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varios sprites para uma ação
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varios sprites para uma ação
Pessoal, essa fecha a primeira fase que é a demo do meu jogo...
criei uma jaula(q esta no fim da fase) q só abre se no decorrer do jogo o personagem achar 3 chaves:
01-como criar um comando para abrir a jaula só se tiver as 3 chaves?
02-a jaula(no sprite colocado na room) esta fechada, criei o sprite dela abrindo e o dela aberta, e depois de aberta aparece um detonador, q qnd o personagem encostar,sera acionado(trocará p o sprite do detonador acionado).
sei fazer a troca de sprites,mas tudo isso ficou meio complicado e do jeito q fiz,(sem códigos ) ñ deu certo.
brigado e falows....
criei uma jaula(q esta no fim da fase) q só abre se no decorrer do jogo o personagem achar 3 chaves:
01-como criar um comando para abrir a jaula só se tiver as 3 chaves?
02-a jaula(no sprite colocado na room) esta fechada, criei o sprite dela abrindo e o dela aberta, e depois de aberta aparece um detonador, q qnd o personagem encostar,sera acionado(trocará p o sprite do detonador acionado).
sei fazer a troca de sprites,mas tudo isso ficou meio complicado e do jeito q fiz,(sem códigos ) ñ deu certo.
brigado e falows....
darth vader- Data de inscrição : 29/10/2009
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Re: varios sprites para uma ação
Coloque no CREATE da jaula
CREATE
COLISÃO COM OBJETO DETONADOR
Para fazer o detonador acionar coloque no ovjeto do player
Vá no objeto da chave e coloque na COLISÃO COM OBJETO CHAVE a ação Destroy Instance da aba main 1
EDIT: Cara você já deu uma olhada nas aulas de game maker do Alex FC. Me ajudaram muito a entender gml e a começar a programar da uma lida. Link: http://www.gamemakerbrasil.com/game-maker-f36/aulas-de-game-maker-por-alex-fc-t3569.htm
- Código:
chaves=0
- Código:
if chaves=3
{
image_index = spr_jaula aberta
instance_create(x,y,objeto detonador)
}
else
{}
CREATE
- Código:
detonador=true
COLISÃO COM OBJETO DETONADOR
- Código:
if detonador=true
{
detonador=false
//coloque aqui o que vi acontecer posteriormente
}
else
{}
- Código:
chaves+=1
Para fazer o detonador acionar coloque no ovjeto do player
Vá no objeto da chave e coloque na COLISÃO COM OBJETO CHAVE a ação Destroy Instance da aba main 1
EDIT: Cara você já deu uma olhada nas aulas de game maker do Alex FC. Me ajudaram muito a entender gml e a começar a programar da uma lida. Link: http://www.gamemakerbrasil.com/game-maker-f36/aulas-de-game-maker-por-alex-fc-t3569.htm
victor_aco- Data de inscrição : 25/03/2010
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Re: varios sprites para uma ação
deu certo por partes:
esqueci de comentar q as chaves são backgrounds com a mensagem da chave encontrada.
elas estão cada uma em um bau, q se abre no collision com o player e em seguida a mensagem.
a jaula só é p abrir qnd o player(com as 3 chaves) encostar nela e dai aparecer
o detonador. a parte em q ele é acionado eu já resolvi com a troca de sprites no collision com o player.ai tá p entender melhor:
http://www.easy-share.com/1910020143/teste yellow.rar
sobre as aulas, eu tô sem net em casa, por isso é meio corrido, mas dei umas lidas e salvei algumas aulas. o problema é o tempo na lan.
esqueci de comentar q as chaves são backgrounds com a mensagem da chave encontrada.
elas estão cada uma em um bau, q se abre no collision com o player e em seguida a mensagem.
a jaula só é p abrir qnd o player(com as 3 chaves) encostar nela e dai aparecer
o detonador. a parte em q ele é acionado eu já resolvi com a troca de sprites no collision com o player.ai tá p entender melhor:
http://www.easy-share.com/1910020143/teste yellow.rar
sobre as aulas, eu tô sem net em casa, por isso é meio corrido, mas dei umas lidas e salvei algumas aulas. o problema é o tempo na lan.
darth vader- Data de inscrição : 29/10/2009
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Re: varios sprites para uma ação
Faça o seguinte:
Troque o nome do objeto chave para obj_bau
Vá no obj_bau e no evento de colisão com player substitua a ação Destroy Instance pelo código:
Crie um objeto controle e adicione um evento de keyboarde de qualquer tecla que desejar.
E coloque a ação para retornar a room aonde o player estava.
No evento de colisao com o obj_bau no obj_player coloque a ação para alterar a room para a da mensagem da chave.
Troque o nome do objeto chave para obj_bau
Vá no obj_bau e no evento de colisão com player substitua a ação Destroy Instance pelo código:
- Código:
image_index = sprite do bau aberto
Crie um objeto controle e adicione um evento de keyboarde de qualquer tecla que desejar.
E coloque a ação para retornar a room aonde o player estava.
No evento de colisao com o obj_bau no obj_player coloque a ação para alterar a room para a da mensagem da chave.
victor_aco- Data de inscrição : 25/03/2010
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Re: varios sprites para uma ação
tudo isso já está feito(backgrounds,baus e chaves), o q ñ tá funcionando é a parte da jaula.
se possivel,faz uma engine com o exemplo q colokei p baixar...
se possivel,faz uma engine com o exemplo q colokei p baixar...
darth vader- Data de inscrição : 29/10/2009
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