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Tutorial - Movimentação em plataforma
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Re: Tutorial - Movimentação em plataforma
carlosh99
[...]então eu quero saber como mudar a velocidade da sprite...
Use o comando image_speed e defina a velocidade que você quer (por número decimal). Um exemplo de velocidade que eu uso é 0.5, então ficaria image_speed=0.5. Você pode utilizar esse comando no evento Create (Clique no botão Add Event o Create, que tem uma lâmpada em cima), selecione executando um código (nas propriedades do objeto, clicar na aba control e logo arrastar o bloco de texto para o lado, onde você verá escrito Actions) e adicione o código no bloco aberto.
[...]como fazer para voltar para a sprite do player parado.
Você deverá ter a sprite do seu player parado e usar o código image_index=nome do sprite do player parado no evento que você quer que troque de sprite.
[...]então eu quero saber como mudar a velocidade da sprite...
Use o comando image_speed e defina a velocidade que você quer (por número decimal). Um exemplo de velocidade que eu uso é 0.5, então ficaria image_speed=0.5. Você pode utilizar esse comando no evento Create (Clique no botão Add Event o Create, que tem uma lâmpada em cima), selecione executando um código (nas propriedades do objeto, clicar na aba control e logo arrastar o bloco de texto para o lado, onde você verá escrito Actions) e adicione o código no bloco aberto.
[...]como fazer para voltar para a sprite do player parado.
Você deverá ter a sprite do seu player parado e usar o código image_index=nome do sprite do player parado no evento que você quer que troque de sprite.
Re: Tutorial - Movimentação em plataforma
A velocidade da sprite deu certo, vlw! =D
Mas para voltar para sprite do player parado deu errado, o player continuou na sprite de andar esquerda/direita.
Eu coloquei o código do Step assim:
Mas para voltar para sprite do player parado deu errado, o player continuou na sprite de andar esquerda/direita.
Eu coloquei o código do Step assim:
- Código:
if place_free(x,y+2){gravity=1}
else
gravity=0
if keyboard_check(vk_right)
{if place_free(x+5,y){x+=5}
sprite_index=Player_right}
if keyboard_check(vk_left)
{if place_free(x-5,y){x-=5}
sprite_index=Player_left}
if keyboard_check_pressed(vk_up)
{if!place_free(x,y+2){vspeed=-16}}
if keyboard_check_released(vk_right)
{speed=0
image_index=Player_stop_right}
if keyboard_check_released(vk_left)
{speed=0
image_index=Player_stop_left}
Re: Tutorial - Movimentação em plataforma
Acho que deixar os sprites em letra minúscula funciona...(na pasta sprites e também no code).carlosh99 escreveu:A velocidade da sprite deu certo, vlw! =D
Mas para voltar para sprite do player parado deu errado, o player continuou na sprite de andar esquerda/direita.
Eu coloquei o código do Step assim:Eu tenho que criar um evento de Key_released pra dar certo? Se não o que?
- Código:
if place_free(x,y+2){gravity=1}
else
gravity=0
if keyboard_check(vk_right)
{if place_free(x+5,y){x+=5}
sprite_index=Player_right}
if keyboard_check(vk_left)
{if place_free(x-5,y){x-=5}
sprite_index=Player_left}
if keyboard_check_pressed(vk_up)
{if!place_free(x,y+2){vspeed=-16}}
if keyboard_check_released(vk_right)
{speed=0
image_index=Player_stop_right}
if keyboard_check_released(vk_left)
{speed=0
image_index=Player_stop_left}
Re: Tutorial - Movimentação em plataforma
Eu já consegui fazendo o evento Key released Left/Right sem código, arrastando, vlw a ajuda de todos, muito bom o tutorial! =D
Re: Tutorial - Movimentação em plataforma
vallew aii man'n
Editado por Joton
Não reviva tópicos ao menos que seja uma pergunta construtiva
Editado por Joton
Não reviva tópicos ao menos que seja uma pergunta construtiva
lehzinhaa- Data de inscrição : 16/11/2011
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Re: Tutorial - Movimentação em plataforma
Suadao escreveu:Tutorial
Movimentação em plataforma
Bem, eu sei que já devem existir muitos tutoriais dizendo à respeito de movimentação em plataforma, mas pra tomar tempo e ajudar os iniciantes, decidi criar esse novo. Dificuldade iniciante. Estou usando o GM8 PRO, mas creio que funcione em outras versões.
Desenvolvimento
Primeiramente, deveremos criar a nossa gravidade, para isso abra o objeto do personagem, crie um evento Step e coloque o seguinte código:
- Código:
if place_free(x,y+2){gravity=1} //Se estiver livre de colisões 2 pixels abaixo, a gravidade será 1
else //senão
gravity=0 //a gravidade será 0
Agora sim começaremos a movimentação, primeiramente faremos o personagem andar para a direita caso a tecla "direita" seja pressionada, para isso abra novamente nosso código do Step do objeto do personagem, e adicione o seguinte:
- Código:
if keyboard_check(vk_right) //Se a tecla direita for pressionada
{if place_free(x+5,y){x+=5} //e se estiver livre de colisões 5 pixels a frente, andará 5 pixels para frente.
image_xscale=1} //e o sprite olhará para a direita
Agora faremos com que o personagem andar para a esquerda caso a tecla "esquerda" seja pressionada, para isso adicione isso ao código do Step do nosso personagem:
- Código:
if keyboard_check(vk_left) //Se a tecla esquerda for pressionada
{if place_free(x-5,y){x-=5} //e se estiver livre de colisões 5 pixels atras, voltará 5 pixels.
image_xscale=-1} //e o sprite olhará para a esquerda
Pronto, agora nosso personagem já anda para a direita e esquerda, agora faremos com que nosso personagem pule, para isso adicione isso ao código Step do nosso personagem:
- Código:
if keyboard_check_pressed(vk_up) //Se a tecla cima for pressionada
{if!place_free(x,y+2){vspeed=-12}} //e se não estiver livre de colisões 2 pixels abaixo, a velocidade vertical irá ser -12, ou seja, ele pulará.
Nossa movimentação está feita! Agora para o personagem não passar pelos blocos, no objeto do bloco marque a opção "Solid" e no objeto do personagem, no evento Collision>objeto do bloco adicione o código:
- Código:
move_contact_solid(direction,12)
speed=0
Observação: Não se esqueçam de colocar a Origin do sprite do personagem como Center.Engine
Caso não tenha conseguindo fazer algo, baixe a engine: Download (Clique)
mano quase deu certo mais meu boneco corre sozinho pra direita e qundo ele pula que encosta na plataforma de novo ele some!!!
foi so isso q deu erra do fora isso tudo certo valew
me ajudem ai ein!!!
Editado por LCS: Não faça posts duplos, se quiser escrever mais alguma coisa no post use o botão "EDITAR".
Alertado!
O post posterior foi apagdo e colocado nesse mesmo post.
Editado por saim: deixe as perguntas para a seção de perguntas e respostas. Você pode usar um link para indicar qual tutorial você está seguindo e que não está funcionando. Se quiser direcionar a pergunta para o criador do tutorial, use uma MP.
novinhouzik- Data de inscrição : 02/03/2012
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