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Aula 2 - Aprendendo Mais Sobre Script
5 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Aula 2 - Aprendendo Mais Sobre Script
Aprendendo Mais Sobre Script
Olá Turma ... Vamos Continuar Nossas Aulas de GM
Bem... é Extremamente Importante que Tenha Bastante Atenção Nas Aulas... Então Nada de Preguiça e Vamos Ler Bastante
Queria-lhes Pedir Desculpas Pela Demora da 2ª Aula... Mais Aqui Esta Ela ...
Então Vamos Começar...
Bem... é Extremamente Importante que Tenha Bastante Atenção Nas Aulas... Então Nada de Preguiça e Vamos Ler Bastante
Queria-lhes Pedir Desculpas Pela Demora da 2ª Aula... Mais Aqui Esta Ela ...
Então Vamos Começar...
Inicializando a Aula
Bem Para Iniciarmos... Darei um Esclarecimento do que Abordaremos na Aula...
Antes de tudo é Expressamente Recomendável que Você Leia as Aulas Anteriores Antes de Continuar.
Não á um Tópico Aberto Para Tal... Mas Breve Quando Estiver Terminada as Aulas Farei
Bem Para Iniciarmos... Darei um Esclarecimento do que Abordaremos na Aula...
Antes de tudo é Expressamente Recomendável que Você Leia as Aulas Anteriores Antes de Continuar.
Não á um Tópico Aberto Para Tal... Mas Breve Quando Estiver Terminada as Aulas Farei
Variaveis Globais, Locais e Códigos a Mais
Bem... Oque São Variaveis?
Variaveis São variaveis
Mais como assim??? Bem Podemos Definir Variavel assim:
Variavel Numérica e Variavel String ("Texto"), A Diferença se Inclui a Utilização dessas variaveis, a de Números pode-se Fazer Contas, Vida entre outros Sistemas , Já a Variavel String("Texto") é uma Variavel que armazena Palavras, Letras, ela não é calculavel, mais pode se fazer um "desenho de texto" (draw_text) que se implica em desenhar um texto no seu jogo.
Mais pra que serve Realmente as Variaveis? Servem Para ter um Controle Maior Do Jogo, Como Visto a Aula Anterior de Verificação de script... pode-se verificar variaveis e colocar limites, ações entre outros, EX:. Colocar um Combo no seu Personagem de um Jogo de Luta ;)
Mais qual é a diferença entre variaveis Locais e Globais? Pouca, Mas, Ao Mesmo tempo, MUITA! Pensa Na Nossa Realidade, Esqueçamos um Pouco a Criação de Jogos... é só vc ler o Nome que vc entende... colocarei no Exemplo variavel como se fosse bala :oops:... bala local, bala global, ainda ta estranho neah? então trocarei a local por eu e global por nós, bala eu, bala nós,.... Ainda Estranho Neah? XD... Então Reformularei uma Frase:
EU tenho 50 Balas - Variavel Local
Nós temos 50 Balas - Variavel Global
Agora Pensemos em Criação de Jogos, Eu Tenho, Nós Temos, Por quem Nos Podemos Substituir o EU e Nós no Caso? Lembrando que as Variaveis São Criadas nos OBJETOS, Então Imagine o objeto que tenha essa variavel falando isso (as frases à cima... dependendo da variavel)
então ficaria assim + ou -:
Eu (Objeto) Tenho 50 Balas
ISSO PARA VARIAVEIS LOCAIS, ele é egoista e não reparte com ninguém!!
agora Globais :
Nós (Todos os Objetos do Jogo) Temos 50 Balas
Ele não é Egoista... Reparte com todos, Mais nem todos Vão Querer Utilizar as Balas
JÁ ENTENDERAM NEAH? ENTÃO VAMOS PARA A PRÁTICA ;)
Variaveis Locais
Há Varios Modos para você criar uma variavel (começarei a chamar de var )
no CREATE que é mais Comum, e no meio de qualquer script. Mais Como Criar? Simples ... vai no Create, Coloque um código qualquer e de um valor
EX:.
- Código:
abacaxi = 20
pronto... Uma Var Criada ;).. Mais Já? Já... é simples e Muito Eficaz para a Criação de Um Jogo
mais como utilizarei essa variavel? De Qualquer Modo! Pode-se Perceber que meu abacaxi é uma Variavel Local Numérica, ou Seja, Ela tem um Número, então vc pode subtrair esse número, somar, dividir, multiplicar, verificar, fazer uma ação entre outras muitas coisas . e Você Pode Adiciona-la "aonde quiser", darei um exemplo:
no STEP
EX:.
- Código:
if keyboard_check(vk_up) {score+=abacaxi}
Oque Este Código faz? Ele aumenta o seu Score Deacordo com o Valor do Abacaxi
Testou? Legal Neah? Agora para vc comprovar que estou falando de uma coisa bem legal... faça mais um Código:
Adicione no STEP
EX:.
- Código:
if keyboard_check(vk_down) {bacaxi-=1}
Então no STEP Deverá estar assim:
- Código:
if keyboard_check(vk_up) {score+=abacaxi}
if keyboard_check(vk_down) {bacaxi-=1}
Mais oq este ultimo Código fará? Hum... ae que ta... você diminuirá o valor do abacaxi (vai ficando mais barato de comprar XD), assim quando vc apertar para cima o valor do SCORE aumentará diferente, ou diminuirá se caso o valor do abacaxi ficar Menor que 0 (Preferivel que faça um teste ;))
CONTINUANDO
Mais pq Continuando??? Porque A Parte de Cima fiz em 1 Dia... Aque Estou Fazendo em Outro... Para eu não tentar ficar com o mesmo raciocínio e não conseguir fiz esse continuando... então continuando..
Variaveis Globais
Vcs Entenderam o Básico de Variave Global Neah? Agora Falarei Sobre Variaveis Globais...
as 2 Variaveis tem o Mesmo Sistema, À Cima Tinha Dado o Exemplo de Variave o Abacaxi... Para Fazermos ele Global é só preciso que quando Criarmos ele, Coloquemos um GLOBAL antes do Nome... EX:.
no CREATE:
- Código:
global.abacaxi=0
Pronto, Agora nossa Var Será Repartida Com Todos que Quiserem ;)... Mais No Caso Sempre Utilizaremos com o nome GLOBAL antes... EX:.
no STEP:
- Código:
if keybard_check(vk_up) {global.abacaxi+=1}
Simples Neah?? Sim ... e Super Util nos jogos
Então Sem Mais explicações ;)
Mais Scripts
Na Aula Passada Aprenderam a Fazer Verificação de SCRIPT e algumas funções extras...
então faremos o seguinte, Faça uma nova engine
Criem um OBJ e uma SPRITE
no CREATE coloque assim:
- Código:
abacaxi=0
e no STEP:
- Código:
abacaxi+=1
if abacaxi>40 {hspeed=1}
Pronto... teste e veja ;)
e aqui acaba mais um aula BÁSICA do Kevin ;)... apartir dessa as aulas serão de Criar Jogos... ou seja, Ensinarei a criar alguns estilos de Jogos
EXERCÍCIOS
1º- Use em um Projeto ou em Uma Engine Qualquer Variavel para definir alguma coisa (EX:. Tiro)
2º- Tente Fazer um Sistema que o Objeto Verifique a var e faça uma ação
3º- Junte a Aula 1 Com essa, e faça um Sistema que Quiser ;)... mais que seja util para algum estilo de jogo
COMENTE SOBRE A AULA E DEIXE SEU COMENTÁRIO SE GOSTOU OU NÃO
FALE OQ VC ACHA QUE DEVE MELHORAR
RECLAME, DE SUGESTÃO É SEU DIREITO
Bem Essa Foi A Segunda Aula
Já Calculava que Ela Iria Ser Complicada Assim Mesmo
Mas Mesmo Assim... Com Dedicação Você Aprenderá Mais
AGRADEÇO PELA COLABORAÇÃO DE TODOS
Té + Pessoal
Espero que Gostem
(SEM ENGINE DA AULA - POR NÃO PRECISAR)
Re: Aula 2 - Aprendendo Mais Sobre Script
Muito bom,vai ajudar muito o pessoal.
Eta se tivesse aula boa assim no meu
tempo...
Eta se tivesse aula boa assim no meu
tempo...
BackGround- Data de inscrição : 24/04/2010
Reputação : 2
Número de Mensagens : 570
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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Re: Aula 2 - Aprendendo Mais Sobre Script
BackGround escreveu:Muito bom,vai ajudar muito o pessoal.
Eta se tivesse aula boa assim no meu
tempo...
q bom que tenha gostado
No Seu Tempo... Como Assim??? ahsuash XD... ZUA
FLWS Té +
Re: Aula 2 - Aprendendo Mais Sobre Script
ótima aula Kevin, é um texto daquele tipo que dá vontade de ler. Porque eu por exemplo, já sabia dessas coisas, mas mesmo assim li, você é bom pra chamar a atenção do leitor! xD
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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Re: Aula 2 - Aprendendo Mais Sobre Script
souzalucasjose escreveu:ótima aula Kevin, é um texto daquele tipo que dá vontade de ler. Porque eu por exemplo, já sabia dessas coisas, mas mesmo assim li, você é bom pra chamar a atenção do leitor! xD
VLW ... q bom que gostou XP
é... então peguei conceitos básicos na aula 1 e 2... agora apartir dessa aula começara a parte boa
ensinarei a criar estilos de jogos
Bem é isso
Flws e vlw pelo comentário
Re: Aula 2 - Aprendendo Mais Sobre Script
Nem acredito! =D Muito bom o tuto... Vou aprender bastante...
E tem mais uma coisa consagrada cara... Num Sei se vc percebeu... Mas vc atingiu sua mensagem de número 1000! Pode contar... Ajeita sua assinatura
Só reafirmando... Muito bom o tutorial hein! *Que apareça um teclado milagroso ae pra vc... quero ver o tuto 3*
E tem mais uma coisa consagrada cara... Num Sei se vc percebeu... Mas vc atingiu sua mensagem de número 1000! Pode contar... Ajeita sua assinatura
Só reafirmando... Muito bom o tutorial hein! *Que apareça um teclado milagroso ae pra vc... quero ver o tuto 3*
Dancity- Games Ranking :
Notas recebidas : A
Data de inscrição : 11/01/2009
Reputação : 8
Número de Mensagens : 1340
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Aula 2 - Aprendendo Mais Sobre Script
Aew to na espera do 3,parece que vai
ser bom.
Não nos decepcione!
ser bom.
Não nos decepcione!
BackGround- Data de inscrição : 24/04/2010
Reputação : 2
Número de Mensagens : 570
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Aula 2 - Aprendendo Mais Sobre Script
Dancity escreveu:Nem acredito! =D Muito bom o tuto... Vou aprender bastante...
E tem mais uma coisa consagrada cara... Num Sei se vc percebeu... Mas vc atingiu sua mensagem de número 1000! Pode contar... Ajeita sua assinatura
Só reafirmando... Muito bom o tutorial hein! *Que apareça um teclado milagroso ae pra vc... quero ver o tuto 3*
é mermo Dancity :S... Arrumado a Minha Assinatura XD
bem... preciso urgentemente de um teclado Milagroso
e que maravilha que gostou da aula
té
BackGround escreveu:Aew to na espera do 3,parece que vai
ser bom.
Não nos decepcione!
hehe... a 3 pode demorar um pouco à acontecer :/
como visto na assinatura (na minha) só continuarei assim que conseguir um teclado melhor :S... mais logo esta por vir
e tentarei não descepcionar vcs .. XD
explicarei o Básico Dos Estilos de Jogos... e... Podem Vir Novidades nos Estilos das Minhas Aulas
Aguardem
TÉ +
Re: Aula 2 - Aprendendo Mais Sobre Script
Fico bem legal cara vo espera a 3ª aula hein.
Oscarlos Show- Games Ranking :
Notas recebidas : C,E
Data de inscrição : 08/11/2010
Reputação : -4
Número de Mensagens : 372
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Aula 2 - Aprendendo Mais Sobre Script
Marceloow escreveu:Fico bem legal cara vo espera a 3ª aula hein.
hehe.. e pelo incrivel que pareça já existe a aula 3 também ;)
mais por inquanto só tem essas 3 aulas
lá vai o link:
Aula 3 - puzzle - sokoban -modo 1
VLW cara... e bom aprendizado ;)
e espero que goste da aula 3 também
té+
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