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ajuda-ataque do personagem
+2
Suadao
Rod
6 participantes
Página 1 de 1
ajuda-ataque do personagem
estou fazendo um jogo de lutinha com VISUALIZAÇÃO DE CIMA, TIPO BOMBERMAN, mas nao consigo faze o meu personagem ataca pra cima, pra baixo, e pros lados com um mesmo botão!
se alguém souber como faz isso, por favor, me ajude com explicações simples (sou iniciante no Game Maker).
se alguém tiver alguma duvida sobre minha dúvida, pergunte ;)
se alguém souber como faz isso, por favor, me ajude com explicações simples (sou iniciante no Game Maker).
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Re: ajuda-ataque do personagem
Existe uma engine de Bomberman aqui no fórum: http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/engine-de-bombermaneditado-t6460.htm?highlight=bomberman
Espero que seja o que você queira ;)
Valew!
Espero que seja o que você queira ;)
Valew!
Re: ajuda-ataque do personagem
nao eh bem isso,
eh q os movimentos são do genero do bomberman, mas o personagem ataca com socos pra cima, baixo, e lados, e nao solta bombas.
eh isso q eu quero aprende a faze...
eh q os movimentos são do genero do bomberman, mas o personagem ataca com socos pra cima, baixo, e lados, e nao solta bombas.
eh isso q eu quero aprende a faze...
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Re: ajuda-ataque do personagem
Você podia criar uma variável que checa a direção do jogador. Assim, quando ele apertar para a esquerda, a variável "direcao" será igual à 2, pra cima 1, pra baixo 3 (por exemplo).
Quando for apertado o botão de ataque, ele "ataca"(não sei como você vai fazer este ataque) na direção da variável. Assim, ele vai checar o valor da variável e executar o comando na direção que for dada. Novamente, 2 = esquerda, 1 = cima, 3 = baixo, 0 = direita(de novo, só um exemplo, você pode usar os valores que quizer).
Espero ter ajudado.
EDIT: que versão do Game Maker você usa? Eu posso tentar fazer uma engine...
Quando for apertado o botão de ataque, ele "ataca"(não sei como você vai fazer este ataque) na direção da variável. Assim, ele vai checar o valor da variável e executar o comando na direção que for dada. Novamente, 2 = esquerda, 1 = cima, 3 = baixo, 0 = direita(de novo, só um exemplo, você pode usar os valores que quizer).
Espero ter ajudado.
EDIT: que versão do Game Maker você usa? Eu posso tentar fazer uma engine...
Última edição por guiagge em Ter 20 Abr 2010, 20:43, editado 1 vez(es)
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Re: ajuda-ataque do personagem
nao deu certo... nao sei se nao deu certo pq nao funciona, ou se eu puis no lugar errado...
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Re: ajuda-ataque do personagem
Você pode pôr as variáveis cima / direita / esquerda / baixo no seu jogo, começar elas como falsas no evento create.
Conforme o jogador pressiona e solta as teclas, tornar as variáveis respectivas verdadeiras / falsas conforme necessário.
Ex: Esquerda: esq = true, dir = false... Soltar esquerda: esq = false (se você quiser mover na diagonal)
E por fim, na hora que o ataque sair, soltá-lo / criá-lo / movê-lo na direção respectiva de acordo com as variáveis que forem verdadeiras
Conforme o jogador pressiona e solta as teclas, tornar as variáveis respectivas verdadeiras / falsas conforme necessário.
Ex: Esquerda: esq = true, dir = false... Soltar esquerda: esq = false (se você quiser mover na diagonal)
E por fim, na hora que o ataque sair, soltá-lo / criá-lo / movê-lo na direção respectiva de acordo com as variáveis que forem verdadeiras
Re: ajuda-ataque do personagem
Cara eu criei essa engine aqui rapidinho para sanar sua duvida. Como pode observar os sprites n sao de visao de cima então basta você trocar os sprites que tudo funciona.
Link: http://www.4shared.com/file/V15HMcNL/engineataques.html
Controles: Setas direcionam o player e espaço produz essa bola vermelha que simboliza uma luva de boxe.
Link: http://www.4shared.com/file/V15HMcNL/engineataques.html
Controles: Setas direcionam o player e espaço produz essa bola vermelha que simboliza uma luva de boxe.
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Re: ajuda-ataque do personagem
victor_bh, vlw mesmo, vc conseguiu resolve um problema de mais de um mes!! vlw MESMO!!!!!!
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Re: ajuda-ataque do personagem
Um mês? Oh My God!
Rsrsrsrs... Nessa parte eu ri... "Se tiver alguma dúvida sobre minha dúvida". Mas que bom que sua dúvida de um mês foi resolvida. Boa sorte aê!Rod escreveu:se alguém tiver alguma duvida sobre minha dúvida, pergunte
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Re: ajuda-ataque do personagem
Surgiu outro ploblema!!!!
a perte do personagem dá soco deu certo, mas 1º ele nao para de soca se eu ponho a animação como sprite, e 2°, se eu ponho a animação como objeto, ele soca e , tipo, se ele tá virado pra esquerda, ele acaba de soca e vira pra frente ao invés da esquerda, como eu resolco isso???
a perte do personagem dá soco deu certo, mas 1º ele nao para de soca se eu ponho a animação como sprite, e 2°, se eu ponho a animação como objeto, ele soca e , tipo, se ele tá virado pra esquerda, ele acaba de soca e vira pra frente ao invés da esquerda, como eu resolco isso???
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Re: ajuda-ataque do personagem
Deixa a animação como sprite. (ao inves de colocar um sprite ao lado do outro como na engine faça a animação em File > Create from Strip...)
Vai no objeto do player e adciona o evento Other>Animetion End
Adicione o código
EDIT: Cara eu melhorei a engine olha o link do topico dela aqui no forum
http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/engine-de-ataque-por-direcao-t7345.htm#55388
Vai no objeto do player e adciona o evento Other>Animetion End
Adicione o código
- Código:
if direcao=0 {image_index = spr_playerbaixo}
if direcao=1 {image_index = spr_playerdireita}
if direcao=2 {image_index = spr_playercima}
if direcao=3 {image_index = spr_playeresquerda}
EDIT: Cara eu melhorei a engine olha o link do topico dela aqui no forum
http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/engine-de-ataque-por-direcao-t7345.htm#55388
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