GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problemas com a caixa de diálogo, ela é pequena e as letras não cabem dentro
por Rukasu777 Ontem à(s) 18:10

» Problemas com particulas
por RastaMaan Dom 12 maio 2024, 17:03

» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42


sprite segura solta ou atira para frente ou para cima

2 participantes

Ir para baixo

sprite segura solta ou atira para frente ou para cima Empty sprite segura solta ou atira para frente ou para cima

Mensagem por mika Seg 17 maio 2010, 01:20

(MILENA)ois tenho uma duvida que me deixou dia inteiro em casa , to fazendo jogo mario , queria saber como faço ele pergar objeto e depois soltar e como topico diz fazer outras funcoes, agradeço.! Question ❤
avatar
mika

Games Ranking : Nota E

Data de inscrição : 02/05/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 72
Prêmios : sprite segura solta ou atira para frente ou para cima Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

sprite segura solta ou atira para frente ou para cima Empty Re: sprite segura solta ou atira para frente ou para cima

Mensagem por RodrigoM. Seg 17 maio 2010, 02:24

Bem, segue meu raciocino:

No objeto casca coloca na colisão com o mario:
x := obj_mario.x
y := obj_mario.y

se ficar muito perto configura no X e Y, exemplo:
para ficar mais longe:
x := obj_mario.x-4
mais perto do mario:
x := obj_mario.x +4

mais alto:
y := obj_mario.y-4
mais baixo:
y := obj_mario.y+4
configure como agradar vocês.

se vocÊ tem o sprite do mario com a casca, ai você tem inúmeras maneiras de fazer isso, uma delas é você destroir o objeto quando colidir com o mario e mudar a sprite do mario com o casco na mão,e depois quando jogar o casco, atribuir uma variavel para a animação do casco 'andando' e mudar a sprite do mario.

Exemplo:

Para começar você vai ter que em vez de coloca uma variavel substituindo a sprite do mario andando, em vez da sprite propriamente dita.

Ex:
create:
Código:

Casca := 2
global.sprite_marioup := sua_sprite_mario_andando_CIma
global.sprite_mariodown := sua_sprite_mario_andando_baixo
global.sprite_marioleft := sua_sprite_mario_andando_left
global.sprite_marioright := sua_sprite_mario_andando_Direita
step:
Código:

sprite_index := global.sprite_marioright
ou
sprite_index := global.sprite_marioleft

if Casca := 0 {
global.sprite_marioright := mario_com_a_casca
}
ai muda as variaveis global que representa os sprites para as sprites com a casca
if Casca := 1 {
if keyboard_check_pressed(vk_up){
obj_casca.y -= 5
global.sprite_marioup := sprite_dele_original
e assim por diante}
f keyboard_check_pressed(vk_left){
obj_casca.x -= 5 }
f keyboard_check_pressed(vk_right){
obj_casca.x += 5}
}

ai configura como agradar.
ai coloca na colisão com a casca:
Código:

if keyboard_check_pressed(ord("R") {
if Casca := 1 then Casca := 0;
else
{if Casca := 0 then Casca := 1}


ai no objeto casca coloca no outside view:
obj_mario.Casca := 2

ou no step:
if self.x or sprite_index > view_width[1] then Casca := 2
e assim por diante.

Deve ter ficado uma bagunça, mais to meio que com pressa, tenho que ir trabalhar cedo hoje ainda! DD:

mais se você não entender nada, ou tiver alguma duvida, eu ficarei feliz em responde-la.
avatar
RodrigoM.

Data de inscrição : 06/08/2009
Reputação : 5
Número de Mensagens : 569
Prêmios : sprite segura solta ou atira para frente ou para cima Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos