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[Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?
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Licht
Yrazonn
Dom.Pedro III
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[Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?
Ola gente!
Como faço um objeto seguir outro objeto sem usar esses eventos(Execute code e Execute script)?
Editado por CyraxX: Topico resolvido.
Trancado.
Se o autor quiser reabrir o tópico envie MP para algum administrador ou moderador.
Como faço um objeto seguir outro objeto sem usar esses eventos(Execute code e Execute script)?
Editado por CyraxX: Topico resolvido.
Trancado.
Se o autor quiser reabrir o tópico envie MP para algum administrador ou moderador.
Dom.Pedro III- Data de inscrição : 14/03/2010
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Re: [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?
mt facil, xD, eu tbm não sei o comando atravez do script, me add no MSN q eu ti falo
yra_santer@hotmail.com
yra_santer@hotmail.com
Yrazonn- Data de inscrição : 04/11/2009
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Re: [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?
Vc poderia postar como aqui tabem pra ajudar o forum
Dom.Pedro III- Data de inscrição : 14/03/2010
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Re: [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?
depende, se é pra ficar sempre do lado do outro é assim:
no objeto que vai seguir o personagem, no step dele põa a ação "jump to position", ai em X você põe, se tiver seguindo um objeto chamado player, "player_x"
e em Y "player_y".
no objeto que vai seguir o personagem, no step dele põa a ação "jump to position", ai em X você põe, se tiver seguindo um objeto chamado player, "player_x"
e em Y "player_y".
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Re: [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?
ERROR in
action number 1
of Step Event
for object Camera:
Error in expression:Peixisculo_parado>_x
position 1: Unknown variable Peixisculo_parado
o que deu errado o que faltou?
action number 1
of Step Event
for object Camera:
Error in expression:Peixisculo_parado>_x
position 1: Unknown variable Peixisculo_parado
o que deu errado o que faltou?
Dom.Pedro III- Data de inscrição : 14/03/2010
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Re: [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?
queis são os nomes dos objetos?
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Re: [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?
o objeto camera tem que seguir esses objetos Peixisculo> e Peixisculo<
Dom.Pedro III- Data de inscrição : 14/03/2010
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Re: [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?
muda o nome deles. põa peixl e peixll.
ai no step da câmera põa:
jump to positon-
x:peixl_x
y:peixl_y
------------------
agora, não dá pra um só objeto seguir 2 ao mesmo tempo.
ai no step da câmera põa:
jump to positon-
x:peixl_x
y:peixl_y
------------------
agora, não dá pra um só objeto seguir 2 ao mesmo tempo.
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Re: [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?
oba vlw tb prescisava disto
Convidad- Convidado
Re: [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?
Olha coloquei x:peixl_x
y:peixl_y não deu serto. mas coloquei o numero 4 em algum lugar ai que deu certo por que o 4 é a velocidade do personagem a ser seguido. mas esqueici onde eu coloquei. por que marquei a opção relactive so pra ver. sabe o que acontece? meu pc renicia
por que quando marco a opção relactive meu pc renicia?
a e me fala onde coloco o 4.
y:peixl_y não deu serto. mas coloquei o numero 4 em algum lugar ai que deu certo por que o 4 é a velocidade do personagem a ser seguido. mas esqueici onde eu coloquei. por que marquei a opção relactive so pra ver. sabe o que acontece? meu pc renicia
por que quando marco a opção relactive meu pc renicia?
a e me fala onde coloco o 4.
Dom.Pedro III- Data de inscrição : 14/03/2010
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Re: [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?
arrasta o ícone step avoiding no evento step do objeto que vai seguir, ele vai seguir o outro desviando dos outros objetos
não se esqueça de no X colocar peixisculo.x e no Y colocar peixisculo.Y, em speed põe uma velocidade
em avoid coloca de quais objetos ele vai desviar, tipo, se vc quer que ele desvie dos sólidos põe solid only e se for de todos põe ALL INSTANCES
agora, o objeto vai ficar seguinto o outro feito louco até encostar e ficar emcima dele
se vc quizer que ele siga mas não chegue a encostar ou a ficar muito perto...
eu sei que vc não quer´códigos mas não custa arrastar o execute code e colocar o código abaixo, tá td pronto e talz =)
distancia=point_distancia(camera.x,camera.y,peixisculo.x,peixisculo.y)
if distancia > 10
{
action_potential_step(peixisculo.x,peixisculo.y,5,1);
}
nesse código só troca peixisculo pelo nome do objeto se é que vc mudou e onde tá 5 vc põe a velocidade, e onde tá 1, o 1 quer dizer all instances, se vc quizer que ele desvie apen dos sólidos troca por 0
desculpe pelo código mas não custa nada tentar tá pronto já =D falow espero ter ajudado
e o nosso amigo lá emcima disse: player_x mas tá errado é player.x, só se usa o sublinhado no mouse (mouse_x) e tlvz se existir um outro caso mas que eu saiba é só o mouse mesmo
não se esqueça de no X colocar peixisculo.x e no Y colocar peixisculo.Y, em speed põe uma velocidade
em avoid coloca de quais objetos ele vai desviar, tipo, se vc quer que ele desvie dos sólidos põe solid only e se for de todos põe ALL INSTANCES
agora, o objeto vai ficar seguinto o outro feito louco até encostar e ficar emcima dele
se vc quizer que ele siga mas não chegue a encostar ou a ficar muito perto...
eu sei que vc não quer´códigos mas não custa arrastar o execute code e colocar o código abaixo, tá td pronto e talz =)
distancia=point_distancia(camera.x,camera.y,peixisculo.x,peixisculo.y)
if distancia > 10
{
action_potential_step(peixisculo.x,peixisculo.y,5,1);
}
nesse código só troca peixisculo pelo nome do objeto se é que vc mudou e onde tá 5 vc põe a velocidade, e onde tá 1, o 1 quer dizer all instances, se vc quizer que ele desvie apen dos sólidos troca por 0
desculpe pelo código mas não custa nada tentar tá pronto já =D falow espero ter ajudado
e o nosso amigo lá emcima disse: player_x mas tá errado é player.x, só se usa o sublinhado no mouse (mouse_x) e tlvz se existir um outro caso mas que eu saiba é só o mouse mesmo
Re: [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?
ok da certo mais o peixesculo vira outro personagem a camera tem que seguir ele tabem iai como é que faço.
to apanhando do Game maker 8 usava o 7
to apanhando do Game maker 8 usava o 7
Dom.Pedro III- Data de inscrição : 14/03/2010
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Re: [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?
Dom.Pedro III escreveu:ok da certo mais o peixesculo vira outro personagem a camera tem que seguir ele tabem iai como é que faço.
to apanhando do Game maker 8 usava o 7
Quando mudar de personagem usa:
- Código:
{
view_object[0] = nome_objeto_novo_personagem
}
Re: [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?
Dom.Pedro III escreveu:ERROR in
action number 1
of Step Event
for object Camera:
Error in expression:Peixisculo_parado>_x
position 1: Unknown variable Peixisculo_parado
o que deu errado o que faltou?
"Peixisculo" é um nome nojento. Lembra testículo. << suspect
Brincadeiras off, agora. Se for para fazer SEM codigos, dá pra usar o move_towards. Nos codigos o nome é mesmo(move_towards)
F. Nizzio- Data de inscrição : 19/07/2008
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Re: [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?
felaobr escreveu:Dom.Pedro III escreveu:ERROR in
action number 1
of Step Event
for object Camera:
Error in expression:Peixisculo_parado>_x
position 1: Unknown variable Peixisculo_parado
o que deu errado o que faltou?
"Peixisculo" é um nome nojento. Lembra testículo. << suspect
Brincadeiras off, agora. Se for para fazer SEM codigos, dá pra usar o move_towards. Nos codigos o nome é mesmo(move_towards)
Realmente Peixisculo é meio estranho. Não seria mais fácil usar Jump To Position ou duas ações Set Variable com x e y ? O Move Towards utiliza velocidade e às vezes não funciona bem com o que o usuário quer (se for apenas ficar na posição exata).
Re: [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?
Dom Pedro, você quer que a camera siga o personagem ou que um outro personágem siga o seu?
Pelo que eu entendi aqui o personagem muda e vira outro objeto, aí a camera para de seguir ele, estou certo?
Se sim, é só você fazer um obj invisível, colocar um step e no codigo escrever:
Gente, nem sei se o "object_exists" serve pra ver se o personagem mudou, e nem se o "view_object" serve para a camera seguir o personagem, e não sei pra que serve os numerinhos entre colchetes (o carinha la em cima - DO TOPICO - mandou isso e eu usei) mas a logica é essa, tenta aí :S
Pelo que eu entendi aqui o personagem muda e vira outro objeto, aí a camera para de seguir ele, estou certo?
Se sim, é só você fazer um obj invisível, colocar um step e no codigo escrever:
- Código:
if object_exists(Personagem_Mudado)
{ view_object[0..7] = Personagem_mudado }
Gente, nem sei se o "object_exists" serve pra ver se o personagem mudou, e nem se o "view_object" serve para a camera seguir o personagem, e não sei pra que serve os numerinhos entre colchetes (o carinha la em cima - DO TOPICO - mandou isso e eu usei) mas a logica é essa, tenta aí :S
F. Nizzio- Data de inscrição : 19/07/2008
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Re: [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?
Isso não deu certo
toh com dor de cabeça jah.
toh com nó no cerebro e nem penso mais direito.
o motivo de eu não querer usar codes é por que uso muitos objetos
"MUITOS MESMO" meu recorde era o jogo MAL-TE-VI do Gm7 que eu tinha feito 82 objetos
usando code fica muito dificil ver que personagem falta, intende que eu falo
toh com dor de cabeça jah.
toh com nó no cerebro e nem penso mais direito.
o motivo de eu não querer usar codes é por que uso muitos objetos
"MUITOS MESMO" meu recorde era o jogo MAL-TE-VI do Gm7 que eu tinha feito 82 objetos
usando code fica muito dificil ver que personagem falta, intende que eu falo
Dom.Pedro III- Data de inscrição : 14/03/2010
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Re: [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?
eu preferiria fazer em código OO
mais assim
acho que ninguém perguntou... mais vc quer que o outro objeto siga com os próprios passos dele (ou seja.. ele segue com a velocidade dele) ou ficar sempre grudado com outro objeto???
de qualquer modo explicarei como fazer os dois
SEGUIR COM OS PRÓPRIOS PASSOS:
abra a janela do objeto que irá seguir o outro objeto
olhe no canto direito da janela nas abas
Adicione um evento STEP ou coisa parecida para ele seguir sempre o outro objeto
vá na aba move
selecione o 3º ícone da "linha" 1 (Move Toward)
agora na janela que aparecer coloque:
X: NOME_DO_OBJETO_A_SER_SEGUIDO.x
Y: NOME_DO_OBJETO_A_SER_SEGUIDO.y
SPEED: 4
*Subistitua o NOME_DO_OBJETO_A_SER_SEGUIDO Pelo nome do objeto que será seguido (mais deixe aquele .x e .y na frente. OBRIGATÓRIO PARA FUNCIONAR)
**No Speed Pode Por O Valor que Quiser
Está Pronto... De Play e Veja Se Segue e se é do jeito que queria ;)
FICAR COLADO COM O OUTRO OBJETO:
abra a janela do objeto que irá Ficar Colado com o outro objeto
olhe no canto direito da janela nas abas
Adicione um evento STEP ou coisa parecida para ele ficar colado com o outro outro objeto (Se Não não vai dar Certo)
vá na aba move
selecione o 1º ícone da "linha" 4 (Jump To Position)
agora na janela que aparecer coloque:
X: NOME_DO_OBJETO_A_SER_SEGUIDO.x
Y: NOME_DO_OBJETO_A_SER_SEGUIDO.y
*Subistitua o NOME_DO_OBJETO_A_SER_SEGUIDO Pelo nome do objeto que será seguido (mais deixe aquele .x e .y na frente. OBRIGATÓRIO PARA FUNCIONAR)
**Não Marque a Opção Relativa (em Nenhum dos Dois Casos!)
Está Pronto... De Play e Veja é do jeito que queria ;)
FLWs
Té +
Qualquer Outra Dúvida e ou Se Não For oq Queria é Só Falar ;)
mais assim
acho que ninguém perguntou... mais vc quer que o outro objeto siga com os próprios passos dele (ou seja.. ele segue com a velocidade dele) ou ficar sempre grudado com outro objeto???
de qualquer modo explicarei como fazer os dois
SEGUIR COM OS PRÓPRIOS PASSOS:
abra a janela do objeto que irá seguir o outro objeto
olhe no canto direito da janela nas abas
Adicione um evento STEP ou coisa parecida para ele seguir sempre o outro objeto
vá na aba move
selecione o 3º ícone da "linha" 1 (Move Toward)
agora na janela que aparecer coloque:
X: NOME_DO_OBJETO_A_SER_SEGUIDO.x
Y: NOME_DO_OBJETO_A_SER_SEGUIDO.y
SPEED: 4
*Subistitua o NOME_DO_OBJETO_A_SER_SEGUIDO Pelo nome do objeto que será seguido (mais deixe aquele .x e .y na frente. OBRIGATÓRIO PARA FUNCIONAR)
**No Speed Pode Por O Valor que Quiser
Está Pronto... De Play e Veja Se Segue e se é do jeito que queria ;)
FICAR COLADO COM O OUTRO OBJETO:
abra a janela do objeto que irá Ficar Colado com o outro objeto
olhe no canto direito da janela nas abas
Adicione um evento STEP ou coisa parecida para ele ficar colado com o outro outro objeto (Se Não não vai dar Certo)
vá na aba move
selecione o 1º ícone da "linha" 4 (Jump To Position)
agora na janela que aparecer coloque:
X: NOME_DO_OBJETO_A_SER_SEGUIDO.x
Y: NOME_DO_OBJETO_A_SER_SEGUIDO.y
*Subistitua o NOME_DO_OBJETO_A_SER_SEGUIDO Pelo nome do objeto que será seguido (mais deixe aquele .x e .y na frente. OBRIGATÓRIO PARA FUNCIONAR)
**Não Marque a Opção Relativa (em Nenhum dos Dois Casos!)
Está Pronto... De Play e Veja é do jeito que queria ;)
FLWs
Té +
Qualquer Outra Dúvida e ou Se Não For oq Queria é Só Falar ;)
Re: [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?
Dom.Pedro III escreveu:Isso não deu certo
toh com dor de cabeça jah.
toh com nó no cerebro e nem penso mais direito.
o motivo de eu não querer usar codes é por que uso muitos objetos
"MUITOS MESMO" meu recorde era o jogo MAL-TE-VI do Gm7 que eu tinha feito 82 objetos
usando code fica muito dificil ver que personagem falta, intende que eu falo
Bom, eu não acho muito 82 objetos, eu já cheguei a usar mais de 100 objetos em um jogo. Quanto a usar código, mesmo com tantos objetos é mais prático que DnD. Se você quer mudar o objeto da view você precisa usar a função que te passei.
Re: [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?
Cainã escreveu:Dom.Pedro III escreveu:Isso não deu certo
toh com dor de cabeça jah.
toh com nó no cerebro e nem penso mais direito.
o motivo de eu não querer usar codes é por que uso muitos objetos
"MUITOS MESMO" meu recorde era o jogo MAL-TE-VI do Gm7 que eu tinha feito 82 objetos
usando code fica muito dificil ver que personagem falta, intende que eu falo
Bom, eu não acho muito 82 objetos, eu já cheguei a usar mais de 100 objetos em um jogo. Quanto a usar código, mesmo com tantos objetos é mais prático que DnD. Se você quer mudar o objeto da view você precisa usar a função que te passei.
Concordo. Dependendo do jogo, 82 objetos não passa nem raspando.
F. Nizzio- Data de inscrição : 19/07/2008
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