem por Hélio Seg 04 maio 2009, 20:04

wac2007 escreveu:O script tah bem comentado mas realmente falta um pouco de explicação =/

o certo seria:
"O script ta bem comentado mas realmente falta um pouco de atençao"
nao ressusite topicos ok!?
mantenha a comunidade organizada =D
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