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texto no gmk e fazer para nao sai da tela

3 participantes

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Mensagem por Tiger Sáb 13 Mar 2010, 16:26

Eae pessoal! Eu tenho uma duvida nesses dias estava fazendo um trabalho escolar no gmk e fui pesquisar se tinha alguma forma de colocar um texto, dae tudo bem achei mas quando eu coloquei no jogo o texto tipo saia da tela, tem como fazer um texto com paragrafo e tambem deixar que o texto que sai da tela fique pra baixo?
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Mensagem por PedroX Sáb 13 Mar 2010, 16:42

Para quebrar linhas automaticamente crie um script chamado "pular_linha":

Código:

var count, espaco, i, letra;

count=0
espaco=0
for (i=1; i<=string_length(argument0); i+=1) {
letra=string_copy(argument0,i,1)
count+=1
if letra=" " { espaco=i }
else if letra="#" { espaco=0; count=0 }
if count>=argument1 {
if espaco>0 {
count=0
i=espaco
espaco=0
argument0=string_insert("#",string_delete(argument0,i,1),i)
}
}
}
return(argument0)
Agora coloque no step assim:
Código:

//tudo sem aspas aqui em baixo
//troque variavel_do_texto pelo nome da variavel que controla o texto
//maximo_letras_por_linha é o limite de letras por linha
variavel_do_texto=pular_linha(variavel_do_texto,maximo_letras_por_linha)

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Mensagem por Tiger Sáb 13 Mar 2010, 17:01

cara na parte do script tudo bem, mas no evente step ta dando erro assim:

___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_texto:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 4:
obj_texto=pular_linha(obj_texto,12)
^
at position 11: Variable name expected.

Eu coloquei o obj que controla o texto.
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Mensagem por PedroX Sáb 13 Mar 2010, 17:03

num é pra colocar o objeto, é praa colocar a variavel...

se vc num mudou deve ser keyboard_string

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Mensagem por Tiger Sáb 13 Mar 2010, 17:25

Deixo mostrar como eu fiz um texto, 1° eu criei um obj_texto, e nele coloquei assim

no create

var_text = ""

no step

//tudo sem aspas aqui em baixo
//troque variavel_do_texto pelo nome da variavel que controla o texto
//maximo_letras_por_linha é o limite de letras por linha
var_text=pular_linha(var_text,225)

no draw


draw_set_color(c_red) //A Cor do Titulo
draw_set_font(fonte) // A fonte do credito
draw_text(320,15,"Introdução"+string(var_text)) // var_text é a variavel que contem o texto

draw_set_color(c_white) //A Cor do Titulo
draw_text(320,205,"O poder Judiciário tem, com exclusividade, o poder de aplicar a lei nos casos concretos submetidos à sua apreciação. Nesse sentido, cabe aos juízes garantir o livre e pleno debate da questão que opõe duas ou mais partes numa disputa cuja natureza pode variar - ser familiar, comercial, criminal, constitucional, etc. -, permitindo que todos os que serão afetados pela decisão da Justiça expor suas razões e argumentos.
"+string(var_text)) // var_text é a variavel que contem o texto

mas quando eu coloco pra visualizar o texto fica assim, a parte em vermelho eu destaquei pra mostrar que o texto saiu da tela.

texto no gmk e fazer para nao sai da tela Osoos
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Mensagem por PedroX Sáb 13 Mar 2010, 17:55

225 letras é um numero muito grande para uma linha tinha que ser uns 35...


Ah tambem ponha draw_set_halign, ex:
Código:

draw_set_halign(fa_center)
draw_set_color(c_red) //A Cor do Titulo
draw_set_font(fonte) // A fonte do credito
draw_text(320,15,"Introdução"+string(var_text)) // var_text é a variavel que contem o texto

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Mensagem por Tiger Sáb 13 Mar 2010, 18:27

eu coloquei assim draw_text_ext(view_xview+300,view_yview+120,'texto',16,600)
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Mensagem por vinians Sáb 13 Mar 2010, 18:40

Amigo, tente colocar isso no Draw do objeto que desenha o seu texto:

var w;
w = room_width * 0.8;
draw_text_ext((room_width * 15 /100), y , "Escreve todo texto aqui" , -1 , w)

A posicao de inicio Y do texto sera definida pelo local que voce colocar o objeto na room.
Apenas esse código resolveu aqui no teste que eu fiz.
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Mensagem por Tiger Sáb 13 Mar 2010, 19:06

Vivians vlw ae consegui! Very Happy e Pedro agradeço pela sua ajuda tambem!
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