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[RESOLVIDO] onde esta o problema?

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[RESOLVIDO] onde esta o problema? Empty [RESOLVIDO] onde esta o problema?

Mensagem por makano Sáb 10 Jul 2010, 16:13

olá,
estou fazendo um jogo onde o personagem vai na direção em que o mouse clica
essa parte esta funcionando mas quando ele chega no ponto ele fica tremendo.... 😢
o codigo que estou usando é esse:
Código:
obj_player.vspeed=0
obj_player.hspeed=0
if mouse_check_button(mb_left)
{posx=mouse_x
posy=mouse_y}
dx=obj_player.x - posx
dy=obj_player.y - posy
if obj_player.y > posy {
if dx<0 {obj_player.vspeed=-dy/(-dx+dy)}
if dx>0 {obj_player.vspeed=-dy/(dx+dy)}}
if obj_player.y < posy {
if dx<0 {obj_player.vspeed=-dy/(-dx-dy)}
if dx>0 {obj_player.vspeed=-dy/(dx-dy)}}
if obj_player.x > posx {
if dy<0 {obj_player.hspeed=-dx/(dx-dy)}
if dy>0 {obj_player.hspeed=-dx/(dx+dy)}}
if obj_player.x < posx {
if dy<0 {obj_player.hspeed=-dx/(-dx-dy)}
if dy>0 {obj_player.hspeed=-dx/(-dx+dy)}}
if obj_player.y = posy {obj_player.vspeed=0;posy=obj_player.y}
if obj_player.x = posx {obj_player.hspeed=0;posx=obj_player.x}
onde esta o problema?
obs: se souberen um modo mais facil de fazer tambem ta valendo


Última edição por makano em Seg 12 Jul 2010, 12:12, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : esqueci)
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Mensagem por Denis Lemos Sáb 10 Jul 2010, 17:57

Um modo bem mais fácil e com menos códigos:

No CREATE do objeto:
Código:
ir_X=x // Posição x para o objeto ir, começa onde ele está para ele não sair andando logo de cara
ir_Y=y // Posição y para o objeto ir, começa onde ele está, para não sair andando logo de cara

No STEP:
Código:
if mouse_check_button_pressed(mb_left) // Se clicar com o mouse
{
  ir_X=mouse_x
  ir_Y=mouse_y
}

mp_potential_step(ir_X,ir_Y,7,true) // Faz ir até lá;  7 é a velocidade;  true é para desviar dos objetos sólidos, deixando em false não vai desviar

Bem mais Fácil né !
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Mensagem por makano Sáb 10 Jul 2010, 18:14

é mais facil sim so que eu estou criando o obj do player atraves de um outro objeto
ai como ficaria esse codigo?
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Mensagem por Denis Lemos Sáb 10 Jul 2010, 18:29

makano escreveu:é mais facil sim so que eu estou criando o obj do player atraves de um outro objeto
ai como ficaria esse codigo?
Agora eu não entendi o que você quer fazer, explique:

Tipo quando se aperta o mouse, um objeto controlador cria o player, e quando o player é criado ele já vai indo para a posição onde foi o click ??? Se for isso:

Coloque no CREATE do objeto controlador:
Código:

globalvar ir_x, ir_y; // Deixa as variáveis globais para poder serem acessadas por outros objetos !

ir_x=x
ir_y=y

No STEP do objeto controlador:
Código:
if mouse_check_button_pressed(mb_left) // Se clicar com o mouse
{
  ir_x=mouse_x
  ir_y=mouse_y
  instance_create(x,y,obj_player) // Cria o player
}

No CREATE do Player:
Código:
globalvar ir_x, ir_y; // É sempre bom declarar a variável global aqui também

No STEP do Player:
Código:
mp_potential_step(ir_x,ir_y,7,true)
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Mensagem por makano Sáb 10 Jul 2010, 18:39

meio dificil de explicar mas eu vou postar os codigos q eu estou usando pra ver se vc comsegue entender

tenhu um obj_controle
no create:
Código:
obj_x = object_add()
obj_player = object_add()
instance_create(50,50,obj_player)
with (obj_player){
sprite_index = spr_player{
sprite_get_texture (spr_player,5)}
image_speed = 0
depth=0}
posx=obj_player.x
posy=obj_player.y

no step:
Código:
obj_player.vspeed=0
obj_player.hspeed=0
if mouse_check_button_pressed(mb_left)
{posx=mouse_x
posy=mouse_y
instance_create(posx,posy,obj_x)
with (obj_x){
sprite_index = spr_x{
sprite_get_texture (spr_x,1)}
image_speed = 0}
depth=10}
dx=obj_player.x - posx
dy=obj_player.y - posy
if obj_player.y > posy {
if dx<0 {obj_player.vspeed=-dy/(-dx+dy)}
if dx>0 {obj_player.vspeed=-dy/(dx+dy)}}
if obj_player.y < posy {
if dx<0 {obj_player.vspeed=-dy/(-dx-dy)}
if dx>0 {obj_player.vspeed=-dy/(dx-dy)}}
if obj_player.x > posx {
if dy<0 {obj_player.hspeed=-dx/(dx-dy)}
if dy>0 {obj_player.hspeed=-dx/(dx+dy)}}
if obj_player.x < posx {
if dy<0 {obj_player.hspeed=-dx/(-dx-dy)}
if dy>0 {obj_player.hspeed=-dx/(-dx+dy)}}
if obj_player.y = posy {obj_player.vspeed=0;posy=obj_player.y}
if obj_player.x = posx {obj_player.hspeed=0;posx=obj_player.x}

bom ve se vc consegue entender
qualquer coisa é so perguntar
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Mensagem por Denis Lemos Sáb 10 Jul 2010, 19:00

Isso é praticamente o que eu disse no último post, só que nesse caso, quando o objeto controle é criado, ele cria dois novos objetos que não existem ainda no programa, o obj_x e o obj_player, então o CREATE deixe como está, ou se preferir tire a parte que cria o obj_x, ele está ali só para complicar, se pode fazer a função sem ele:

No STEP tente colocar isso então, não sei se dará certo, mas creio que sim:
Código:

if mouse_check_button_pressed(mb_left) // Se clicar com o mouse
{
  ir_x=mouse_x
  ir_y=mouse_y
}
with(obj_player)
{
    mp_potential_step(ir_x,ir_y,7,true)
}

Na verdade terá que declarar lá no CREATE as variáveis "ir_x e ir_y", senão vai dar erro, então adicione o seguinte no create:
Código:
ir_x=x
ir_y=y

Não sei de onde você tirou esse código, mas ele só complicou uma coisa bem fácil de se fazer !
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Mensagem por makano Sáb 10 Jul 2010, 19:22

cara te AMOOOOOOO!!!!
faleu mesmo tava me matando aqui auhauhauahua
brigadaum
problema resolvido
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