GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


Como faço pro personagem soltar um poder?

5 participantes

Ir para baixo

Como faço pro personagem soltar um poder? Empty Como faço pro personagem soltar um poder?

Mensagem por Alex Marcelo Dom 11 Jul 2010, 17:28

Tem um objeto obj_fireball (o poder)
Quero que o player, ao pegar outro objeto obj_food, ganhe 1 fireball, que poderá soltar quando ele quer apertando o botão X.

- Como programo o obj_fireball?
- Como programo o obj_food?
- Como faço pra que o poder seja guardado e usado quando o player quiser (exibindo de preferência uma mensagem "você adquiriu a bola de fogo etc.)?
Alex Marcelo
Alex Marcelo

Data de inscrição : 09/08/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 137
Prêmios : Como faço pro personagem soltar um poder? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como faço pro personagem soltar um poder? Empty Re: Como faço pro personagem soltar um poder?

Mensagem por Adriel Dom 11 Jul 2010, 17:30

Coloque no STEP do player :

Código:
if distance_to_object(obj_fireball)<1
{
instance_create(x,y,obj_food)
}
Adriel
Adriel

Data de inscrição : 18/07/2009
Reputação : 2
Número de Mensagens : 924
Prêmios : Como faço pro personagem soltar um poder? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como faço pro personagem soltar um poder? Empty Re: Como faço pro personagem soltar um poder?

Mensagem por Alex Marcelo Dom 11 Jul 2010, 17:50

mas e a terceira pergunta "Como faço pra que o poder seja guardado e usado quando o player quiser (exibindo de preferência uma mensagem "você adquiriu a bola de fogo etc.)?"
Alex Marcelo
Alex Marcelo

Data de inscrição : 09/08/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 137
Prêmios : Como faço pro personagem soltar um poder? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como faço pro personagem soltar um poder? Empty Re: Como faço pro personagem soltar um poder?

Mensagem por Lolegal Dom 11 Jul 2010, 18:00

Bom acredito que seja isso:
No Obj_Player coloque:
Código:
global.poder=0
Na colisão entre o player e o food:
Código:
instance_destroy(other);
show_message('Você adquiriu uma bola de fogo.');
No evento de pressionar "x":
Código:
if global.poder = 1 {
instance_create(x,y,Obj_Fireball);
}
  else
{
show_message('Você não tem fireballs.');
}
Na colisão do player com o food:
Código:

global.poder+=1
instance_destroy(other);
Se não der me desculpe Rolling Eyes
Lolegal
Lolegal

Data de inscrição : 18/08/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 190
Prêmios : Como faço pro personagem soltar um poder? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como faço pro personagem soltar um poder? Empty Re: Como faço pro personagem soltar um poder?

Mensagem por Alex Marcelo Dom 11 Jul 2010, 18:07

Quando eu aperto "x" diz que eu não tenho bola de fogo, mesmo depois de ter adquirido.
Sad

Mas valeu, Lolegal...
Alex Marcelo
Alex Marcelo

Data de inscrição : 09/08/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 137
Prêmios : Como faço pro personagem soltar um poder? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como faço pro personagem soltar um poder? Empty Re: Como faço pro personagem soltar um poder?

Mensagem por Lolegal Dom 11 Jul 2010, 18:14

Na colisão do player com o food:
Código:
global.poder+=1
instance_destroy(other);
show_message('Você adquiriu uma bola de fogo.');
Lolegal
Lolegal

Data de inscrição : 18/08/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 190
Prêmios : Como faço pro personagem soltar um poder? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como faço pro personagem soltar um poder? Empty Re: Como faço pro personagem soltar um poder?

Mensagem por Alex Marcelo Dom 11 Jul 2010, 19:15

Tive que dar um edit...
Ta perfeito, mas ele não está acumulando "fireballs". Só a primeira da certo, nas outras diz que não tem mais...
Alex Marcelo
Alex Marcelo

Data de inscrição : 09/08/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 137
Prêmios : Como faço pro personagem soltar um poder? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como faço pro personagem soltar um poder? Empty Re: Como faço pro personagem soltar um poder?

Mensagem por Luan Maia Ter 13 Jul 2010, 10:31

No evento de pressinar "x":
Código:

if global.poder > 0 {
instance_create(x,y,Obj_Fireball);
}
  else
{
show_message('Você não tem fireballs.');
}
Luan Maia
Luan Maia

Games Ranking : Sem avaliações

Notas recebidas : D+C+C+D
Data de inscrição : 01/07/2010
Reputação : 2
Número de Mensagens : 404
Prêmios : Como faço pro personagem soltar um poder? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como faço pro personagem soltar um poder? Empty Re: Como faço pro personagem soltar um poder?

Mensagem por Igor KinGamer Ter 13 Jul 2010, 12:28

Create do player:
fireballs = 0; // Variável que armazenará a quantidade de fireballs que tem

Evento de colisão do player com o obj_food:
fireballs += 1; // Ganha uma fireball
show_message("Você ganhou uma fireball!") // Mostra a mensagem dizendo que ganhou uma fireball
with (other) // Com o outro objeto envolvido na colisão, ou seja, o obj_food
instance_destroy(); // Destrói o obj_food


Step do player:
if (keyboard_check_pressed(ord('X')) && fireballs > 0) // Se pressiona a tecla X e tem fireballs
{
tiro = instance_create(x, y, obj_fireball); // Cria o obj_fireball e armazena o id dele na variável tiro
if (/* Aqui você faz um teste para saber se o player está virado para a direita */)
tiro.hspeed = 5; // O obj_fireball vai para a direita
else // Se está virado para a esquerda
tiro.hspeed = -5; // O obj_fireball vai para a esquerda
fireballs -= 1; // Diminui a quantidade de fireballs que tem
}


Por favor, não apenas copie e cole esses códigos, mas entenda a lógica deles, como eles funcionam.

PS.: A função instance_destroy não tem nenhum argumento. Ou seja, não é certo instance_destroy(instância). Você tem que colocar instance_destroy() na instância que você quer destruir.
Igor KinGamer
Igor KinGamer

Data de inscrição : 26/09/2008
Reputação : 11
Número de Mensagens : 890
Prêmios : Como faço pro personagem soltar um poder? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como faço pro personagem soltar um poder? Empty Re: Como faço pro personagem soltar um poder?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos