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Criando efeitos de particulas avançados
+4
RKNF1995
Froidz
Fernando
rodrigo1434
8 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Criando efeitos de particulas avançados
:: Efeitos de Partículas ::
Mais um tuto sobre GM por eu mesmo(Rodrigo Mendes)
-Na hora dos efeitos...
Na hora dos efeitos o que vc pensa?, vou usar o padrão mesmo é mais fácil, ou não sei fazer isso, vou deixar sem os efeitos ....
Bem isso é uma dúvida de vários programadores do Gm, por terem a opção pré-programada, não se esforça para aprender sistemas de partículas.
-Rodrigo!, é difícil?
Não, se vc sabe fazer um jogo e sabe a GML o básico vai aprender, vejam
-Criando efeito de explosão :
Primeiro vc vai ter que dar os dados da partícula,exemplo:
gravidade, velocidade, vida, alpha, direção, image_angle(orientação), modo blend(muito usado), shape (imagem padrão ou pode usar um sprite),cor entre várias opções de partículas
Tá começando...
No evento create crie o sistema,particula e o emitter :
no evento room_end
Pronto! :| (ufa terminei)....
Vc já vai poder criar seu efeito de particula ou vejam esse tuto em ingles
bem gente se tiver ruim eu num sei porque eu estou
só escrevendo e num testei nada,qualquer erro(a explosão acaba rápido etcc)
comentem ae blzz, vc pode usar sem direitos autorais meus ;)
FLww
Mais um tuto sobre GM por eu mesmo(Rodrigo Mendes)
-Na hora dos efeitos...
Na hora dos efeitos o que vc pensa?, vou usar o padrão mesmo é mais fácil, ou não sei fazer isso, vou deixar sem os efeitos ....
Bem isso é uma dúvida de vários programadores do Gm, por terem a opção pré-programada, não se esforça para aprender sistemas de partículas.
-Rodrigo!, é difícil?
Não, se vc sabe fazer um jogo e sabe a GML o básico vai aprender, vejam
-Criando efeito de explosão :
Primeiro vc vai ter que dar os dados da partícula,exemplo:
gravidade, velocidade, vida, alpha, direção, image_angle(orientação), modo blend(muito usado), shape (imagem padrão ou pode usar um sprite),cor entre várias opções de partículas
Tá começando...
No evento create crie o sistema,particula e o emitter :
- Código:
ps=part_system_create()
pt=part_type_create()
part_type_shape(pt,pt_shape_explosion) // selecionando o shape
part_type_alpha2(pt,0.8,0) //a alpha vai começar com 0.8 a vai até o 0
part_type_blend(pt,true) // ativa o modo blend adicionando
part_type_life(pt,20,50) // vida randomizada da particula, uso 60 fps
part_type_speed(pt,5,10,0,-0.1) //ajusta a velo e junto o ''friction'' tambem '-1'
part_type_direction(pt,0,360,0,0) // direção da particula vai para todos os lados
part_type_orientation(pt,0,360,0,0,0) // a ''image_angle'' das particulas
part_type_size(pt,1,3,0.1,0)
part_type_color1(pt,c_orange)
em=part_emitter_create(ps) //cria o emitter
part_emitter_region( ps,em,x,x,y,y,ps_shape_rectangle,ps_distr_linear)//região
part_emitter_burst(ps,em,pt,20) //cria o efeito de explosão
no evento room_end
- Código:
part_system_destroy(ps)
part_type_destroy(pt)
part_emitter_destroy_all(ps)
Pronto! :| (ufa terminei)....
Vc já vai poder criar seu efeito de particula ou vejam esse tuto em ingles
bem gente se tiver ruim eu num sei porque eu estou
só escrevendo e num testei nada,qualquer erro(a explosão acaba rápido etcc)
comentem ae blzz, vc pode usar sem direitos autorais meus ;)
FLww
Última edição por rodrigo1434 em Ter 02 Dez 2008, 21:29, editado 1 vez(es)
Re: Criando efeitos de particulas avançados
Muito bom o tuto, só achei que faltou um pouquinho mais de explicação.
flw o/
flw o/
Fernando- Data de inscrição : 11/05/2008
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Re: Criando efeitos de particulas avançados
Bom tuto mesmo, parabens, soh faltou a cor, mas dei um jeito aqui ^^
Froidz- Data de inscrição : 03/08/2008
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Re: Criando efeitos de particulas avançados
Nossa esqueci da cor
mas já está arrumado no primeiro post
e valeu os coments
mas já está arrumado no primeiro post
e valeu os coments
Re: Criando efeitos de particulas avançados
Boa rodrigo1434! Dá pra conseguir muitos efeitos com esses sistemas de partículas...
Convidad- Convidado
Re: Criando efeitos de particulas avançados
Muito Lokoooooo.
Adorei!
Adorei!
pedr0k11- Data de inscrição : 03/10/2008
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Re: Criando efeitos de particulas avançados
Akilo num eh friction. Akilo muda a velo a cada step. Se vc deixar muito baixo a particula começa i pra tras.
Re: Criando efeitos de particulas avançados
O script tah bem comentado mas realmente falta um pouco de explicação =/
Re: Criando efeitos de particulas avançados
wac2007 escreveu:O script tah bem comentado mas realmente falta um pouco de explicação =/
o certo seria:
"O script ta bem comentado mas realmente falta um pouco de atençao"
nao ressusite topicos ok!?
mantenha a comunidade organizada =D
Hélio- Data de inscrição : 02/06/2008
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