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Tutorial Menu e Submenu em gml

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Mensagem por LeeroyFan Sáb 06 Mar 2010, 12:58

-Tutorial: Menu em texto e submenu-

Versão do Game Maker necessária: LITE.
Nível de dificuldade:Médio

Começando:
Primeiro abra sua versão do Game maker (pode ser qualquer uma, esse exemplo foi feito com a versão 7.0)


Crie uma room, um objeto e um script em seu projeto.
Renomeie para que fiquem desse jeito:
Objeto >> obj_menu
script>> scr_InitMenu
Agora coloque o obj_menu em qualquer lugar de sua room.

No obj_menu, coloque o seguinte código no evento “Create”
Código:

{
  scr_InitMenu();
}

Isso chamará o scr_InitMenu, o que ainda não faz nada.
Ok, vamos começar a programar os comandos básicos do menu, como: Começar o jogo; Opções; Instruções; Sair;
Você pode adicionar mais opções se você precisar, mas essa são as que vamos usar agora.

No script scr_InitMenu, coloque o seguinte código:
Código:

{
  menuSelected = 1;
  menuPage = 0;

  menuText[0,0] = 4;
  menuText[0,1] = "Start Game"
  menuText[0,2] = "Options"
  menuText[0,3] = "Instructions"
  menuText[0,4] = "Quit Game"
 
  menuText[1,0] = 3
  menuText[1,1] = "World 1"
  menuText[1,2] = "World 2"
  menuText[1,3] = "Back"
}

Você deve ter percebido que “menuText[0]=4;”. Isso é o número de opções que o menu terá.
A “menuSelected” é a variável que usaremos para saber qual opção está selecionada.
Abra o obj_Menu e adicione um evento Draw, nele, coloque:

Código:

{
  for (i = 1; i <= menuText[menuPage,0]; i+=1) {
    if (menuSelected = i) { draw_set_color(c_red); } else { draw_set_color(c_black); }
    draw_text(x,y+(i*16)-16,menuText[menuPage,i]);
  }
}
Esta é a posição do menu. Ela depende de onde você colocou o obj_Menu (aqui foi 0,0).

Agora vamos fazer com que possamos navegar no menu. Usaremos as teclas : Cima; Baixo.

No obj_InitMenu, adicione o press up, e coloque o código:
Código:

{
  menuSelected -=1;
  if (menuSelected < 1) { menuSelected = menuText[menuPage,0]; }
}

E no press down, coloque o código:
Código:

{
  menuSelected +=1;
  if (menuSelected > menuText[menuPage,0]) { menuSelected = 1; }
}

Se você testar agora, poderá se mover entre as opções usando as setas.
Mas agora precisamos de alguma tecla para selecionar a opção desejada, por isso, adicione um evento press 'Enter' e coloque o seguinte código:
Código:

{
  switch(menuPage) {
    case 0: // Main Menu
      if (menuSelected = 1) { menuPage = 1; menuSelected = 1; } // Start Game
      if (menuSelected = 2) { show_message("Options"); } // Options
      if (menuSelected = 3) { show_message("Instructions"); } // Instructions
      if (menuSelected = 4) { show_message("Exit Game"); } // Exit Game
    break;
    case 1:  // Start Game menu
      if (menuSelected = 1) { show_message("World 1"); } // World 1
      if (menuSelected = 2) { show_message("World 2"); } // World 2
      if (menuSelected = 3) { menuPage = 0; menuSelected = 1; } // Back
    break;
  }
}
Para deixar esse menu realmente útil, troque os “show_message()” por algum comando, por exemplo, troque o “show_message()” do “Sair” por “game_end()”

Conclusão
Espero que você tenha aprendido um pouco mais sobre gml com esse tutorial!

Traduzido e adaptado por LeeroyFan
Tutorial original feito por Chronic (game maker community)

Exemplos (estão em inglês)
Menu com submenu


Última edição por LeeroyFan em Qua 27 Out 2010, 18:14, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Tava faltando informação do cabeçalho)
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Mensagem por ricaun Sáb 06 Mar 2010, 15:19

Que menu show, gostei já que usa array 2d bem simples mesmo. Agora já sei como fazer um menu, só falta o jogo agora.

LeeroyFan valeu por disponibilizar-lo. Te....
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Mensagem por Kronos Qui 11 Mar 2010, 14:31

Valew! Cara!
Sempre quis saber como se faz uma menu com GML.
Já tinha achado outras engines e tutorias.
Mais essa e concertesa a mais explicada entre todas.
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Mensagem por Moreno Qui 15 Jul 2010, 20:11

Bem documentado, esse tuto.
Vou usar este exemplo em meu projeto (devidamente adaptado, claro).
Muito obrigado msmo pelas explicações bem dadas.
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Mensagem por correiajoao Sex 16 Jul 2010, 05:55

Moreno escreveu:Bem documentado, esse tuto.
Vou usar este exemplo em meu projeto (devidamente adaptado, claro).
Muito obrigado msmo pelas explicações bem dadas.

eu tbm, tá bem legal esse tuto!!
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Mensagem por Salathiel Sex 16 Jul 2010, 09:56

Parabens.Tuto perfeito.
Eu ja tentei fazer varios menus controlados por setas,ja baixei varias engines, mais seu tuto foi o que ajudou mais.
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Mensagem por Convidad Sex 16 Jul 2010, 12:06

meneiro este menu Very Happy
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Mensagem por LeandroDaher Dom 18 Jul 2010, 01:49

MUINTO BOM CARA!ISTO PODE SER MUINTO ÚTIL A TODOS FLWs.
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Mensagem por Super Mario Bros Ter 27 Jul 2010, 12:53

Dá erro quando troca o show_message() pelo game-end()
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Mensagem por OverClock26 Qui 02 Set 2010, 18:34

Me ajudem,como ponho o script no obj?
Plz help.
Sou novato.
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Mensagem por Shadow10 Qua 17 Nov 2010, 00:26

nervoso Caras! Eu não conseguiria dormir sem fazer o "Press Up" ir do "menuSelected = 1" pro "menuSelected = 4". É que eu tenho pouquissíma experiência com "Scripts" e acabei criando esse aqui:

{
menuSelected -=1;
if menuSelected == 0 menuSelected = +4;
}

Coloque o código acima no "PressUp" e quando ele estiver no "Satart Game" ele vai passar pro "Quit Game" pois do jeito que ele encinou aí no topo se continuar pressionado pra cima, o selecionado some yes .
Mas é bom a gente as vezes bater cabeça e descobrir esses tipos de funções investigador .
Parabéns pelo menu blz .
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