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Aceleração, desaceleração e frenagem.
3 participantes
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Aceleração, desaceleração e frenagem.
Descrição: Aqui mostrarei como acelerar, desacelerar e freiar um objeto, sem que ele pare de uma so vez. Como fiz no intuito de ser usado em um jogo de plataforma como o Sonic por ex., apenas usei a direção X. Apesar de já ter postado algumas engines, este é o primeiro tutorial que estou postando, espero que os comentários que fiz, estejam claros para a maioria de vocês, e espero também que este tuto tenha serventia para alguém, flw.
Nível de dificuldade:mediano
Requerimentos: Versão do GM 6/7/8 - Pro/Lite
Desenvolvimento: Tutorial em si
No create:
No step:
Nível de dificuldade:mediano
Requerimentos: Versão do GM 6/7/8 - Pro/Lite
Desenvolvimento: Tutorial em si
No create:
- Código:
//By Sandro Alex Landim Fernandes (DA_GALÁXIA)
//VARIAVEIS
//--------------------------------------------------
//se quiserem mudar os valores da aceleração,
//da desaceleração e da frenagem, é so mudar aqui
veloc = 0.1 //primeira velocidade
veloc2 = 0.2 //segunda velocidade e usada para desacelerar
freia = 0.6 //freia
//--------------------------------------------------
acelera_dir = 0 //variavel acelerando para a direita
desacelera_dir = false //variavel retrocede aceleração a direita
trava_dir = false //liberar ou travar tecla direita
acelera_esq = 0 //variavel acelerando para a esquerda
desacelera_esq = false //variavel retrocede aceleração a esquerda
trava_esq = false //liberar ou travar tecla esquerda
No step:
- Código:
//LADO DIREITO
//acelera direita
if keyboard_check(vk_right)and trava_dir = false then
{
x+=acelera_dir//movendo para a direita
if (acelera_dir) < 10 then acelera_dir+=veloc // < 10 1° veloc.
if (acelera_dir) > 10 then acelera_dir+=veloc2// > que 10 2° veloc.
if (acelera_esq) = 0 then image_xscale = 1 //virada a direita
if (acelera_dir) > 30 then //limite para a velocidade.
acelera_dir = 30 ; trava_esq = true ; desacelera_dir = false//...
//...limitando a 30 ;trava tecla esquerda ;não ha desaceleração
}
//Desacelera direita
if keyboard_check_released(vk_right) then
desacelera_dir = true //porque releassed não acumula.
if (desacelera_dir) = true then
{
x+=acelera_dir//desacelerando direita
if (acelera_dir) < 10 then acelera_dir-=veloc2 //desacelerando
if (acelera_dir) > 10 then acelera_dir-=veloc2 //desacelerando
if (acelera_dir) > 0 then trava_dir =false //libera tecla direita
if (acelera_dir) < 0 then
acelera_dir = 0 ; trava_esq =false//...
//...para não mover para a esquerda ; libera tecla esquerda
}
//freia direita
if keyboard_check(vk_left )and trava_esq = false then
{
if acelera_dir > 0 then acelera_dir-=freia //freia, para mais rapido.
if acelera_dir < 0 then image_xscale = -1
//ao freiar e a velocidade da direita for zero, inverte a sprite.
}
//------------------------------------------------------------------------------
//LADO ESQUERDO
//(igual ao lado direito mas, com parâmetros negativos)
//lado esquerdo
if keyboard_check(vk_left)and trava_esq = false then
{
if acelera_esq < 10 then acelera_esq+=veloc
if acelera_esq > 10 then acelera_esq+=veloc2
if acelera_dir = 0 then image_xscale = -1
if (acelera_esq > 30 )then acelera_esq = 30 ; trava_dir = true ; desacelera_esq = false; x-=acelera_esq
}
//Desacelera esquerfa
if keyboard_check_released(vk_left )then
desacelera_esq = true
if desacelera_esq = true then
{
if acelera_esq < 10 then acelera_esq-=veloc2
if acelera_esq > 10 then acelera_esq-=veloc2
if acelera_esq > 0 then trava_esq =false
if acelera_esq < 0 then acelera_esq = 0 ; trava_dir =false ; x-=acelera_esq
}
//freia esquerda
if keyboard_check(vk_right )and trava_dir = false then
{
if acelera_esq > 0 then acelera_esq-=freia
if acelera_esq < 0 then image_xscale = 1
}
//É isso pessoal.
Da Galáxia- Data de inscrição : 14/01/2010
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Re: Aceleração, desaceleração e frenagem.
desacelerar...a açao set_friccion(ou alguma coisa assim)nao e para isso?
jpaulo- Data de inscrição : 21/03/2010
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Re: Aceleração, desaceleração e frenagem.
cara valeu, eu tava procurando isso pra fezer um fangame do sonic, mas eu cloquei as velocidades tipo 40, 30 isso causa algum bug?
Ícaro Robotnik- Data de inscrição : 01/11/2010
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