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Tiro e movimentaçao da arma?
5 participantes
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Tiro e movimentaçao da arma?
Pessoal eu quero aprender como eu fasso um jogo onde eu possa atirar(eu sei que ja tem um topico sobre isso xD) ( com muniçao para recarregar) e a arma fique como se fosse na mao do perssonagem , e a mira ( como eu crio uma mira ) siga o mouse?
Pessoal agradeço deis de ja! Se me responderem uma pergunta só, ja serei grato, obrigado. Ajudem por favor!
Pessoal agradeço deis de ja! Se me responderem uma pergunta só, ja serei grato, obrigado. Ajudem por favor!
inika22- Data de inscrição : 03/03/2010
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Re: Tiro e movimentaçao da arma?
ATIRAR COM MUNIÇÃO PARA RECARREGAR.
Crie um objeto player, um objeto bala e um objeto cartucho.
Tudo dentro do objeto PLAYER.
No evento CREATE, coloque:
cartucho = 0 ; time = 0 //cartucho = 0 para começar sem munição
No evento STEP, coloque:
if keyboard_check(vk_space)and cartucho>0 then time +=1 //por tecla que quizer
if time>10 then time=10
if time=10
{
instance_create(x,y,obj_bala);
with (obj_bala) vspeed = -5
cartucho-=1;time=0
}
if cartucho < 0
with (obj_bala) instance_destroy()
No evento COLLISION com o cartucho, coloque:
cartucho = 10 //cartucho contem 10 balas
Ponha tudo na room, voce começa sem balas e ao colidir com o cartucho passa a ter 10 balas.
Crie um objeto player, um objeto bala e um objeto cartucho.
Tudo dentro do objeto PLAYER.
No evento CREATE, coloque:
cartucho = 0 ; time = 0 //cartucho = 0 para começar sem munição
No evento STEP, coloque:
if keyboard_check(vk_space)and cartucho>0 then time +=1 //por tecla que quizer
if time>10 then time=10
if time=10
{
instance_create(x,y,obj_bala);
with (obj_bala) vspeed = -5
cartucho-=1;time=0
}
if cartucho < 0
with (obj_bala) instance_destroy()
No evento COLLISION com o cartucho, coloque:
cartucho = 10 //cartucho contem 10 balas
Ponha tudo na room, voce começa sem balas e ao colidir com o cartucho passa a ter 10 balas.
Da Galáxia- Data de inscrição : 14/01/2010
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Re: Tiro e movimentaçao da arma?
olha amigo funcionou mas o tiro esta saindo da cabeça do perssonagem (para cima), como eu coloco para ele atirar para o lado por que meu jogo e de plataforma.
Obrigado!
Obrigado!
inika22- Data de inscrição : 03/03/2010
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Re: Tiro e movimentaçao da arma?
inika22 escreveu:olha amigo funcionou mas o tiro esta saindo da cabeça do perssonagem (para cima), como eu coloco para ele atirar para o lado por que meu jogo e de plataforma.
Obrigado!
isso acontece por que a origin da sprite deve ta no 0x0
olha la quando vc cria a sprite vc deve coloca a origin no local q vc quer q o tiro saia.
vc tb pode modificar o local do tiro apenas modificando o x e o y na hora de criar a instancia do tiro
por exemplo: se a origin da sprite esta no 0x0 e a mão do personagem desenhado na sprite esta no 32x15
vc pode somar na hora de criar a instancia:
instance_create(x+32,y+15,obj_bala);
vc tb pode usar o lengthdir_x(len,dir) e o lengthdir_y(len,dir) somando-os com o x e o y para encontrar um ponto com determinada distancia e direção a partir do x e y
no length_dirx(len,dir)
o len = distancia
e o dir = direção
espero ter ajudado.
luxtrike- Data de inscrição : 18/08/2009
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Re: Tiro e movimentaçao da arma?
SUBSTITUA O STEP
substitua os numeros a frente do X e do Y (10), de acordo com o seu player, ajustando esses numeros o tiro sai onde tu queres. Mas esse ajuste (que pode ser positivo ou negativo) só vc pode fazer, os numeros que coloquei a frente do X e do Y é apenas pra vc ver como funciona.
if keyboard_check(vk_space)and cartucho>0 then time +=1
if time>10 then time=10
if time=10
{
instance_create(x+10,y+10,obj_bala);
with (obj_bala) hspeed = 5
cartucho-=1;time=0
}
if cartucho < 0
with (obj_bala) instance_destroy()
substitua os numeros a frente do X e do Y (10), de acordo com o seu player, ajustando esses numeros o tiro sai onde tu queres. Mas esse ajuste (que pode ser positivo ou negativo) só vc pode fazer, os numeros que coloquei a frente do X e do Y é apenas pra vc ver como funciona.
if keyboard_check(vk_space)and cartucho>0 then time +=1
if time>10 then time=10
if time=10
{
instance_create(x+10,y+10,obj_bala);
with (obj_bala) hspeed = 5
cartucho-=1;time=0
}
if cartucho < 0
with (obj_bala) instance_destroy()
Da Galáxia- Data de inscrição : 14/01/2010
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Re: Tiro e movimentaçao da arma?
obrigado pessoal vou tentar!
inika22- Data de inscrição : 03/03/2010
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Re: Tiro e movimentaçao da arma?
Olha eu mexe no x e y certinho mas o tiro nao vai para frente ele continua subindo mas ele ante subia ( sai ) dda minha cabeça agora ta saindo um pouco mais na frente do me perssonagem ( saindo agora do chao).
Ajude por favor!
Ajude por favor!
inika22- Data de inscrição : 03/03/2010
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Re: Tiro e movimentaçao da arma?
Cara, vou te ajudar. Para a mira seguir o mouse, coloque este código no step:
E se quiser que a seta fique no meio da mira, vá na sprite da mira e clique "center", mas se não ficar no meio, você arrasta a cruzinha até o meio.
Agora, a munição e a arma se movimentando, vai no link da minha engine :
http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/engine-de-arma-ensina-a-fazer-municao-a-arma-segue-o-mouse-e-a-arma-se-mexe-de-acordo-com-a-movimentacao-do-mouse-tambem-t6512.htm#50212
- Código:
x=mouse_x
y=mouse_y
E se quiser que a seta fique no meio da mira, vá na sprite da mira e clique "center", mas se não ficar no meio, você arrasta a cruzinha até o meio.
Agora, a munição e a arma se movimentando, vai no link da minha engine :
http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/engine-de-arma-ensina-a-fazer-municao-a-arma-segue-o-mouse-e-a-arma-se-mexe-de-acordo-com-a-movimentacao-do-mouse-tambem-t6512.htm#50212
Adriel- Data de inscrição : 18/07/2009
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Re: Tiro e movimentaçao da arma?
fica no meio da cruz( eu fiz uma cruz vermelha de mira).
Pessoal ja criei a mira, ta certinho vai onde a seta do mouse ta, ja fiz o cartucho mas agora eu quero que a arma fique presa a mao do personagem como se estivesse na mao dele , e o tiro sai da para onde eu apontar com a seta ( mouse apertanto p botao direito dele)
Obrigado, ajudem pro favor!!
Pessoal ja criei a mira, ta certinho vai onde a seta do mouse ta, ja fiz o cartucho mas agora eu quero que a arma fique presa a mao do personagem como se estivesse na mao dele , e o tiro sai da para onde eu apontar com a seta ( mouse apertanto p botao direito dele)
Obrigado, ajudem pro favor!!
Última edição por inika22 em Qui 11 Mar 2010, 23:11, editado 1 vez(es)
inika22- Data de inscrição : 03/03/2010
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Re: Tiro e movimentaçao da arma?
Pessoal ja criei a mira, ta certinho vai onde a seta do mouse ta, ja fiz o cartucho mas agora eu quero que a arma fique presa a mao do personagem como se estivesse na mao dele , e o tiro sai da para onde eu apontar com a seta ( mouse apertanto p botao direito dele)
Obrigado, ajudem pro favor!!!
Evite posts duplos! Tenha pasciência que seu tópico será respondido ok?
Leia as regras do forum
(editado por Vinians) (advertido)
Obrigado, ajudem pro favor!!!
Evite posts duplos! Tenha pasciência que seu tópico será respondido ok?
Leia as regras do forum
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Última edição por inika22 em Qui 11 Mar 2010, 23:12, editado 1 vez(es)
inika22- Data de inscrição : 03/03/2010
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Re: Tiro e movimentaçao da arma?
olha inika22 só vejo post duplo seu, sabia que é contra as regras? por favor para! mesmo não sendo pra ajuda!
donte- Data de inscrição : 22/12/2009
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