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por favor preciso de ajuda não sei fazer uma coisinha

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Mensagem por Henrique_GJ Sáb 08 maio 2010, 18:07

olha eu tô fazendo um jogo e os objetos e sprites e tudo tava quase pronto só faltava terminar as rooms

eu tinha feito uma daquelas parada de salvar/carregar jogo

quando a pessoa tecla enter salva o jogo e no menu principal quando clica em continuar continua o jogo

eu fui testar (eu ainda não terminei as rooms, só fiz o menu e 7 fases até agora), mas voltando ao assunto, eu fui testar e descobri um problema terrível

quando a pessoa clica em continuar a pessoa continua justo no lugar onde parou mas continua a música do menu

a música do menu não deveria continuar, deveria voltar a música da faze mas não tem jeito




eu tentei fazer isso:

no create do objeto continue (o que quando clica continua) eu coloquei:

global.continua = false;

daí no evento mouse

global.continua = true;

e no objeto player eu coloquei:

if global.continua = true
{
room_restart();
global.continua = false;
}


mas daí o problema continuou, pois quando se continua um jogo os objetos não são criados, continuam apenas


daí eu tentei tirar o código do player do create e colocar no step (mesmo que vai pesar o jogo) mas dá erro

fala que a variável global.continua não existe

mas a po*** na variável existe sim

só não sei porque não aceita

podem me ajudar?


ps.: não tem coisa que dá mais raiva que o GM fazendo isso... dá vontade de quebrar o pc todo Mad po
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Mensagem por gambit Sáb 08 maio 2010, 18:43

Henrique_GJ escreveu:

daí eu tentei tirar o código do player do create e colocar no step (mesmo que vai pesar o jogo) mas dá erro

fala que a variável global.continua não existe

mas a po*** na variável existe sim

só não sei porque não aceita

podem me ajudar?

ps.: não tem coisa que dá mais raiva que o GM fazendo isso... dá vontade de quebrar o pc todo Mad po

antes de alterar uma variante voce tem que criar ela
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Mensagem por fonetico Sáb 08 maio 2010, 18:56

Coloca no evento de clicar no continuar para que o som do menu pare e comece da room salva.
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Mensagem por Cainã Sáb 08 maio 2010, 18:57

No botão que faz continuar o jogo coloca isso:

Código:
{
sound_stop(musica_menu);

sound_play(musica_jogo);
}

Ele não irá iniciar do ponto que parou mas é o único jeito que dá para fazer no GM sem uso de DLLs.
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Mensagem por Henrique_GJ Sáb 08 maio 2010, 19:07

mas cada faze toca uma música diferente

na faze 1 toca a música1
na faze 2 toca a música2
na faze 3 toca a música3
na faze 4 toca a música1

e assim por diante, teria que vewrificar pra que room ele vai e eu não sei se tem como fazer isso

ou, se tiver um jeito de salvar uma variável, eu salvava a variável room e no botão continue eu colocava room_goto(room) entendeu? mas eu não sei como salva variável mas tem uma forma mais simples com certeza
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Mensagem por fonetico Sáb 08 maio 2010, 19:11

Então tenta fazer assim, cria um objeto controle que NÃO deve ser persistente e ponha no create dele:

if room = fase_1
sound_play(nome do som;
if room = fase_2
sound_play(nome do som);
if room = fase_3
sound_play( nome do som);


E não esqueça de colocar esse objeto em todas as rooms, até no menu se quiser, é só modificar o código acima conforme as fases e suas respectivas músicas. Espero que funcione.
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Mensagem por Henrique_GJ Sáb 08 maio 2010, 19:18

disso eu sei cara, mas o problema é que quando um jogo é carregado, os objetos não são criados, apenas continuam do jeito que parou entendeu?

por acaso existe alguma forma de se verificar se um som está sendo tocado?

tipo, eu tentei usar o código if sound_exists(snd_fase1) { sound_play(...) } mas não deu certo esse código não é pra isso

tem como verificar se um som está sendo tocado então?
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Mensagem por Cainã Sáb 08 maio 2010, 19:22

Henrique_GJ escreveu:disso eu sei cara, mas o problema é que quando um jogo é carregado, os objetos não são criados, apenas continuam do jeito que parou entendeu?

por acaso existe alguma forma de se verificar se um som está sendo tocado?

tipo, eu tentei usar o código if sound_exists(snd_fase1) { sound_play(...) } mas não deu certo esse código não é pra isso

tem como verificar se um som está sendo tocado então?

Existe sound_isplaying .
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Mensagem por fonetico Sáb 08 maio 2010, 19:22

Sim tem como verificar, com o código:

if sound_isplaying(nome do som);
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Mensagem por Henrique_GJ Sáb 08 maio 2010, 19:25

vlw!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! muito obrigadoooo


isso não é flood só quero dizer que estou agradecido ok moderadores?
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