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[XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos

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[XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos Empty [XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos

Mensagem por vinians Sáb 27 Mar 2010, 00:08

Nome Ordem dos Eventos
Plataforma Geral
Descricao Tutorial sobre a ordem exata dos principais eventos do Game Maker.
NivelIniciante
EVENTOS
Como todos sabemos, o Game Maker é um criador de jogos orientado a Eventos.
Muitos desses eventos são bem simples de entender porque acontecem imediatamente após algum fator externo como Moventação e Click do Mouse, ou de alguma coisa importante como o Fim de uma Animação (Animation END), fim de uma path (End Of Path) etc.
Porém existem Eventos que são disparados por fatos da própria Engine como o Evento CREATE, o STEP, o DRAW etc. Saber a ordem EXATA disso é muito importante quando estamos criando algum projeto/game mais avançado.
Quantas vezes por exemplo você já tentou inicializar alguma coisa no Evento Game Start e depois deu problema no Evento Create dizendo que uma variável não tinha sido definida??? Isso é porque ao contrário do que parece o Evento CREATE acontece ANTES do evento Game Start!!.
Esse tutorial é um resumo gráfico dos principais Eventos de Engine do GM. Na figura abaixo, resumi esses Eventos pra que você tenha conhecimento exato do que está acontecendo em seu jogo veja:
[XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos OrdemdosEventos

Os outros Eventos como No More Lives, Outside Room, Intersect Bondary etc só acontecem quando ocorrem fatos especiais que os desencadeia.
Então é isso ai, boa sorte na criação do seu game!
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Mensagem por GameMakerTutoriais Qua 20 Jul 2011, 15:26

Oi vinians! Uma pergunta... os eventos de teclado, o Key Release não é conferido antes do Key Press?? Achava que a ordem era Key normal, depois release depois press...

Valeu!blz
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Mensagem por .:Allison:. Qua 20 Jul 2011, 15:31

Não, key_pressed é execultado antes, pois ele checa se foi pressionado e key_release checa se foi solto, como que ele vai chegar se foi solte se ainda nem foi pressionado? Então o key_pressed é primeiro e depois o key_release.
.:Allison:.
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Mensagem por Mr.Brum Qua 20 Jul 2011, 15:36

.:Allison:. escreveu:Não, key_pressed é execultado antes, pois ele checa se foi pressionado e key_release checa se foi solto, como que ele vai chegar se foi solte se ainda nem foi pressionado? Então o key_pressed é primeiro e depois o key_release.

E entre os dois que vc citou , fica o key_check , pois após pressionar será verificado se o usuário mantém o botão pressionado ou se liberou ele!

então fica assim:

PRESSED
CHECK
RELEASED
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Mensagem por GameMakerTutoriais Qua 20 Jul 2011, 15:39

.:Allison:. escreveu:Não, key_pressed é execultado antes, pois ele checa se foi pressionado e key_release checa se foi solto, como que ele vai chegar se foi solte se ainda nem foi pressionado? Então o key_pressed é primeiro e depois o key_release.

Do seu ponto de vista então como ele checa se há algo pressionado (Key Normal) se ainda não foi pressionado? (Key Press)

A ordem não é necessariamente de acordo como deveria. Se num mesmo passo fosse possível fazer um key press e um key release em seguida, serão dois eventos executando juntos, concorda?

mrbrum22 escreveu:
E entre os dois que vc citou , fica o key_check , pois após pressionar será verificado se o usuário mantém o botão pressionado ou se liberou ele!

então fica assim:

PRESSED
CHECK
RELEASED

Não sei dizer, acho que não. Se fosse assim haveriam dois eventos executando de uma só vez, seriam o pressed ou o released executando juntos com o check...
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Mensagem por Mr. Kaleb Qua 20 Jul 2011, 16:30

Mais o pressed é checado primeiro porque a ação ocorre uma única vez. Se você colocar assim:
Código:
if keyboard_check_pressed(vk_left)
{x-=5}
Ele vai andar esse 5 pixels e vai parar. Vai ter que ficar apertando.
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Mensagem por vinians Qua 20 Jul 2011, 16:42

Amigos, o que ocorre que o evento de teclado funcoina assim.
-Primeiro o Pressed
-Depois o Released.
Entretanto se você mesmo "perguntar" em um Evento STEP vc passa por cima do evento automático, nesse caso a ação ocorre na hora que você checa.
Se você estiver no seu evento STEP e colocar duas checagens, uma para Pressed e outra para Released com certeza essa ordem vai ser seguida. Ou seja, SEMPRE o Pressed acontece antes do RELEASED pois nao é possivel soltar ANTES de pressionar.
So pra reforçar, não confunda a sua checagem manual em um sscript no STEP com o Evento gerado pela engine do GM.
Flws!
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Mensagem por GameMakerTutoriais Qua 20 Jul 2011, 17:05

Entendi.

Na verdade o motivo que era a minha dúvida é se era realmente necessário ter havido um evento press para que houvesse um released válido. Por isso a confusão na ordem. No caso do step, claro, é checado na hora.

Porque se fosse, seria bem provável que se eu iniciasse o jogo com uma tecla já pressionada, o primeiro evento released dela não executaria (sei lá), ou algo assim.

Obrigado pela explicação!
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