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como que funciona os codigos

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Mensagem por jogador_programador Qua 07 Abr 2010, 10:26

tenho uma duvida como funciona os codigos de game maker
por que muitos codigos que tem frases portugues e outros em ingles
uma duvda como que funciona os codigos


Última edição por jogador_jogo em Ter 13 Abr 2010, 11:07, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Meokor Qua 07 Abr 2010, 11:00

Não entendi muito sua pergunta, mas vou tentar responder pelo que entendi.
É que vai muito de quem escreve o código, tem "objetos" dentro do código que são chamados de indentificadores que estes são nomeados na maneira que o programador desejar. Então se for um brasileiro que escreveu o código pode ser que ele use nomes nos identificadores em português, entende?

Agora como eles funcionam é um pouco mais complexo, podemos dizer que a GML é um Wrapper do DirectX da Microsoft. Wrapper quer dizer que ele é um encapsulador ou seja ele "esconde", simplifica o modo como trabalhar com o vídeo do seu computador bem como todas as funções que um jogo possui. É claro que o processo é muuuito mais extenso que isso, mas o básico é isso ai, bem resumido.

Acho que é isso que você está querendo saber, bom espero ter te ajudado.
[]'s
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Mensagem por L0l-King Qua 07 Abr 2010, 11:02

Primeiro de tudo não há códigos em português no GML(Game Maker Language, os códigos de GM assim dito). A ÚNICA coisa que você poderá ter são nomes de variáveis, ou constantes declaradas nas opções globais do projeto se não me engano scratch . O resto tudo são "palavras" que indicam alguma função.
EX:
Código:

if !hp{
instance_destroy(self)
}
Isso é um simples exemplo: se o persongem não tiver HP(o ponto de exclamação significa NOT ou NÃO em português), a instância SE deletará, como você é mais iniciante que eu vou dar uma ajudinha...
if = se, ou seja é uma condição que deverá retornar verdadeira o que se pede quanto as variáveis digitadas ao lado. Neste caso nós pedimos que não houvesse hp, e uma grande ajuda do GML é que variáveis inteiras e booleanas(variáveis de somente 2 valores: verdadeiro ou falso) podem ser aplicadas da mesma maneira: uma variável inteira será considerada verdadeira para qualquer valor posistivo e valores falsos serão 0(zero) e números negativos. Se hp for falso(número 0 ou negativo)o objeto se destruirá, ou apagará tanto faz.
Se você não entendeu nada, brinque mais no D&D para criar uma lógica de programação, e se mesmo assim você não se der bem...uhmm... então é bem provável que seu mundo não é ser um maker geek
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Mensagem por jogador_programador Qua 07 Abr 2010, 11:11

e so uma coriosidade como que se faz um codigo
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Mensagem por Cainã Qua 07 Abr 2010, 13:31

Você pode fazer por script clicando em Add script na parte de cima do GM ou simplesmente adicionando um "Pedaço De Código" em uma ação de um evento qualquer. A diferença entre os dois métodos é que nos scripts é possível usar Arguments (Variáveis que podem ser definidas ao chamar o código) e que eles podem ser chamados como uma função, servindo para criar novas ações. No Piece Of Code não é possível usar arguments e eles não podem ser chamados porque já estão em algum evento.

Geralmente se inicia um código ou programa usando { e se finaliza com o mesmo }, assim todo o código deverá estar dentro de { e }.

A cada função, ação o definição de variável você finaliza com ;

Toda variável pode ser definida por diversos símbolos, o mais comum é =

Outros operadores de variáveis estão listados abaixo:

==
>=
<=
>
<
+=
-=
!=
:=


Você pode consultar a Ajuda do GM para saber o que cada um faz.

As funções e ações por código são definidas por uma parte de texto e os argumentos entre parenteses. Ex.:

instance_create(x,y,inst);
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