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Jogo de PUZZLE DAS BOLINHAS estou tento problemas podem me ajudar????
3 participantes
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Jogo de PUZZLE DAS BOLINHAS estou tento problemas podem me ajudar????
Bem pessoal estou com duvida no meu POZZLE quando um certo tipo de de bolinhas estiverem juntas como por exenplo:
3 bolinhas vermelhas juntas. Se tiverem colidindo então elas somem.
Alguem pode me ajudar?
3 bolinhas vermelhas juntas. Se tiverem colidindo então elas somem.
Alguem pode me ajudar?
Darkmydoom- Data de inscrição : 15/02/2010
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Re: Jogo de PUZZLE DAS BOLINHAS estou tento problemas podem me ajudar????
poe para quando uma colidir com a outra as duas ficam com uma variavel qualquer ativada ex:
e se colidir com uma que tenha colide=1; destroy ambas
- Código:
colide=1
e se colidir com uma que tenha colide=1; destroy ambas
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Re: Jogo de PUZZLE DAS BOLINHAS estou tento problemas podem me ajudar????
O problema é que quando duas estao colidindo, as duas vao ter colide=1, logo pela sua propria logica, deverão ser destruidas.
A maneira que eu sei que esses jogos fazem (mas eles nao são programados em Game Maker né) é tratar a tela inteira como uma matriz bidimensional, e a cada jogada eles verificam a matriz inteira para ver se existe alguma ocorrencia que deva desaparecer as bolas, e depois move as outras bolas da forma correspondente.
Essa seria a maneira mais correta de fazer. Você pode fazer por meio de colisão se quiser, mas pode dar problemas.
Você pode fazer o exemplo acima, mas ter uma variavel anterior a essa, que diz se a bolinha ta "sendo movida" ainda... dai qdo ela encostar em alguem, verificar se o cara que encostou é da mesma cor e colide 1. Se for, destroi todo mundo, se nao for, muda o status dela pa "nao esta sendo mais voida", e coloca o colide dela pra 1.
Assim você só deve destruir as bolinhas caso alguma que ainda esteja sendo movida toque nas outras. Elas nao devem ser destruidas se estiverem sendo tocadas apenas por bolinhas ja "paradas" no campo.
Mas fazer por matriz é mais correto e menos suscetível a erro.
A maneira que eu sei que esses jogos fazem (mas eles nao são programados em Game Maker né) é tratar a tela inteira como uma matriz bidimensional, e a cada jogada eles verificam a matriz inteira para ver se existe alguma ocorrencia que deva desaparecer as bolas, e depois move as outras bolas da forma correspondente.
Essa seria a maneira mais correta de fazer. Você pode fazer por meio de colisão se quiser, mas pode dar problemas.
Você pode fazer o exemplo acima, mas ter uma variavel anterior a essa, que diz se a bolinha ta "sendo movida" ainda... dai qdo ela encostar em alguem, verificar se o cara que encostou é da mesma cor e colide 1. Se for, destroi todo mundo, se nao for, muda o status dela pa "nao esta sendo mais voida", e coloca o colide dela pra 1.
Assim você só deve destruir as bolinhas caso alguma que ainda esteja sendo movida toque nas outras. Elas nao devem ser destruidas se estiverem sendo tocadas apenas por bolinhas ja "paradas" no campo.
Mas fazer por matriz é mais correto e menos suscetível a erro.
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