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Buraco se cair morre...
5 participantes
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Buraco se cair morre...
Pessoal estou desenvolvendo um jogo no estilo plataforma (Estilo Mario), dai queria saber como faz para que quando o personagem cai no buraco ele morre e volta para o começo da fase.
Obrigado.
Obrigado.
PKdor- Data de inscrição : 31/03/2010
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Re: Buraco se cair morre...
O jeito mais facil de fazer isso é colocar um objeto invisivel dentro do buraco, assim que o player colidir com o objeto invisivel ele morre.
Como fazer um objeto invisivel?
*Crie um objeto normalmente, coloque um sprite associado a ele, para servir de colisor.
*Desmarque no objeto a opcao Visible.
(nao se esqueça de colocar um sprite, pois mesmo sendo invisivel ele necessita de um sprite para colisao acontecer.)
Como fazer um objeto invisivel?
*Crie um objeto normalmente, coloque um sprite associado a ele, para servir de colisor.
*Desmarque no objeto a opcao Visible.
(nao se esqueça de colocar um sprite, pois mesmo sendo invisivel ele necessita de um sprite para colisao acontecer.)
Re: Buraco se cair morre...
vinians escreveu:O jeito mais facil de fazer isso é colocar um objeto invisivel dentro do buraco, assim que o player colidir com o objeto invisivel ele morre.
Como fazer um objeto invisivel?
*Crie um objeto normalmente, coloque um sprite associado a ele, para servir de colisor.
*Desmarque no objeto a opcao Visible.
(nao se esqueça de colocar um sprite, pois mesmo sendo invisivel ele necessita de um sprite para colisao acontecer.)
Tenho uma forma mais fácil e eficaz meu amigo vinians. Ao invés de criar um objeto invisível que no caso deveria ser colocado em todos os buracos, eu achei melhor colocar no evento step do player:
- Código:
if y > room_height {restart_game()}
Traduzindo o código: Se o y atual do player for maior que o tamanho vertical da room, o jogo é reiniciado.
Você concorda que com esse script, não é necessário nenhum objeto invisível e se caso o objeto sair da room, só morrerá se sair por baixo.
É só uma idéia mas o objeto invisível é uma boa pedida caso queira que isso ocorra com inimigos.
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
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Re: Buraco se cair morre...
Pois é, eu geralmente faço isso, porque posso colocar "buracos" em qualquer local, não somente na parte de baixo da tela. Ou seja como o nosso amigo não especificou o local que iria colocar o "buraco" (no bom sentido é claro) eu dei essa opção genérica pra ele. Mais o sei jeito é mais facil com certeza!!!!souzalucasjose escreveu:vinians escreveu:O jeito mais facil de fazer isso é colocar um objeto invisivel dentro do buraco, assim que o player colidir com o objeto invisivel ele morre.
Como fazer um objeto invisivel?
*Crie um objeto normalmente, coloque um sprite associado a ele, para servir de colisor.
*Desmarque no objeto a opcao Visible.
(nao se esqueça de colocar um sprite, pois mesmo sendo invisivel ele necessita de um sprite para colisao acontecer.)
Tenho uma forma mais fácil e eficaz meu amigo vinians. Ao invés de criar um objeto invisível que no caso deveria ser colocado em todos os buracos, eu achei melhor colocar no evento step do player:
- Código:
if y > room_height {restart_game()}
Traduzindo o código: Se o y atual do player for maior que o tamanho vertical da room, o jogo é reiniciado.
Você concorda que com esse script, não é necessário nenhum objeto invisível e se caso o objeto sair da room, só morrerá se sair por baixo.
É só uma idéia mas o objeto invisível é uma boa pedida caso queira que isso ocorra com inimigos.
Re: Buraco se cair morre...
Pessoal esta acontecendo isso quando coloco o código no step do player...
___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_mamute:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 1:
if y > room_height {restart_game()}
at position 21: Unknown function or script: restart_game
PKdor- Data de inscrição : 31/03/2010
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Re: Buraco se cair morre...
Agora deu certo...
Mas tipo gostaria de determiar uma certa Room para reiniciar...
Ex: O player "morre" na fase 1, e ele recomeça na fase 1... pois a função "if y > room_height {game_restart()}" faz com que o jogo recomece desde o menu.
Dai queria saber como expecificar qual room que é para reiniciar.
Obrigado.
Mas tipo gostaria de determiar uma certa Room para reiniciar...
Ex: O player "morre" na fase 1, e ele recomeça na fase 1... pois a função "if y > room_height {game_restart()}" faz com que o jogo recomece desde o menu.
Dai queria saber como expecificar qual room que é para reiniciar.
Obrigado.
PKdor- Data de inscrição : 31/03/2010
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Re: Buraco se cair morre...
Troque o game_restart() por room_restart(). Assim ele irá reiniciar a room em que você estava,e não o jogo todo.
Edit:
Se quiser que ele recomece de uma fase específica(Tipo você tá na fase 2,mas não quer recomeçar da 2 e sim da 1),troque o game_restart() por room_goto(fase1)
Edit:
Se quiser que ele recomece de uma fase específica(Tipo você tá na fase 2,mas não quer recomeçar da 2 e sim da 1),troque o game_restart() por room_goto(fase1)
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