Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[TUTORIAL] ESCREVENDO UM LIVRO/ROTEIRO
+7
LeandroDaher
Luan Maia
SIGILOSO
Super Games
Alex Marcelo
Markituh
Sr. Sinistro
11 participantes
Página 1 de 1
[TUTORIAL] ESCREVENDO UM LIVRO/ROTEIRO
Acho que em toda minha vida, a única forma que aprendi de me expressar foi escrevendo... E acredito que sei fazer isto bem... Então decidi escrever este tutorial para o pessoal que está tentando ou quer fazer um livro/roteiro, baseado em minhas experiências.
Nome: Como escrever seu livro
Descrição: Este tutorial irá dar noções básicas de como você escrever seu próprio livro/roteiro
Nível de dificuldade: Iniciante
Requerimentos: Criatividade
Desenvolvimento:
Espero que você tenha sucesso...
Vlws
Nome: Como escrever seu livro
Descrição: Este tutorial irá dar noções básicas de como você escrever seu próprio livro/roteiro
Nível de dificuldade: Iniciante
Requerimentos: Criatividade
Desenvolvimento:
1º PASSO: CONTEÚDO
Conteúdo. Bagagem. Inspiração. Tantos nomes. Algo que só se adquire lendo livros, revistas e até gibis. Vendo alguns programas de televisão e pesquisando na web. Não importa a fonte. O conteúdo que nós adquirimos acredito que é a parte fundamental neste processo. Saber escrever se adquire com o conteúdo. Saber descrever e criar diálogos também. Enfim, o primeiro passo é o conteúdo.
2º PASSO: IDÉIA
Primeiro, escolha um gênero pouco encontrado em livros/jogos. Pesquisar é a chave do 2º passo. Encontre seu próprio espaço. E ao fazer isto, encontre a idéia. Formule a história em sua cabeça. Não toda ela, mas as partes principais. E não se preocupe depois se você estiver fazendo já o livro e no meio dele você ter uma idéia melhor. Faça com que as duas se mesclem.
3º PASSO: ESBOÇO DO ESBOÇO
Nesta parte você começa realmente a escrever o livro/roteiro. Na verdade o skeleton dele. Aqui só vai a lista de capítulos e o que você planeja escrever em cada um. Algo como tópicos. Nesta parte você deve jump, como dizem os ingleses. Um capítulo deve ser envolvente e o outro conseqüência dele, depois um envolvente e outro consequência, e assim por diante, afinal você não conseguirá escrever frases marcantes a cada parágrafo. Mas não deixe que os capítulos "conseqüência" sejam lentos ou desanimadores, pois senão o pessoal desiste de ler. Apenas deixe-os mais comuns.
4º PASSO: ESBOÇO DO MANUSCRITO
Agora você começará a escrever a parte bruta da história. O cerne, que é a trama principal. Nesta parte a criatividade deve afluir mais forte. Você pode escrever em linha cronológica, ou pode escrever as partes separadas e depois juntá-las, como alguns escritores famosos (Sidney Sheldon, Edgar Allan Poe e Robin Cook), e no meu caso também foi assim, pois fica mais fácil de você inserir mistérios no trama. Outra parte interessante deste passo é não se preocupar com a gramática e a redundância. Escreva o mais rápido que você puder não se preocupando nem com a qualidade nem com o tamanho. Se você escrever lento nesta parte, as idéias fogem.
5º PASSO: EDITE SEU MANUSCRITO
Esta parte eu creio que seja a mais difícil. Quando escrevi, há alguns anos, dois ou três livros, pesquisei muito a respeito da finalização do livro/roteiro. Todas as fontes diziam o mesmo. É a chamada Self_Ediction. O maior erro que você pode fazer em sua escrita é pensar que tudo que você coloca no papel vale a pena para alguma pessoa ler. Não vale. Alguma porcentagem grande do que você ou eu esboçamos deve ser lapidada e outras partes arrancadas fora. Outro detalhe importante: Respeite seu leitor. O cerne de um livro/roteiro deve fornecer ao leitor as idéias ou informações que você quer mostrar. Afinal, é tudo para o leitor. E quando nós perdemos a vista deste ponto, podemos se desviar da trama.
6º PASSO: FECHAMENTO (LIVRO)
Depois de tudo isto, apesar de já saber quase de cor, leia seu livro do início ao fim, como leitor. Empreste a um amigo ou alguém que possa avaliá-lo, como escritores. Divulgue algumas partes na net, e então envie a uma editora.
Conteúdo. Bagagem. Inspiração. Tantos nomes. Algo que só se adquire lendo livros, revistas e até gibis. Vendo alguns programas de televisão e pesquisando na web. Não importa a fonte. O conteúdo que nós adquirimos acredito que é a parte fundamental neste processo. Saber escrever se adquire com o conteúdo. Saber descrever e criar diálogos também. Enfim, o primeiro passo é o conteúdo.
2º PASSO: IDÉIA
Primeiro, escolha um gênero pouco encontrado em livros/jogos. Pesquisar é a chave do 2º passo. Encontre seu próprio espaço. E ao fazer isto, encontre a idéia. Formule a história em sua cabeça. Não toda ela, mas as partes principais. E não se preocupe depois se você estiver fazendo já o livro e no meio dele você ter uma idéia melhor. Faça com que as duas se mesclem.
3º PASSO: ESBOÇO DO ESBOÇO
Nesta parte você começa realmente a escrever o livro/roteiro. Na verdade o skeleton dele. Aqui só vai a lista de capítulos e o que você planeja escrever em cada um. Algo como tópicos. Nesta parte você deve jump, como dizem os ingleses. Um capítulo deve ser envolvente e o outro conseqüência dele, depois um envolvente e outro consequência, e assim por diante, afinal você não conseguirá escrever frases marcantes a cada parágrafo. Mas não deixe que os capítulos "conseqüência" sejam lentos ou desanimadores, pois senão o pessoal desiste de ler. Apenas deixe-os mais comuns.
4º PASSO: ESBOÇO DO MANUSCRITO
Agora você começará a escrever a parte bruta da história. O cerne, que é a trama principal. Nesta parte a criatividade deve afluir mais forte. Você pode escrever em linha cronológica, ou pode escrever as partes separadas e depois juntá-las, como alguns escritores famosos (Sidney Sheldon, Edgar Allan Poe e Robin Cook), e no meu caso também foi assim, pois fica mais fácil de você inserir mistérios no trama. Outra parte interessante deste passo é não se preocupar com a gramática e a redundância. Escreva o mais rápido que você puder não se preocupando nem com a qualidade nem com o tamanho. Se você escrever lento nesta parte, as idéias fogem.
5º PASSO: EDITE SEU MANUSCRITO
Esta parte eu creio que seja a mais difícil. Quando escrevi, há alguns anos, dois ou três livros, pesquisei muito a respeito da finalização do livro/roteiro. Todas as fontes diziam o mesmo. É a chamada Self_Ediction. O maior erro que você pode fazer em sua escrita é pensar que tudo que você coloca no papel vale a pena para alguma pessoa ler. Não vale. Alguma porcentagem grande do que você ou eu esboçamos deve ser lapidada e outras partes arrancadas fora. Outro detalhe importante: Respeite seu leitor. O cerne de um livro/roteiro deve fornecer ao leitor as idéias ou informações que você quer mostrar. Afinal, é tudo para o leitor. E quando nós perdemos a vista deste ponto, podemos se desviar da trama.
6º PASSO: FECHAMENTO (LIVRO)
Depois de tudo isto, apesar de já saber quase de cor, leia seu livro do início ao fim, como leitor. Empreste a um amigo ou alguém que possa avaliá-lo, como escritores. Divulgue algumas partes na net, e então envie a uma editora.
Espero que você tenha sucesso...
Vlws
Última edição por Edu4 em Sex 17 Set 2010, 16:24, editado 1 vez(es)
Sr. Sinistro- Data de inscrição : 23/06/2009
Reputação : 8
Número de Mensagens : 542
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [TUTORIAL] ESCREVENDO UM LIVRO/ROTEIRO
Opa,legal seu tutorial. Mas não é aqui que se posta isso não,colega... Essa área é para postar coisas de GM,e isso aí com certeza não tem nada a ver.
A sessão correta seria a Tutoriais Diversos
A sessão correta seria a Tutoriais Diversos
Markituh- Games Ranking :
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Hmm... Muito bom!
Aliás, Markituh, pode estar na categoria errada, MAS TEM TUDO A VER COM O GM. Um bom jogo deve conter uma boa história, e os passos para se criar uma boa história assemelham-se muito ao que o Edu4 escreveu.
A você, Edu4, gostaria de pedir que disponibilizasse sua obra (ou uma parte dela, é claro) para que nós, leitores, possamos avaliá-la. Isso se puder, é claro, de preferência algo que já esteja registrado na Fundação BN ou SBAT, para evitarmos plágio.
Fico no aguardo! Valeu, amigo!
Aliás, Markituh, pode estar na categoria errada, MAS TEM TUDO A VER COM O GM. Um bom jogo deve conter uma boa história, e os passos para se criar uma boa história assemelham-se muito ao que o Edu4 escreveu.
A você, Edu4, gostaria de pedir que disponibilizasse sua obra (ou uma parte dela, é claro) para que nós, leitores, possamos avaliá-la. Isso se puder, é claro, de preferência algo que já esteja registrado na Fundação BN ou SBAT, para evitarmos plágio.
Fico no aguardo! Valeu, amigo!
Alex Marcelo- Data de inscrição : 09/08/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 137
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Pod deixar... Eu estou finalizando um recente e quando eu registrá-lo na BN eu posto algumas parte aki... Aliás, já tem o prólogo dele aki no fórum...
Clique aki
Vlws pelos comnts...
P.S: Eu acreditu q naum está na seção errada, mas se a staff quiser mover...
Clique aki
Vlws pelos comnts...
P.S: Eu acreditu q naum está na seção errada, mas se a staff quiser mover...
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Nossa cara!Que legal foi fazer esse tutorial.
Conserteza ira ajudar muita gente.
Super Games- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2800
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Java
- Godot
- Javascript
- C ou C++
Perfeito! Isso ajudará a muitos,inclusive a mim! =D
Muito bem explicado,de uma forma simples e de fácil entendimento!
Parabéns cara,fico feliz em ver alguém que tbm se interessa nesse assunto...
Aliás,esse seu tuto me deu vontade de tentar voltar ao meu livro..rsr
SIGILOSO- Games Ranking :
Notas recebidas : A+A+A+A+A+A+A
Reputação : 39
Número de Mensagens : 2267
Prêmios :
x 0 x 2 x 0
x 4 x 2 x 1
x 0 x 0 x 0
Nossa cara!Que legal foi fazer esse tutorial.
Vlws... Sou iniciante em programação, mas em livros eu me dou bem...
Perfeito! Isso ajudará a muitos,inclusive a mim! =D
É isso aí... Qndo você acabar, quero ler ele... heheheh
Vlws
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Muito bom tutorial, me deu vontade de escrever um livro, mas não tenho muito talento xD, e me lembrou também de quando tinha uns 7 anos, eu gostava de escrever histórias, vou ver se encontro alguma história aqui, mas acho que minha mãe jogou fora. Mas ajuda também quem quer escrever uma boa história pra um jogo. Continue assim! xD
Luan Maia- Games Ranking :
Notas recebidas : D+C+C+D
Reputação : 2
Número de Mensagens : 404
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Wow,legal esse tuto,parabêns,pena q eu não sou de escrever livros,vlws,flws.
LeandroDaher- Data de inscrição : 13/05/2010
Reputação : 3
Número de Mensagens : 357
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Muito bom tutorial, me deu vontade de escrever um livro, mas não tenho muito talento xD, e me lembrou também de quando tinha uns 7 anos, eu gostava de escrever histórias, vou ver se encontro alguma história aqui, mas acho que minha mãe jogou fora. Mas ajuda também quem quer escrever uma boa história pra um jogo. Continue assim! xD
Vlw... Pq vc não tenta?? Vc pod conseguir...
Wow,legal esse tuto,parabêns,pena q eu não sou de escrever livros,vlws,flws.
Vlw pelo cmnt... Mas deixo a mesma sugestão...Pq vc não tenta?? Vc pod conseguir..
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Muito bom tuto.Estava escrevendo um roteiro,mas com essas dicas vai ficar mais fácil.
Vikintor- Games Ranking :
Notas recebidas : B
Reputação : 17
Número de Mensagens : 901
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Edu4 escreveu:Muito bom tutorial, me deu vontade de escrever um livro, mas não tenho muito talento xD, e me lembrou também de quando tinha uns 7 anos, eu gostava de escrever histórias, vou ver se encontro alguma história aqui, mas acho que minha mãe jogou fora. Mas ajuda também quem quer escrever uma boa história pra um jogo. Continue assim! xD
Vlw... Pq vc não tenta?? Vc pod conseguir...Wow,legal esse tuto,parabêns,pena q eu não sou de escrever livros,vlws,flws.
Vlw pelo cmnt... Mas deixo a mesma sugestão...Pq vc não tenta?? Vc pod conseguir..
Acho que vou mesmo, depois que eu terminar o meu projeto, ainda mais com esse tutorial, e vai me ajudar também a desenvolver a história do meu jogo. xD
Luan Maia- Games Ranking :
Notas recebidas : D+C+C+D
Reputação : 2
Número de Mensagens : 404
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Aeh, gente...
Só para complementar. Eu tinha mandado umas partes de um livro meu para avaliação e agora eu recebi a resposta. A avaliadora disse que está muito bom e que quando eu tiver acabado ele e registado ele na BN, ela pode até tentar me "ajudar"($) com as editoras...
Kem kiser ter o seu livro avaliado ($) , o e-mail é lufacco@oi.com.br...
Vlws
P.S.: Tópico adequado com novas regras de postagem de tutoriais.
Só para complementar. Eu tinha mandado umas partes de um livro meu para avaliação e agora eu recebi a resposta. A avaliadora disse que está muito bom e que quando eu tiver acabado ele e registado ele na BN, ela pode até tentar me "ajudar"($) com as editoras...
Kem kiser ter o seu livro avaliado ($) , o e-mail é lufacco@oi.com.br...
Vlws
P.S.: Tópico adequado com novas regras de postagem de tutoriais.
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Muito bom mesmo e como disseram ai pra cima tbm tem tudo a ver com um roteiro pra um game e serve como base,mas e vc mesmo quantos livros já escreveu?eu não gosto muito de escrever,mas pra quase tudo o que vc tem que fazer escrever é necessario ,então o que resta é ir seguindo escrevendo,lendo(principlamente tutos) e jogando né por que ninguem é de ferro
flws!!!
flws!!!
O tutorial ficou ótimo, mais não vejo nescesidade de vc ter feito ele.
Afinal o roteiro de um jogo, vai da criatividade de cada um, e não do que um tutorial diz,mais mesmo assim ficou ótimo,várias dicas pra informar a galera!
Afinal o roteiro de um jogo, vai da criatividade de cada um, e não do que um tutorial diz,mais mesmo assim ficou ótimo,várias dicas pra informar a galera!
Bom eu também não sou muito de escrever mas eu estou criando uma pequena fanfic, é meio besta mas eu nunca escrevi nada na vida então tá valendo ela é sobre Digimon (tema mais facil que eu achei pra criar uma fanfic) talvez eu faça um jogo dela depois.
DHFael- Data de inscrição : 16/11/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 9
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0