Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos
5 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos
Nome | Ordem dos Eventos |
Plataforma | Geral |
Descricao | Tutorial sobre a ordem exata dos principais eventos do Game Maker. |
Nivel | Iniciante |
Como todos sabemos, o Game Maker é um criador de jogos orientado a Eventos.
Muitos desses eventos são bem simples de entender porque acontecem imediatamente após algum fator externo como Moventação e Click do Mouse, ou de alguma coisa importante como o Fim de uma Animação (Animation END), fim de uma path (End Of Path) etc.
Porém existem Eventos que são disparados por fatos da própria Engine como o Evento CREATE, o STEP, o DRAW etc. Saber a ordem EXATA disso é muito importante quando estamos criando algum projeto/game mais avançado.
Quantas vezes por exemplo você já tentou inicializar alguma coisa no Evento Game Start e depois deu problema no Evento Create dizendo que uma variável não tinha sido definida??? Isso é porque ao contrário do que parece o Evento CREATE acontece ANTES do evento Game Start!!.
Esse tutorial é um resumo gráfico dos principais Eventos de Engine do GM. Na figura abaixo, resumi esses Eventos pra que você tenha conhecimento exato do que está acontecendo em seu jogo veja:
Os outros Eventos como No More Lives, Outside Room, Intersect Bondary etc só acontecem quando ocorrem fatos especiais que os desencadeia.
Então é isso ai, boa sorte na criação do seu game!
Re: [XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos
Oi vinians! Uma pergunta... os eventos de teclado, o Key Release não é conferido antes do Key Press?? Achava que a ordem era Key normal, depois release depois press...
Valeu!
Valeu!
GameMakerTutoriais- Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos
Não, key_pressed é execultado antes, pois ele checa se foi pressionado e key_release checa se foi solto, como que ele vai chegar se foi solte se ainda nem foi pressionado? Então o key_pressed é primeiro e depois o key_release.
Re: [XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos
.:Allison:. escreveu:Não, key_pressed é execultado antes, pois ele checa se foi pressionado e key_release checa se foi solto, como que ele vai chegar se foi solte se ainda nem foi pressionado? Então o key_pressed é primeiro e depois o key_release.
E entre os dois que vc citou , fica o key_check , pois após pressionar será verificado se o usuário mantém o botão pressionado ou se liberou ele!
então fica assim:
PRESSED
CHECK
RELEASED
Re: [XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos
.:Allison:. escreveu:Não, key_pressed é execultado antes, pois ele checa se foi pressionado e key_release checa se foi solto, como que ele vai chegar se foi solte se ainda nem foi pressionado? Então o key_pressed é primeiro e depois o key_release.
Do seu ponto de vista então como ele checa se há algo pressionado (Key Normal) se ainda não foi pressionado? (Key Press)
A ordem não é necessariamente de acordo como deveria. Se num mesmo passo fosse possível fazer um key press e um key release em seguida, serão dois eventos executando juntos, concorda?
mrbrum22 escreveu:
E entre os dois que vc citou , fica o key_check , pois após pressionar será verificado se o usuário mantém o botão pressionado ou se liberou ele!
então fica assim:
PRESSED
CHECK
RELEASED
Não sei dizer, acho que não. Se fosse assim haveriam dois eventos executando de uma só vez, seriam o pressed ou o released executando juntos com o check...
GameMakerTutoriais- Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos
Mais o pressed é checado primeiro porque a ação ocorre uma única vez. Se você colocar assim:
- Código:
if keyboard_check_pressed(vk_left)
{x-=5}
Mr. Kaleb- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 07/09/2010
Reputação : 21
Número de Mensagens : 1400
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos
Amigos, o que ocorre que o evento de teclado funcoina assim.
-Primeiro o Pressed
-Depois o Released.
Entretanto se você mesmo "perguntar" em um Evento STEP vc passa por cima do evento automático, nesse caso a ação ocorre na hora que você checa.
Se você estiver no seu evento STEP e colocar duas checagens, uma para Pressed e outra para Released com certeza essa ordem vai ser seguida. Ou seja, SEMPRE o Pressed acontece antes do RELEASED pois nao é possivel soltar ANTES de pressionar.
So pra reforçar, não confunda a sua checagem manual em um sscript no STEP com o Evento gerado pela engine do GM.
Flws!
-Primeiro o Pressed
-Depois o Released.
Entretanto se você mesmo "perguntar" em um Evento STEP vc passa por cima do evento automático, nesse caso a ação ocorre na hora que você checa.
Se você estiver no seu evento STEP e colocar duas checagens, uma para Pressed e outra para Released com certeza essa ordem vai ser seguida. Ou seja, SEMPRE o Pressed acontece antes do RELEASED pois nao é possivel soltar ANTES de pressionar.
So pra reforçar, não confunda a sua checagem manual em um sscript no STEP com o Evento gerado pela engine do GM.
Flws!
Re: [XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos
Entendi.
Na verdade o motivo que era a minha dúvida é se era realmente necessário ter havido um evento press para que houvesse um released válido. Por isso a confusão na ordem. No caso do step, claro, é checado na hora.
Porque se fosse, seria bem provável que se eu iniciasse o jogo com uma tecla já pressionada, o primeiro evento released dela não executaria (sei lá), ou algo assim.
Obrigado pela explicação!
Na verdade o motivo que era a minha dúvida é se era realmente necessário ter havido um evento press para que houvesse um released válido. Por isso a confusão na ordem. No caso do step, claro, é checado na hora.
Porque se fosse, seria bem provável que se eu iniciasse o jogo com uma tecla já pressionada, o primeiro evento released dela não executaria (sei lá), ou algo assim.
Obrigado pela explicação!
GameMakerTutoriais- Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» Tutorial sobre X e Y
» [Tutorial] Chamar eventos em GML
» [XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada
» [XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis
» [PEDIDO]Alguém me arranja um mega - tutorial ensinando como ser um progamador de eventos?
» [Tutorial] Chamar eventos em GML
» [XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada
» [XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis
» [PEDIDO]Alguém me arranja um mega - tutorial ensinando como ser um progamador de eventos?
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos