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Como faço pro personagem soltar um poder?

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Como faço pro personagem soltar um poder? Empty Como faço pro personagem soltar um poder?

Mensagem por Alex Marcelo Dom 11 Jul 2010, 17:28

Tem um objeto obj_fireball (o poder)
Quero que o player, ao pegar outro objeto obj_food, ganhe 1 fireball, que poderá soltar quando ele quer apertando o botão X.

- Como programo o obj_fireball?
- Como programo o obj_food?
- Como faço pra que o poder seja guardado e usado quando o player quiser (exibindo de preferência uma mensagem "você adquiriu a bola de fogo etc.)?
Alex Marcelo
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Como faço pro personagem soltar um poder? Empty Re: Como faço pro personagem soltar um poder?

Mensagem por Adriel Dom 11 Jul 2010, 17:30

Coloque no STEP do player :

Código:
if distance_to_object(obj_fireball)<1
{
instance_create(x,y,obj_food)
}
Adriel
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Como faço pro personagem soltar um poder? Empty Re: Como faço pro personagem soltar um poder?

Mensagem por Alex Marcelo Dom 11 Jul 2010, 17:50

mas e a terceira pergunta "Como faço pra que o poder seja guardado e usado quando o player quiser (exibindo de preferência uma mensagem "você adquiriu a bola de fogo etc.)?"
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Como faço pro personagem soltar um poder? Empty Re: Como faço pro personagem soltar um poder?

Mensagem por Lolegal Dom 11 Jul 2010, 18:00

Bom acredito que seja isso:
No Obj_Player coloque:
Código:
global.poder=0
Na colisão entre o player e o food:
Código:
instance_destroy(other);
show_message('Você adquiriu uma bola de fogo.');
No evento de pressionar "x":
Código:
if global.poder = 1 {
instance_create(x,y,Obj_Fireball);
}
  else
{
show_message('Você não tem fireballs.');
}
Na colisão do player com o food:
Código:

global.poder+=1
instance_destroy(other);
Se não der me desculpe Rolling Eyes
Lolegal
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Como faço pro personagem soltar um poder? Empty Re: Como faço pro personagem soltar um poder?

Mensagem por Alex Marcelo Dom 11 Jul 2010, 18:07

Quando eu aperto "x" diz que eu não tenho bola de fogo, mesmo depois de ter adquirido.
Sad

Mas valeu, Lolegal...
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Mensagem por Lolegal Dom 11 Jul 2010, 18:14

Na colisão do player com o food:
Código:
global.poder+=1
instance_destroy(other);
show_message('Você adquiriu uma bola de fogo.');
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Mensagem por Alex Marcelo Dom 11 Jul 2010, 19:15

Tive que dar um edit...
Ta perfeito, mas ele não está acumulando "fireballs". Só a primeira da certo, nas outras diz que não tem mais...
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Como faço pro personagem soltar um poder? Empty Re: Como faço pro personagem soltar um poder?

Mensagem por Luan Maia Ter 13 Jul 2010, 10:31

No evento de pressinar "x":
Código:

if global.poder > 0 {
instance_create(x,y,Obj_Fireball);
}
  else
{
show_message('Você não tem fireballs.');
}
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Como faço pro personagem soltar um poder? Empty Re: Como faço pro personagem soltar um poder?

Mensagem por Igor KinGamer Ter 13 Jul 2010, 12:28

Create do player:
fireballs = 0; // Variável que armazenará a quantidade de fireballs que tem

Evento de colisão do player com o obj_food:
fireballs += 1; // Ganha uma fireball
show_message("Você ganhou uma fireball!") // Mostra a mensagem dizendo que ganhou uma fireball
with (other) // Com o outro objeto envolvido na colisão, ou seja, o obj_food
instance_destroy(); // Destrói o obj_food


Step do player:
if (keyboard_check_pressed(ord('X')) && fireballs > 0) // Se pressiona a tecla X e tem fireballs
{
tiro = instance_create(x, y, obj_fireball); // Cria o obj_fireball e armazena o id dele na variável tiro
if (/* Aqui você faz um teste para saber se o player está virado para a direita */)
tiro.hspeed = 5; // O obj_fireball vai para a direita
else // Se está virado para a esquerda
tiro.hspeed = -5; // O obj_fireball vai para a esquerda
fireballs -= 1; // Diminui a quantidade de fireballs que tem
}


Por favor, não apenas copie e cole esses códigos, mas entenda a lógica deles, como eles funcionam.

PS.: A função instance_destroy não tem nenhum argumento. Ou seja, não é certo instance_destroy(instância). Você tem que colocar instance_destroy() na instância que você quer destruir.
Igor KinGamer
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