Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Tem como fazer para que quando o Mário Bros colida com o bloco ele vá para cima e volte ao lugar, ou só em sprites?
4 participantes
Página 1 de 1
Tem como fazer para que quando o Mário Bros colida com o bloco ele vá para cima e volte ao lugar, ou só em sprites?
Tem jeito???? Ah, e também queria saber como fazer a vida saindo do bloco. Se puderem me ajudar, grato
Adriel- Data de inscrição : 18/07/2009
Reputação : 2
Número de Mensagens : 924
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Tem como fazer para que quando o Mário Bros colida com o bloco ele vá para cima e volte ao lugar, ou só em sprites?
Tenta fazer o seguinte:
Para o bloco der um "pulinho" quando for atingido,no CREATE do bloco...
Quando o bloco for atingido...
E no STEP...
E para a vida sair de dentro do bloco sem q ocorram erros de colisão entre a vida e p bloco......
Crie um objeto com a sprite da vida,sem nenhum evento de colisão.Quando o bloco retornar a sua posição inicial ( depois de ter sido atingido ),use o instance_create para q esse objeto surja de dentro do bloco.
No STEP desse objeto....
N testei isso tudo,então talvéz n dê certo de primera.Mas o caminho é por aí!
Espero ter ajudado!!
Para o bloco der um "pulinho" quando for atingido,no CREATE do bloco...
- Código:
INICIAL_Y=y
PULO=false
Quando o bloco for atingido...
- Código:
PULO=true
E no STEP...
- Código:
if PULO=true
vspeed=-5
if y<INICIAL_Y-100
{
PULO=false
vspeed=0
y=INICIAL_Y
}
E para a vida sair de dentro do bloco sem q ocorram erros de colisão entre a vida e p bloco......
Crie um objeto com a sprite da vida,sem nenhum evento de colisão.Quando o bloco retornar a sua posição inicial ( depois de ter sido atingido ),use o instance_create para q esse objeto surja de dentro do bloco.
No STEP desse objeto....
- Código:
vspeed=-1
if not collision_point(x,y+sprite_height/2,obj_bloco,0,0)
{
instance_create(x,y,obj_vida)
instance_destroy()
}
N testei isso tudo,então talvéz n dê certo de primera.Mas o caminho é por aí!
Espero ter ajudado!!
SIGILOSO- Games Ranking :
Notas recebidas : A+A+A+A+A+A+A
Data de inscrição : 06/06/2009
Reputação : 39
Número de Mensagens : 2267
Prêmios :
x 0 x 2 x 0
x 4 x 2 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: Tem como fazer para que quando o Mário Bros colida com o bloco ele vá para cima e volte ao lugar, ou só em sprites?
CAra acho que você deveria colocar a sua pergunta no topico e não no titulo dele, Sigiloso, isso vai me ajudar em um projeto meu....
gabrielsch- Games Ranking :
Notas recebidas : D + A + A
Data de inscrição : 06/12/2009
Reputação : 28
Número de Mensagens : 1230
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 0
x 1 x 0 x 0
Re: Tem como fazer para que quando o Mário Bros colida com o bloco ele vá para cima e volte ao lugar, ou só em sprites?
gabrielsch says:
CAra acho que você deveria colocar a sua pergunta no topico e não no titulo dele, Sigiloso, isso vai me ajudar em um projeto meu....
Legal,é bom saber q fui útil! xD
Vlw kara,espero q ajude!
SIGILOSO- Games Ranking :
Notas recebidas : A+A+A+A+A+A+A
Data de inscrição : 06/06/2009
Reputação : 39
Número de Mensagens : 2267
Prêmios :
x 0 x 2 x 0
x 4 x 2 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: Tem como fazer para que quando o Mário Bros colida com o bloco ele vá para cima e volte ao lugar, ou só em sprites?
Cara, deu errado... ele dá um pulo devagarinho e do nada, surge lá embaixo. Vou tentar ajeitar aqui, mas valeu mesmo assim
-------------EDIT------------
Não tem como fazer o bloco voltando p/ baixo não :|? Sem ser ele do nada aparecendo lá!
-------------EDIT------------
Não tem como fazer o bloco voltando p/ baixo não :|? Sem ser ele do nada aparecendo lá!
Adriel- Data de inscrição : 18/07/2009
Reputação : 2
Número de Mensagens : 924
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Tem como fazer para que quando o Mário Bros colida com o bloco ele vá para cima e volte ao lugar, ou só em sprites?
Eu sei fazendo uma animação de sprites.
Adicione um novo sprite e clique em Edit Sprite > File > Create from Strip...
Selecione o arquivo da imagem do bloco.
Aparecerá uma caixinha (Loading a strip image) e configure o image height com o valor que seja a soma do tamanho do bloco mais o quanto ele vai subir.
Exemplo: O bloco tem o tamanho de 32 pixels e ele vai mover 15 pixels para cima então coloque no image height 47.
Agora usando o editor de sprites do gm faça a animação do bloco subindo e descendo.
Após fazer a animação de ok e renomeie o sprite para o nome que quiser (eu coloquei spr_blocosubindo).
Vá no objeto do bloco e coloque na colisao com o mario:
Adicione um novo sprite e clique em Edit Sprite > File > Create from Strip...
Selecione o arquivo da imagem do bloco.
Aparecerá uma caixinha (Loading a strip image) e configure o image height com o valor que seja a soma do tamanho do bloco mais o quanto ele vai subir.
Exemplo: O bloco tem o tamanho de 32 pixels e ele vai mover 15 pixels para cima então coloque no image height 47.
Agora usando o editor de sprites do gm faça a animação do bloco subindo e descendo.
Após fazer a animação de ok e renomeie o sprite para o nome que quiser (eu coloquei spr_blocosubindo).
Vá no objeto do bloco e coloque na colisao com o mario:
- Código:
sprite_index := spr_blocosubindo
- Código:
sprite_index := spr_mario
victor_aco- Data de inscrição : 25/03/2010
Reputação : 2
Número de Mensagens : 666
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Tem como fazer para que quando o Mário Bros colida com o bloco ele vá para cima e volte ao lugar, ou só em sprites?
Aí é fácil, né? Eu perguntei se tem como fazer sem ser sprites!
Adriel- Data de inscrição : 18/07/2009
Reputação : 2
Número de Mensagens : 924
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Tem como fazer para que quando o Mário Bros colida com o bloco ele vá para cima e volte ao lugar, ou só em sprites?
Me desculpe cara mas até agora eu não vi onde você falou sem sprites.
Dei uma olhada no codigo do sigiloso e cheguei a esta conslusão:
Substitua o cógigo do STEP por:
Dei uma olhada no codigo do sigiloso e cheguei a esta conslusão:
Substitua o cógigo do STEP por:
- Código:
if PULO=true
{vspeed=-5}
if y<INICIAL_Y-100
{
PULO=false
vspeed=+5
}
if y=INICIAL_Y {vspeed=0}
victor_aco- Data de inscrição : 25/03/2010
Reputação : 2
Número de Mensagens : 666
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» COMO FAZER PARA QUANDO O MARIO BATER A CABEÇA EMBAIXO DO CUBO COM ? SAIR UM INTEM POR CIMA?
» como fazer para q pontue quando colida com o obj goleira?
» Como fazer para que, quando estiver de frente para uma porta, se apertar a tecla para cima ele entre????
» [Resolvido]Como fazer para só poder atacar quando a arma fica virada para cima...
» [Resolvido]como fazer que quando o objeto vá para cima ele mude de sprite e quando ele caia ele mude para outro sprite ?
» como fazer para q pontue quando colida com o obj goleira?
» Como fazer para que, quando estiver de frente para uma porta, se apertar a tecla para cima ele entre????
» [Resolvido]Como fazer para só poder atacar quando a arma fica virada para cima...
» [Resolvido]como fazer que quando o objeto vá para cima ele mude de sprite e quando ele caia ele mude para outro sprite ?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos