GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


varios sprites para uma ação

2 participantes

Ir para baixo

varios sprites para uma ação Empty varios sprites para uma ação

Mensagem por darth vader Sex 23 Abr 2010, 17:24

Pessoal, essa fecha a primeira fase que é a demo do meu jogo...
criei uma jaula(q esta no fim da fase) q só abre se no decorrer do jogo o personagem achar 3 chaves:
01-como criar um comando para abrir a jaula só se tiver as 3 chaves?
02-a jaula(no sprite colocado na room) esta fechada, criei o sprite dela abrindo e o dela aberta, e depois de aberta aparece um detonador, q qnd o personagem encostar,sera acionado(trocará p o sprite do detonador acionado).
sei fazer a troca de sprites,mas tudo isso ficou meio complicado e do jeito q fiz,(sem códigos ) ñ deu certo.
brigado e falows.... Smile
darth vader
darth vader

Data de inscrição : 29/10/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 85
Prêmios : varios sprites para uma ação Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

varios sprites para uma ação Empty Re: varios sprites para uma ação

Mensagem por victor_aco Sex 23 Abr 2010, 17:49

Coloque no CREATE da jaula
Código:
chaves=0
Coloque no STEP do objeto jaula
Código:
if chaves=3
{
image_index = spr_jaula aberta
instance_create(x,y,objeto detonador)
}
else
{}


CREATE
Código:
detonador=true
Isso faz com que o detonador não fique sendo acionado toda hora.

COLISÃO COM OBJETO DETONADOR
Código:
if detonador=true
{
detonador=false
//coloque aqui o que vi acontecer posteriormente
}
else
{}
COLISÃO COM OBJETO CHAVE
Código:
chaves+=1
OBS: No código do step marque a opção Object:e selecione o obj da jaula
Para fazer o detonador acionar coloque no ovjeto do player
Vá no objeto da chave e coloque na COLISÃO COM OBJETO CHAVE a ação Destroy Instance da aba main 1

EDIT: Cara você já deu uma olhada nas aulas de game maker do Alex FC. Me ajudaram muito a entender gml e a começar a programar da uma lida. Link: http://www.gamemakerbrasil.com/game-maker-f36/aulas-de-game-maker-por-alex-fc-t3569.htm
victor_aco
victor_aco

Data de inscrição : 25/03/2010
Reputação : 2
Número de Mensagens : 666
Prêmios : varios sprites para uma ação Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

varios sprites para uma ação Empty Re: varios sprites para uma ação

Mensagem por darth vader Sáb 24 Abr 2010, 09:21

deu certo por partes:
esqueci de comentar q as chaves são backgrounds com a mensagem da chave encontrada.
elas estão cada uma em um bau, q se abre no collision com o player e em seguida a mensagem.
a jaula só é p abrir qnd o player(com as 3 chaves) encostar nela e dai aparecer
o detonador. a parte em q ele é acionado eu já resolvi com a troca de sprites no collision com o player.ai tá p entender melhor:
http://www.easy-share.com/1910020143/teste yellow.rar

sobre as aulas, eu tô sem net em casa, por isso é meio corrido, mas dei umas lidas e salvei algumas aulas. o problema é o tempo na lan.
darth vader
darth vader

Data de inscrição : 29/10/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 85
Prêmios : varios sprites para uma ação Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

varios sprites para uma ação Empty Re: varios sprites para uma ação

Mensagem por victor_aco Sáb 24 Abr 2010, 12:25

Faça o seguinte:
Troque o nome do objeto chave para obj_bau
Vá no obj_bau e no evento de colisão com player substitua a ação Destroy Instance pelo código:
Código:
image_index = sprite do bau aberto
Crie uma room e coloque como background a mensagem que a chave já foi encontrada.
Crie um objeto controle e adicione um evento de keyboarde de qualquer tecla que desejar.
E coloque a ação para retornar a room aonde o player estava.
No evento de colisao com o obj_bau no obj_player coloque a ação para alterar a room para a da mensagem da chave.
victor_aco
victor_aco

Data de inscrição : 25/03/2010
Reputação : 2
Número de Mensagens : 666
Prêmios : varios sprites para uma ação Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

varios sprites para uma ação Empty Re: varios sprites para uma ação

Mensagem por darth vader Sáb 24 Abr 2010, 18:00

tudo isso já está feito(backgrounds,baus e chaves), o q ñ tá funcionando é a parte da jaula.
se possivel,faz uma engine com o exemplo q colokei p baixar...
darth vader
darth vader

Data de inscrição : 29/10/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 85
Prêmios : varios sprites para uma ação Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

varios sprites para uma ação Empty Re: varios sprites para uma ação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos