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Tutorial de Pause :D
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Paulo Softwares
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GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
O que vocês acharam?
Tutorial de Pause :D
Olá pessoal, este é o meu primeiro tutorial e nele vou ensinar a fazer um pause game com 4 funções:Resumir o jogo, Salvar, Reiniciar a room e sair do jogo
Dificuldade: intermediária
Versão do GM: Eu fiz em GM8 Pro mas acho que da pra ser lite
Então... Mãos a obra
Primeiramente crie um objeto chamado objPause e marque como persistent, depois desmarque a opção visível coloque no evento Create:
Depois crie um evento de tecla pressionada('P' por exemplo) e coloque:
Depois disso, crie um objeto objPause_menu e coloque uma sprite de um menu (no meu caso eu coloquei uma imagem com quatro subimagens , cada subimagem 'iluminando' uma opção diferente - aqui tá o link da
imagem:[url=http://www.4shared.com/file/YT5cyoiH/Pause_menu.html ]http://www.4shared.com/file/YT5cyoiH/Pause_menu.html [/url] - ) depois disso coloque no evento Create :
Agor crie um evento Step e coloque:
Após ter colocado esses códigos acima vamos definir como controlaremos o menu. Para isso,adicione duas colheres de açúcar crie um evento de tecla pressionada(no meu caso usei a seta pra cima) e coloque o código:
E pronto!!!!! agora temos um pause menu xDxDxD qualquer duvida é só perguntar
Até mais galera!!!!
--edit--
esqueci de dizer uma coisa: criem uma room e adicionem o objeto objPause (não precisa por o menu)
além disso na mesma room vocês terão de adicionar uma view para que o jogo saiba onde adicionar o menu ou então voces modificam a posição do menu para 0 e 0.
estou postando uma engine aki com esse tuto:
-----edit-----
[url=http://www.4shared.com/file/5WiysITF/pause_Menu.html ]http://www.4shared.com/file/5WiysITF/pause_Menu.html [/url]
-----edit-----
Dificuldade: intermediária
Versão do GM: Eu fiz em GM8 Pro mas acho que da pra ser lite
Então... Mãos a obra
Primeiramente crie um objeto chamado objPause e marque como persistent, depois desmarque a opção visível coloque no evento Create:
- Código:
global.pause=false //Identifica se o pause está ativo ou não
Depois crie um evento de tecla pressionada('P' por exemplo) e coloque:
- Código:
if global.pause=false //Verifica se não está pausado
{global.pause=true} //Pausa o jogo
{if global.pause=true //verifica se está pausado
{instance_create(view_xview,view_yview,objPause_menu)} //cria o menu de pause
}
Depois disso, crie um objeto objPause_menu e coloque uma sprite de um menu (no meu caso eu coloquei uma imagem com quatro subimagens , cada subimagem 'iluminando' uma opção diferente - aqui tá o link da
imagem:[url=http://www.4shared.com/file/YT5cyoiH/Pause_menu.html ]http://www.4shared.com/file/YT5cyoiH/Pause_menu.html [/url] - ) depois disso coloque no evento Create :
- Código:
image_index=0 // define a subimagem
image_speed=0 //define a velocidade de mudance das subimagens(no caso nós iremos mudá-la com as setas como veremos a seguir)
Agor crie um evento Step e coloque:
- Código:
{if global.pause = true
{{instance_deactivate_all(objPause_menu)} //desativa tudo menos o menu de pause
if image_index=0 //se a subimagem for a de resumir o jogo
{if keyboard_check_pressed(vk_enter) //e a tecla 'enter' for pressionada
{instance_activate_all() //ativar tudo
instance_destroy()}
else if !keyboard_check_pressed(vk_enter)
{exit}
}
if image_index=1 // se a subimagem for a de reiniciar a room
{if keyboard_check_pressed(vk_enter) // e a tecla 'enter' for pressionada
room_restart() // reiniciar a room
}
if image_index=2 // se a subimagem for a de salvar
{if keyboard_check_pressed(vk_enter) // e a tecla 'enter for pressionada
{//Abre janela para salvar
save_game = "";
save_game = get_save_filename("Jogos salvos (*.sav)|*.sav", "");
//checa se pressionou cancelar
if !(save_game = "")
{
//checa se o arquivo termina com "*.sav":
if (string_copy(save_game, string_length(save_game) - 3, 4) != ".sav")
{
//adiciona ".gam" no arquivo que foi salvo
save_game = save_game + ".sav";
}
//salva o jogo
game_save(save_game);}
else {exit}
}}
if image_index=3 // se a subimagem for a de sair do jogo
{if keyboard_check_pressed(vk_enter) // e a tecla enter for pressionada
game_end() // sair do jogo
}}
else if global.pause = false // lembra que no começo checamos se estava pausado? agora checamos se não está pausado
{instance_activate_all() }} // se não estiver pausado ativamos tudo :D
Após ter colocado esses códigos acima vamos definir como controlaremos o menu. Para isso,
- Código:
image_index-=1
- Código:
image_index+=1
E pronto!!!!! agora temos um pause menu xDxDxD qualquer duvida é só perguntar
Até mais galera!!!!
--edit--
esqueci de dizer uma coisa: criem uma room e adicionem o objeto objPause (não precisa por o menu)
além disso na mesma room vocês terão de adicionar uma view para que o jogo saiba onde adicionar o menu ou então voces modificam a posição do menu para 0 e 0.
estou postando uma engine aki com esse tuto:
-----edit-----
[url=http://www.4shared.com/file/5WiysITF/pause_Menu.html ]http://www.4shared.com/file/5WiysITF/pause_Menu.html [/url]
-----edit-----
Última edição por bootzin em Ter 20 Jul 2010, 12:10, editado 4 vez(es) (Motivo da edição : colocar engine de novo; colocar foto do menu para download)
bootzin- Data de inscrição : 28/01/2010
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Re: Tutorial de Pause :D
Pode me dizer como faço para colocar o menu no meio?
JsLegnar- Data de inscrição : 25/06/2010
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Re: Tutorial de Pause :D
Cara não to conseguindo fazer o download da engine.
Tá dando erro.
Tenta hospedar em outro site.
Tá dando erro.
Tenta hospedar em outro site.
Re: Tutorial de Pause :D
Após ter colocado esses códigos acima vamos definir como controlaremos o menu. Para isso,adicione duas colheres de açúcarcrie um evento de tecla pressionada(no meu caso usei a seta pra cima) e coloque o código:
kkkkkkkkkk
achei muito bom seu tuto, muito bem explicado, cara continua assim
Mentos e Coca-cola- Games Ranking :
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Re: Tutorial de Pause :D
ae pessoal
mto obrigado pelos elogios
pretendo continuar fazendo tutos mas to meio sem tempo
desculpem a demora a responde mas eu tava viajando
quanto à sua dúvida, em que sentido você quer dizer no "meio"?
mto obrigado pelos elogios
pretendo continuar fazendo tutos mas to meio sem tempo
desculpem a demora a responde mas eu tava viajando
Pode me dizer como faço para colocar o menu no meio?
quanto à sua dúvida, em que sentido você quer dizer no "meio"?
bootzin- Data de inscrição : 28/01/2010
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Re: Tutorial de Pause :D
Otimo tutorial! creio que os novatos faram bom uso dele!
Paulo Softwares- Data de inscrição : 19/07/2010
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Re: Tutorial de Pause :D
Mais uma vez, muito obrigado pessoal
e se houver qualquer dúvida pode perguntar que eu respondo^^
eu fiz esse tuto porque tava querendo sabe como pausar o jogo e nunca achava no fórum^^
otra coisa... nos resultados da pesquisa tá faltando 1% O.o
e se houver qualquer dúvida pode perguntar que eu respondo^^
eu fiz esse tuto porque tava querendo sabe como pausar o jogo e nunca achava no fórum^^
otra coisa... nos resultados da pesquisa tá faltando 1% O.o
bootzin- Data de inscrição : 28/01/2010
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Re: Tutorial de Pause :D
bootzin, eu quero botar no centro da view.
JsLegnar- Data de inscrição : 25/06/2010
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Re: Tutorial de Pause :D
para colocar no centro da view troque o código de tecla pressionada desse:
- Código:
if global.pause=false //Verifica se não está pausado
{global.pause=true} //Pausa o jogo
{if global.pause=true //verifica se está pausado
{instance_create(view_xview,view_yview,objPause_menu)} //cria o menu de pause
}
- Código:
if global.pause=false //Verifica se não está pausado
{global.pause=true} //Pausa o jogo
{if global.pause=true //verifica se está pausado
{instance_create(view_xview/2,view_yview/2,objPause_menu)} //cria o menu de pause
}
bootzin- Data de inscrição : 28/01/2010
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Re: Tutorial de Pause :D
Muito bacana o tutorial, funcionou direitinho. Nota 9
Só tem um problema, que é o fato de ser difícil colocar a opção que você quer por ser muito rápido (pelo menos no meu).
Mas muito bom o tutorial, bem explicado. Parabéns
________________________________
Edit:
É só colocar em alarm[0]:
e colocar nas funções das setas:
Só tem um problema, que é o fato de ser difícil colocar a opção que você quer por ser muito rápido (pelo menos no meu).
Mas muito bom o tutorial, bem explicado. Parabéns
________________________________
Edit:
É só colocar em alarm[0]:
- Código:
image_speed=0
e colocar nas funções das setas:
- Código:
alarm[0]=1
danrau1- Data de inscrição : 07/06/2010
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Re: Tutorial de Pause :D
Danrau...
eu não sei se vc reparou mas eu defini a image_speed =0 no evento create do objeto pause... isso é o suficiente para parar as rápida mudança de um item pro outro...
se vc olhar a engine verá que não tem problemas
você deve ter esquecido de por aquela parte do script
Caso não de certo mesmo assim, me diga novamente para que eu posso corrigir
eu não sei se vc reparou mas eu defini a image_speed =0 no evento create do objeto pause... isso é o suficiente para parar as rápida mudança de um item pro outro...
se vc olhar a engine verá que não tem problemas
você deve ter esquecido de por aquela parte do script
Caso não de certo mesmo assim, me diga novamente para que eu posso corrigir
bootzin- Data de inscrição : 28/01/2010
Reputação : 5
Número de Mensagens : 136
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Re: Tutorial de Pause :D
bom tuto! ESTE FÓRUM, ESTAVA COM FALTA DISTO
VALEW
VALEW
correiajoao- Data de inscrição : 05/06/2010
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Re: Tutorial de Pause :D
bootzin,
Eu chequei e está tudo de acordo com o tutorial.Mas já resolvi o problema mesmo, então tá tranquilo.
Falou
Eu chequei e está tudo de acordo com o tutorial.Mas já resolvi o problema mesmo, então tá tranquilo.
Falou
danrau1- Data de inscrição : 07/06/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 39
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Tutorial de Pause :D
bootzin, esse tutorial ficou bom mesmo
funcionou direitinho, ficou da hora, muito obrigado
funcionou direitinho, ficou da hora, muito obrigado
juniorr452- Data de inscrição : 21/01/2011
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