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Usando Time Lines
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Markituh
12 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Usando Time Lines
Nome: Usando Time Lines
Descrição: Como usar Time Lines
Nível de dificuldade: iniciante, mediano
Requerimentos: GM
Desenvolvimento:
Aloha! Hoje irei mostrar-vos como usar Time Lines em seus projetos. Se pode usar Time Lines para fazer diversas coisas,como: Tempo para transformação,fazer um objeto piscar,mudar o texto de algo,etc. Aqui mostrarei como usa-las para digitar "Eu te amo":
Crie uma Time Line,renomei-a a seu gosto(ou não a renomei-e) e vamos começar a programar. Nesta,estaremos utilizando um esquema de 3 em 3 steps. Clique em Add,mude o valor de "Indicate the moment" para 3.
Com o step 3 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
Com o step 6 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
Com o step 9 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
Com o step 12 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
Com o step 15 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
Com o step 18 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
Com o step 21 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
Com o step 24 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
Com o step 27 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
Dê ok e pronto. Agora vamos criar o objeto que interpretará essa Time Line(e é ele também que vai declarar a variável "global.texto")
No Create deste objeto:
Adicione o código
Em Timeline coloque a sua timeline e em Position coloque 0,para poder ficar na posição inicial.
Adicione um evento Draw ao objeto e coloque o código:
Download do exemplo: http://www.4shared.com/file/Z-MKmAKE/timeline.html
Espero ter ajudado a todos,
~Markituh
Descrição: Como usar Time Lines
Nível de dificuldade: iniciante, mediano
Requerimentos: GM
Desenvolvimento:
Aloha! Hoje irei mostrar-vos como usar Time Lines em seus projetos. Se pode usar Time Lines para fazer diversas coisas,como: Tempo para transformação,fazer um objeto piscar,mudar o texto de algo,etc. Aqui mostrarei como usa-las para digitar "Eu te amo":
Crie uma Time Line,renomei-a a seu gosto(ou não a renomei-e) e vamos começar a programar. Nesta,estaremos utilizando um esquema de 3 em 3 steps. Clique em Add,mude o valor de "Indicate the moment" para 3.
Com o step 3 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
- Código:
global.texto+="E"
Com o step 6 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
- Código:
global.texto+="u"
Com o step 9 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
- Código:
global.texto+=" "
Com o step 12 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
- Código:
global.texto+="t"
Com o step 15 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
- Código:
global.texto+="e"
Com o step 18 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
- Código:
global.texto+=" "
Com o step 21 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
- Código:
global.texto+="a"
Com o step 24 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
- Código:
global.texto+="m"
Com o step 27 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
- Código:
global.texto+="o"
Dê ok e pronto. Agora vamos criar o objeto que interpretará essa Time Line(e é ele também que vai declarar a variável "global.texto")
No Create deste objeto:
Adicione o código
- Código:
global.texto=""
Em Timeline coloque a sua timeline e em Position coloque 0,para poder ficar na posição inicial.
Adicione um evento Draw ao objeto e coloque o código:
- Código:
draw_text(x,y,global.texto)
Download do exemplo: http://www.4shared.com/file/Z-MKmAKE/timeline.html
Espero ter ajudado a todos,
~Markituh
Última edição por Markituh em Sex 04 Jun 2010, 21:16, editado 2 vez(es)
Markituh- Games Ranking :
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Re: Usando Time Lines
bom..explicou bem explicadinho...
apesar de que tem outras formas de encrever texto por letra, mais tá bom xD
apesar de que tem outras formas de encrever texto por letra, mais tá bom xD
Re: Usando Time Lines
Obrigado. Foi só uma forma básica de usar Time Lines
Markituh- Games Ranking :
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Re: Usando Time Lines
aagora eu entendi o pra q serve time lines,cara se eu soubesse antes facilitaria muito nas minhas criações com o gm.
Pliavi- Data de inscrição : 03/04/2010
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Re: Usando Time Lines
bom tutorial. mas eu ainda não entendi por que eu usaria time lines... :|
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Re: Usando Time Lines
o tutorial ficou bem facil de entender
vai ajudar quem é iniciante nessa parte
se eu nao me engano, esse efeito acontece em menos de um segundo ne?
vai ajudar quem é iniciante nessa parte
se eu nao me engano, esse efeito acontece em menos de um segundo ne?
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Usando Time Lines
a tá! agora eu sei como fazem as letras virem devagar.
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Re: Usando Time Lines
Belo tutorial, vai ajudar muitas pessoas. Você pegou o foco em um assunto em que muitos tem dúvidas.
Ah, uma sugestão, seria bom no final do seu tutorial, você colocar como se fosse um exemplo para download.
Ah, uma sugestão, seria bom no final do seu tutorial, você colocar como se fosse um exemplo para download.
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
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Re: Usando Time Lines
Valeu. Boa idéia,vou arrumar aqui e colocar o exemplo.souzalucasjose escreveu:Belo tutorial, vai ajudar muitas pessoas. Você pegou o foco em um assunto em que muitos tem dúvidas.
Ah, uma sugestão, seria bom no final do seu tutorial, você colocar como se fosse um exemplo para download.
Sim,é isso. Coloquei de 3 em 3 steps porque dá realmente um efeito letra por letra.Pedro Henrique escreveu:se eu nao me engano, esse efeito acontece em menos de um segundo ne?
Você usaria Time Lines para contruir ações que podem ser realizadas a cada X stepsLucas Luinar escreveu:bom tutorial. mas eu ainda não entendi por que eu usaria time lines...
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Re: Usando Time Lines
tá optimo o tuto, eu tbm nunca tinha descoberto o k eram as timelines
afonso_silva- Data de inscrição : 29/05/2010
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Re: Usando Time Lines
Que bom que agora você já sabe o que é e como usar uma Time Line.
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Re: Usando Time Lines
gostei do tutorial a unica coisa em que eu não sabia mecher no game maker eram as time lines.
Re: Usando Time Lines
as time lines servem para fazer animação ou fazer IA de algun's obj's tbem...
e tbem subistituir paths
tipo.. se vc bota Step 3 a ação move x = 3 y = 0 e no step 10 move x=0 e y=3
ele vai andar pro lado e depois de um tempo parar e ir para baixo... (claro q podem ser muito mais avançados.... mas eu crio mtus games com isso mentira
Bem... eu só queriam q vcs me explicassem (Aproveitando o tópic)
quanto vale um STEP !?
e tbem subistituir paths
tipo.. se vc bota Step 3 a ação move x = 3 y = 0 e no step 10 move x=0 e y=3
ele vai andar pro lado e depois de um tempo parar e ir para baixo... (claro q podem ser muito mais avançados.... mas eu crio mtus games com isso mentira
Bem... eu só queriam q vcs me explicassem (Aproveitando o tópic)
quanto vale um STEP !?
uriel.56- Data de inscrição : 13/02/2010
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Re: Usando Time Lines
esplica melhor n entendi nada
jharik- Data de inscrição : 19/03/2012
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Re: Usando Time Lines
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