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ajuda-ataque do personagem

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Mensagem por Rod Ter 20 Abr 2010, 19:06

estou fazendo um jogo de lutinha com VISUALIZAÇÃO DE CIMA, TIPO BOMBERMAN, mas nao consigo faze o meu personagem ataca pra cima, pra baixo, e pros lados com um mesmo botão!

se alguém souber como faz isso, por favor, me ajude com explicações simples (sou iniciante no Game Maker).
se alguém tiver alguma duvida sobre minha dúvida, pergunte ;)
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Mensagem por Suadao Ter 20 Abr 2010, 19:38

Existe uma engine de Bomberman aqui no fórum: http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/engine-de-bombermaneditado-t6460.htm?highlight=bomberman

Espero que seja o que você queira ;)

Valew!
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Mensagem por Rod Ter 20 Abr 2010, 19:42

nao eh bem isso,
eh q os movimentos são do genero do bomberman, mas o personagem ataca com socos pra cima, baixo, e lados, e nao solta bombas.
eh isso q eu quero aprende a faze... Sad
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Mensagem por guiagge Ter 20 Abr 2010, 20:14

Você podia criar uma variável que checa a direção do jogador. Assim, quando ele apertar para a esquerda, a variável "direcao" será igual à 2, pra cima 1, pra baixo 3 (por exemplo).
Quando for apertado o botão de ataque, ele "ataca"(não sei como você vai fazer este ataque) na direção da variável. Assim, ele vai checar o valor da variável e executar o comando na direção que for dada. Novamente, 2 = esquerda, 1 = cima, 3 = baixo, 0 = direita(de novo, só um exemplo, você pode usar os valores que quizer).
Espero ter ajudado.

EDIT: que versão do Game Maker você usa? Eu posso tentar fazer uma engine...


Última edição por guiagge em Ter 20 Abr 2010, 20:43, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Rod Ter 20 Abr 2010, 20:21

nao deu certo... nao sei se nao deu certo pq nao funciona, ou se eu puis no lugar errado...
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Mensagem por KinKing Ter 20 Abr 2010, 21:16

Você pode pôr as variáveis cima / direita / esquerda / baixo no seu jogo, começar elas como falsas no evento create.

Conforme o jogador pressiona e solta as teclas, tornar as variáveis respectivas verdadeiras / falsas conforme necessário.
Ex: Esquerda: esq = true, dir = false... Soltar esquerda: esq = false (se você quiser mover na diagonal)

E por fim, na hora que o ataque sair, soltá-lo / criá-lo / movê-lo na direção respectiva de acordo com as variáveis que forem verdadeiras
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Mensagem por victor_aco Ter 20 Abr 2010, 21:49

Cara eu criei essa engine aqui rapidinho para sanar sua duvida. Como pode observar os sprites n sao de visao de cima então basta você trocar os sprites que tudo funciona.
Link: http://www.4shared.com/file/V15HMcNL/engineataques.html
Controles: Setas direcionam o player e espaço produz essa bola vermelha que simboliza uma luva de boxe.
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Mensagem por Rod Qua 21 Abr 2010, 12:25

victor_bh, vlw mesmo, vc conseguiu resolve um problema de mais de um mes!! vlw MESMO!!!!!! Very Happy
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Mensagem por Markituh Qua 21 Abr 2010, 12:28

Um mês? Oh My God!
Rod escreveu:se alguém tiver alguma duvida sobre minha dúvida, pergunte 😉
Rsrsrsrs... Nessa parte eu ri... "Se tiver alguma dúvida sobre minha dúvida". Mas que bom que sua dúvida de um mês foi resolvida. Boa sorte aê!
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Mensagem por Rod Qua 21 Abr 2010, 13:09

Surgiu outro ploblema!!!!

a perte do personagem dá soco deu certo, mas 1º ele nao para de soca se eu ponho a animação como sprite, e 2°, se eu ponho a animação como objeto, ele soca e , tipo, se ele tá virado pra esquerda, ele acaba de soca e vira pra frente ao invés da esquerda, como eu resolco isso???
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Mensagem por victor_aco Qua 21 Abr 2010, 21:39

Deixa a animação como sprite. (ao inves de colocar um sprite ao lado do outro como na engine faça a animação em File > Create from Strip...)
Vai no objeto do player e adciona o evento Other>Animetion End
Adicione o código
Código:

if direcao=0 {image_index = spr_playerbaixo}
if direcao=1 {image_index = spr_playerdireita}
if direcao=2 {image_index = spr_playercima}
if direcao=3 {image_index = spr_playeresquerda}

EDIT: Cara eu melhorei a engine olha o link do topico dela aqui no forum
http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/engine-de-ataque-por-direcao-t7345.htm#55388
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