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[RESOLVIDO] Objeto personagem gruda nas laterais dos blocos

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[RESOLVIDO] Objeto personagem gruda nas laterais dos blocos Empty [RESOLVIDO] Objeto personagem gruda nas laterais dos blocos

Mensagem por F. Nizzio Qui 06 maio 2010, 22:30

To iniciando um projeto com o nome provisório de ... esqueci. Mas não importa.
O problema é que quando o personagem pula, tá tudo okay, mas quando ele encosta nas LATERAIS dos blocos(que eu uso para fazer paredes e solos), ele "gruda" lá até voce soltar o botaão. vou escrever aqui todos os poucos codigos do jogo:

Evento: Create
Ação: Execute Code

Código:
parado=true;
andando=false;
nochao=true;
direcao=0;
valocidade=4

Evento: Step
Ação: Execute Code

Código:
if keyboard_check(vk_left)
    {hspeed = -6}
else{
if keyboard_check(vk_right)
    {hspeed = 6}
else{hspeed = 0}}
if keyboard_check_pressed(vk_up) and nochao = true
{
nochao=false
vspeed=-16;
}
if keyboard_check_pressed(vk_up) and vspeed < 0 {vspeed /=2}

if nochao=false
{
sprite_index=Vampiro_pula
}

Ação: Execute Code (2)
Código:
if place_free(x,y+1)
    {gravity = 0.75}
else
    {gravity = 0}

Evento: Colisão com objeto Blocosolo
Ação: Execute Code

Código:
move_contact_solid(direction,8)
nochao=true
vspeed=0
sprite_index = Vampiro

Ação: Execute Code
Código:
if collision_line(0,1,1,64,Blocosolo,true,true) and nochao=false
    { yspeed = 1 }

Por favor, deem dicas. Eu, por alguma razão misteriosa, realmente não quero que quem ta jogando fiquem trapaceando grudando na parede, pulando e grudando mais em cima, assim escalando. Além do mais que fica ruim de pulas quando se está proximo das laterais do bloco.


Última edição por felaobr em Qui 06 maio 2010, 23:09, editado 1 vez(es)
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Mensagem por fonetico Qui 06 maio 2010, 22:34

Esse erro é muito comum entre jogos de plataformas. Na maioria das vezes, o erro está na máscara, tente fazer uma máscara quadrada e desmarque a opção Precise collision checking e não esqueça de aplicar a máscara nas propriedades do objeto. Talvez resolva.
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Mensagem por victor_aco Qui 06 maio 2010, 22:43

Eu recomendo usar esses codigos para andar porque eles verificam se tem algum sólido antes de andar ai voce não precisa usar esse tanto de variável.
STEP:
Código:
if keyboard_check(vk_left) {
if place_free(x-3,y)
{
sprite_index=esquerda;
x-=3;
}
}

if keyboard_check(vk_right) {
if place_free(x+3,y)
{
sprite_index=esquerda;
x+=3;
}
}
if keyboard_check_pressed(vk_up) {
if place_free(x,y+1)=false
{
vspeed=-8;
}
}
Colisão com o solo:
Código:
move_contact_solid(direction,8);
vspeed=0;
sprite_index = Vampiro

Isso já aconteceu comigo mas foi porque eu digitei alguns sinais errados no código acima.
victor_aco
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Mensagem por F. Nizzio Qui 06 maio 2010, 22:51

Souza
Fiz tudo o que você me disse, e chequei para ver se fiz algo de errado. Bem, não deu certo :/

Victor
Obrigado pela dica! mas eu creio que não vai mudar muita coisa. vou dar uma olhada, qualquer coisa eu edito o post aqui.

EDIT: Funfo ae, Victor. Vlw por todas (as duas :S) respostas.
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