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matar um inimigo por vez

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Mensagem por DR.CID Sex 16 Abr 2010, 14:16

e ae galera maker, to aqui para perguntar sobre como faço para matar um inimigo cada vez ,tava testando o socre jogo e coloquei varios inimigos na room, quando atiro mata todos ,tem como fazer matar um por vez mesmo sendo mesmo Question
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Mensagem por Cainã Sex 16 Abr 2010, 14:20

Tenta colocar no objeto do tiro no evento Collision com o Inimigo:

Código:
instance_destoy();
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Mensagem por diassis Sex 16 Abr 2010, 14:42

Código:
Tenta colocar no objeto do tiro no evento Collision com o Inimigo:

Código:
    instance_destoy();

nesse caso ficaria melhor :

Código:
with (other) instance_destroy();
instance_destroy()
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Mensagem por Cainã Sex 16 Abr 2010, 14:43

diassis escreveu:
Código:
Tenta colocar no objeto do tiro no evento Collision com o Inimigo:

Código:
    instance_destoy();

nesse caso ficaria melhor :

Código:
with (other) instance_destroy();
instance_destroy()

Não seria a mesma coisa?
No primeiro código o objeto se auto-destrói ao encostar no inimigo, no segundo o inimigo destrói o objeto.
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Mensagem por Raul_Fã_de_Sonic Sex 16 Abr 2010, 14:46

pra mim seria a mesma coisa
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Mensagem por diassis Sex 16 Abr 2010, 15:05

não! não!:
"instance_destroy()" é para destruir o próprio objeto e "with (other) instance_destroy()" é para destruir o outro objeto, assim, quando a bala colide com um objeto, ela não passa direto para atingir outros objetos.
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Mensagem por Cainã Sex 16 Abr 2010, 15:09

diassis escreveu:não! não!:
"instance_destroy()" é para destruir o próprio objeto e "with (other) instance_destroy()" é para destruir o outro objeto, assim, quando a bala colide com um objeto, ela não passa direto para atingir outros objetos.

Então, é justamente o que eu disse. O primeiro código que eu postei (instance_destroy) eu disse para ele colocar no objeto tiro. Assim quando ele colidir com o inimigo se destrói. O seu código seria necessário colocar no objeto inimigo.
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Mensagem por GAMEREVIL Sáb 01 maio 2010, 05:39

Não sei que acontece! Jogo começou fazer isso. primeiro que morre, mata todos do jogo!
não entendi como fizerão! por favor...
...
tem "obj_tiro"(normal...some quando acerta)
e "Obj_Vilão" ( tem vidas. leva uns 5 tiros, depois a vida acaba tem que sumir)
E se coloca health, tb tira o sangue do personagem.
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Mensagem por Convidad Sáb 01 maio 2010, 05:56

Não sei que acontece! Jogo começou fazer isso. primeiro que morre, mata todos do jogo! não entendi como fizerão! por favor...

Se você estiver usando with e "conversando" com um objeto, todas as "cópias" desse objeto farão a mesma coisa. Então, se você mandar ele se destruir, todos se destruirão também.

Pra fazer cada um ser distruído sozinho, você tem que usar na colisão, o other (ou o id...). O segundo exemplo do diassis:

Código:
with (other) instance_destroy();
instance_destroy()

e "Obj_Vilão" ( tem vidas. leva uns 5 tiros, depois a vida acaba tem que sumir)

No evento create do Obj_Vilao você coloca uma variável "vida := 5". Depois, em cada colisão com o tiro, você subtrai 1: "vida := vida - 1", e no evento Step dele, você põe:

Código:
if vida < 1 the instance_destroy();

E se coloca health, tb tira o sangue do personagem.

Quando a energia do inimigo encher a do personagem cai:

Código:
Obj_Vilao.vida += 10; Personagem.vida -= 10;
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Mensagem por GAMEREVIL Dom 02 maio 2010, 03:19

Ainda não consegui!
Esta assim...

NAME: ob_tiro
Events:______________actions:
collision ob_vilão_______Destroy the instance (Self)

...............................
NAME: ob_vilão
Events:_____________Actions:
Create______________Set lives to 100 (New live 100)
Collision ob_heroi____Set lives relative to -100
Collision ob_tiro______Set lives relative to -5
No More Lives________Destroy the instance (Self)

.................................
Oque teria que mudar?
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Mensagem por victor_aco Dom 02 maio 2010, 07:14

Você tem que alterar a variavel de vidas do vilão porque a váriavel healt que vem com o gm é um váriavel global.
No create coloque o código:
Código:
vida=100
Collision ob_heroi:
Código:
vida=0 //caso quem morra é o player marque other e altere a váriavel para health
Collision ob_tiro:
Código:
vida-=5
Step:
Código:
if vida <=0 {instance_destroy() }
Para bala ser destruida apos a colisão com o ob_vilao coloque no collision ob_vilao do ob_tiro:
Código:
instance_destroy()
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Mensagem por Cainã Dom 02 maio 2010, 10:46

É realmente como o amigo disse acima, você precisa usar uma variável local ao objeto porque as variáveis Health e Lives além de ser do Player iriam se aplicar a todos os inimigos.
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Mensagem por Henrique_GJ Dom 02 maio 2010, 11:08

coloca no inimigo na colisão com a bala instance_destroy() e na bala coloca na colisão instance_destroy()

acho que se vc colocar no proprio inimigo instance_destroy() só o atingido vai morrer
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Mensagem por victor_aco Dom 02 maio 2010, 11:21

Henrique_GJ escreveu:coloca no inimigo na colisão com a bala instance_destroy() e na bala coloca na colisão instance_destroy()

acho que se vc colocar no proprio inimigo instance_destroy() só o atingido vai morrer
Mas ele quer que o inimigo perca 5 de vida quando for atingido pela bala. Assim como coloquei a cima.
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Mensagem por GAMEREVIL Dom 02 maio 2010, 16:39

Mas como ficaria essa " IF "?
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Mensagem por DanielSan Dom 02 maio 2010, 17:41

diassis fiz do seu jeito deu certo obrigado!
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Mensagem por GAMEREVIL Dom 02 maio 2010, 18:11

DanielSan escreveu:diassis fiz do seu jeito deu certo obrigado!

como monta IF sem ser pelo script?
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Mensagem por Cainã Dom 02 maio 2010, 18:18

GAMEREVIL escreveu:
DanielSan escreveu:diassis fiz do seu jeito deu certo obrigado!

como monta IF sem ser pelo script?

É bem simples, vai na aba Control, adiciona a ação Test Expres​sion(?), em seguida você adiciona Start Block. Agora você adiciona as suas ações e por fim você adiciona End Block.

Lembre-se, a verificação é neste modelo:

Código:
variavel=valor
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Mensagem por GAMEREVIL Dom 02 maio 2010, 18:44

Cainã escreveu:
GAMEREVIL escreveu:
DanielSan escreveu:diassis fiz do seu jeito deu certo obrigado!

como monta IF sem ser pelo script?

É bem simples, vai na aba Control, adiciona a ação Test Expres​sion(?), em seguida você adiciona Start Block. Agora você adiciona as suas ações e por fim você adiciona End Block.

Lembre-se, a verificação é neste modelo:

Código:
variavel=valor

To apanhando...
Obj_vilão
crio uma " Step" ... Test Expression, Self (expression: ????).
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Mensagem por Cainã Dom 02 maio 2010, 18:49

GAMEREVIL escreveu:
Cainã escreveu:
GAMEREVIL escreveu:
DanielSan escreveu:diassis fiz do seu jeito deu certo obrigado!

como monta IF sem ser pelo script?

É bem simples, vai na aba Control, adiciona a ação Test Expres​sion(?), em seguida você adiciona Start Block. Agora você adiciona as suas ações e por fim você adiciona End Block.

Lembre-se, a verificação é neste modelo:

Código:
variavel=valor

To apanhando...
Obj_vilão
crio uma " Step" ... Test Expression, Self (expression: ????).

Bom, você não precisa necessariamente colocar no Step, depende do que você quer fazer.

Em Expression você coloca a variável e o valor que você quer verificar como no exemplo:

Código:
vidas = 3
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