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por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
por favor preciso de ajuda não sei fazer uma coisinha
4 participantes
Página 1 de 1
por favor preciso de ajuda não sei fazer uma coisinha
olha eu tô fazendo um jogo e os objetos e sprites e tudo tava quase pronto só faltava terminar as rooms
eu tinha feito uma daquelas parada de salvar/carregar jogo
quando a pessoa tecla enter salva o jogo e no menu principal quando clica em continuar continua o jogo
eu fui testar (eu ainda não terminei as rooms, só fiz o menu e 7 fases até agora), mas voltando ao assunto, eu fui testar e descobri um problema terrível
quando a pessoa clica em continuar a pessoa continua justo no lugar onde parou mas continua a música do menu
a música do menu não deveria continuar, deveria voltar a música da faze mas não tem jeito
eu tentei fazer isso:
no create do objeto continue (o que quando clica continua) eu coloquei:
global.continua = false;
daí no evento mouse
global.continua = true;
e no objeto player eu coloquei:
if global.continua = true
{
room_restart();
global.continua = false;
}
mas daí o problema continuou, pois quando se continua um jogo os objetos não são criados, continuam apenas
daí eu tentei tirar o código do player do create e colocar no step (mesmo que vai pesar o jogo) mas dá erro
fala que a variável global.continua não existe
mas a po*** na variável existe sim
só não sei porque não aceita
podem me ajudar?
ps.: não tem coisa que dá mais raiva que o GM fazendo isso... dá vontade de quebrar o pc todo po
eu tinha feito uma daquelas parada de salvar/carregar jogo
quando a pessoa tecla enter salva o jogo e no menu principal quando clica em continuar continua o jogo
eu fui testar (eu ainda não terminei as rooms, só fiz o menu e 7 fases até agora), mas voltando ao assunto, eu fui testar e descobri um problema terrível
quando a pessoa clica em continuar a pessoa continua justo no lugar onde parou mas continua a música do menu
a música do menu não deveria continuar, deveria voltar a música da faze mas não tem jeito
eu tentei fazer isso:
no create do objeto continue (o que quando clica continua) eu coloquei:
global.continua = false;
daí no evento mouse
global.continua = true;
e no objeto player eu coloquei:
if global.continua = true
{
room_restart();
global.continua = false;
}
mas daí o problema continuou, pois quando se continua um jogo os objetos não são criados, continuam apenas
daí eu tentei tirar o código do player do create e colocar no step (mesmo que vai pesar o jogo) mas dá erro
fala que a variável global.continua não existe
mas a po*** na variável existe sim
só não sei porque não aceita
podem me ajudar?
ps.: não tem coisa que dá mais raiva que o GM fazendo isso... dá vontade de quebrar o pc todo po
Re: por favor preciso de ajuda não sei fazer uma coisinha
Henrique_GJ escreveu:
daí eu tentei tirar o código do player do create e colocar no step (mesmo que vai pesar o jogo) mas dá erro
fala que a variável global.continua não existe
mas a po*** na variável existe sim
só não sei porque não aceita
podem me ajudar?
ps.: não tem coisa que dá mais raiva que o GM fazendo isso... dá vontade de quebrar o pc todo po
antes de alterar uma variante voce tem que criar ela
Re: por favor preciso de ajuda não sei fazer uma coisinha
Coloca no evento de clicar no continuar para que o som do menu pare e comece da room salva.
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
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Re: por favor preciso de ajuda não sei fazer uma coisinha
No botão que faz continuar o jogo coloca isso:
Ele não irá iniciar do ponto que parou mas é o único jeito que dá para fazer no GM sem uso de DLLs.
- Código:
{
sound_stop(musica_menu);
sound_play(musica_jogo);
}
Ele não irá iniciar do ponto que parou mas é o único jeito que dá para fazer no GM sem uso de DLLs.
Re: por favor preciso de ajuda não sei fazer uma coisinha
mas cada faze toca uma música diferente
na faze 1 toca a música1
na faze 2 toca a música2
na faze 3 toca a música3
na faze 4 toca a música1
e assim por diante, teria que vewrificar pra que room ele vai e eu não sei se tem como fazer isso
ou, se tiver um jeito de salvar uma variável, eu salvava a variável room e no botão continue eu colocava room_goto(room) entendeu? mas eu não sei como salva variável mas tem uma forma mais simples com certeza
na faze 1 toca a música1
na faze 2 toca a música2
na faze 3 toca a música3
na faze 4 toca a música1
e assim por diante, teria que vewrificar pra que room ele vai e eu não sei se tem como fazer isso
ou, se tiver um jeito de salvar uma variável, eu salvava a variável room e no botão continue eu colocava room_goto(room) entendeu? mas eu não sei como salva variável mas tem uma forma mais simples com certeza
Re: por favor preciso de ajuda não sei fazer uma coisinha
Então tenta fazer assim, cria um objeto controle que NÃO deve ser persistente e ponha no create dele:
if room = fase_1
sound_play(nome do som;
if room = fase_2
sound_play(nome do som);
if room = fase_3
sound_play( nome do som);
E não esqueça de colocar esse objeto em todas as rooms, até no menu se quiser, é só modificar o código acima conforme as fases e suas respectivas músicas. Espero que funcione.
if room = fase_1
sound_play(nome do som;
if room = fase_2
sound_play(nome do som);
if room = fase_3
sound_play( nome do som);
E não esqueça de colocar esse objeto em todas as rooms, até no menu se quiser, é só modificar o código acima conforme as fases e suas respectivas músicas. Espero que funcione.
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Re: por favor preciso de ajuda não sei fazer uma coisinha
disso eu sei cara, mas o problema é que quando um jogo é carregado, os objetos não são criados, apenas continuam do jeito que parou entendeu?
por acaso existe alguma forma de se verificar se um som está sendo tocado?
tipo, eu tentei usar o código if sound_exists(snd_fase1) { sound_play(...) } mas não deu certo esse código não é pra isso
tem como verificar se um som está sendo tocado então?
por acaso existe alguma forma de se verificar se um som está sendo tocado?
tipo, eu tentei usar o código if sound_exists(snd_fase1) { sound_play(...) } mas não deu certo esse código não é pra isso
tem como verificar se um som está sendo tocado então?
Re: por favor preciso de ajuda não sei fazer uma coisinha
Henrique_GJ escreveu:disso eu sei cara, mas o problema é que quando um jogo é carregado, os objetos não são criados, apenas continuam do jeito que parou entendeu?
por acaso existe alguma forma de se verificar se um som está sendo tocado?
tipo, eu tentei usar o código if sound_exists(snd_fase1) { sound_play(...) } mas não deu certo esse código não é pra isso
tem como verificar se um som está sendo tocado então?
Existe sound_isplaying .
Re: por favor preciso de ajuda não sei fazer uma coisinha
Sim tem como verificar, com o código:
if sound_isplaying(nome do som);
if sound_isplaying(nome do som);
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Re: por favor preciso de ajuda não sei fazer uma coisinha
vlw!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! muito obrigadoooo
isso não é flood só quero dizer que estou agradecido ok moderadores?
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