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Tutorial Menu e Submenu em gml
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Salathiel
correiajoao
Moreno
Kronos
ricaun
LeeroyFan
10 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Tutorial Menu e Submenu em gml
-Tutorial: Menu em texto e submenu-
Versão do Game Maker necessária: LITE.
Nível de dificuldade:Médio
Começando:
Primeiro abra sua versão do Game maker (pode ser qualquer uma, esse exemplo foi feito com a versão 7.0)
Crie uma room, um objeto e um script em seu projeto.
Renomeie para que fiquem desse jeito:
Objeto >> obj_menu
script>> scr_InitMenu
Agora coloque o obj_menu em qualquer lugar de sua room.
No obj_menu, coloque o seguinte código no evento “Create”
Isso chamará o scr_InitMenu, o que ainda não faz nada.
Ok, vamos começar a programar os comandos básicos do menu, como: Começar o jogo; Opções; Instruções; Sair;
Você pode adicionar mais opções se você precisar, mas essa são as que vamos usar agora.
No script scr_InitMenu, coloque o seguinte código:
Você deve ter percebido que “menuText[0]=4;”. Isso é o número de opções que o menu terá.
A “menuSelected” é a variável que usaremos para saber qual opção está selecionada.
Abra o obj_Menu e adicione um evento Draw, nele, coloque:
Agora vamos fazer com que possamos navegar no menu. Usaremos as teclas : Cima; Baixo.
No obj_InitMenu, adicione o press up, e coloque o código:
E no press down, coloque o código:
Se você testar agora, poderá se mover entre as opções usando as setas.
Mas agora precisamos de alguma tecla para selecionar a opção desejada, por isso, adicione um evento press 'Enter' e coloque o seguinte código:
Conclusão
Espero que você tenha aprendido um pouco mais sobre gml com esse tutorial!
Traduzido e adaptado por LeeroyFan
Tutorial original feito por Chronic (game maker community)
Exemplos (estão em inglês)
Menu com submenu
Versão do Game Maker necessária: LITE.
Nível de dificuldade:Médio
Começando:
Primeiro abra sua versão do Game maker (pode ser qualquer uma, esse exemplo foi feito com a versão 7.0)
Crie uma room, um objeto e um script em seu projeto.
Renomeie para que fiquem desse jeito:
Objeto >> obj_menu
script>> scr_InitMenu
Agora coloque o obj_menu em qualquer lugar de sua room.
No obj_menu, coloque o seguinte código no evento “Create”
- Código:
{
scr_InitMenu();
}
Isso chamará o scr_InitMenu, o que ainda não faz nada.
Ok, vamos começar a programar os comandos básicos do menu, como: Começar o jogo; Opções; Instruções; Sair;
Você pode adicionar mais opções se você precisar, mas essa são as que vamos usar agora.
No script scr_InitMenu, coloque o seguinte código:
- Código:
{
menuSelected = 1;
menuPage = 0;
menuText[0,0] = 4;
menuText[0,1] = "Start Game"
menuText[0,2] = "Options"
menuText[0,3] = "Instructions"
menuText[0,4] = "Quit Game"
menuText[1,0] = 3
menuText[1,1] = "World 1"
menuText[1,2] = "World 2"
menuText[1,3] = "Back"
}
Você deve ter percebido que “menuText[0]=4;”. Isso é o número de opções que o menu terá.
A “menuSelected” é a variável que usaremos para saber qual opção está selecionada.
Abra o obj_Menu e adicione um evento Draw, nele, coloque:
- Código:
{
for (i = 1; i <= menuText[menuPage,0]; i+=1) {
if (menuSelected = i) { draw_set_color(c_red); } else { draw_set_color(c_black); }
draw_text(x,y+(i*16)-16,menuText[menuPage,i]);
}
}
Agora vamos fazer com que possamos navegar no menu. Usaremos as teclas : Cima; Baixo.
No obj_InitMenu, adicione o press up, e coloque o código:
- Código:
{
menuSelected -=1;
if (menuSelected < 1) { menuSelected = menuText[menuPage,0]; }
}
E no press down, coloque o código:
- Código:
{
menuSelected +=1;
if (menuSelected > menuText[menuPage,0]) { menuSelected = 1; }
}
Se você testar agora, poderá se mover entre as opções usando as setas.
Mas agora precisamos de alguma tecla para selecionar a opção desejada, por isso, adicione um evento press 'Enter' e coloque o seguinte código:
- Código:
{
switch(menuPage) {
case 0: // Main Menu
if (menuSelected = 1) { menuPage = 1; menuSelected = 1; } // Start Game
if (menuSelected = 2) { show_message("Options"); } // Options
if (menuSelected = 3) { show_message("Instructions"); } // Instructions
if (menuSelected = 4) { show_message("Exit Game"); } // Exit Game
break;
case 1: // Start Game menu
if (menuSelected = 1) { show_message("World 1"); } // World 1
if (menuSelected = 2) { show_message("World 2"); } // World 2
if (menuSelected = 3) { menuPage = 0; menuSelected = 1; } // Back
break;
}
}
Conclusão
Espero que você tenha aprendido um pouco mais sobre gml com esse tutorial!
Traduzido e adaptado por LeeroyFan
Tutorial original feito por Chronic (game maker community)
Exemplos (estão em inglês)
Menu com submenu
Última edição por LeeroyFan em Qua 27 Out 2010, 18:14, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Tava faltando informação do cabeçalho)
Re: Tutorial Menu e Submenu em gml
Que menu show, gostei já que usa array 2d bem simples mesmo. Agora já sei como fazer um menu, só falta o jogo agora.
LeeroyFan valeu por disponibilizar-lo. Te....
LeeroyFan valeu por disponibilizar-lo. Te....
ricaun- Data de inscrição : 23/09/2008
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Re: Tutorial Menu e Submenu em gml
Valew! Cara!
Sempre quis saber como se faz uma menu com GML.
Já tinha achado outras engines e tutorias.
Mais essa e concertesa a mais explicada entre todas.
Sempre quis saber como se faz uma menu com GML.
Já tinha achado outras engines e tutorias.
Mais essa e concertesa a mais explicada entre todas.
Kronos- Data de inscrição : 10/02/2010
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Re: Tutorial Menu e Submenu em gml
Bem documentado, esse tuto.
Vou usar este exemplo em meu projeto (devidamente adaptado, claro).
Muito obrigado msmo pelas explicações bem dadas.
Vou usar este exemplo em meu projeto (devidamente adaptado, claro).
Muito obrigado msmo pelas explicações bem dadas.
Moreno- Data de inscrição : 15/07/2010
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Re: Tutorial Menu e Submenu em gml
Moreno escreveu:Bem documentado, esse tuto.
Vou usar este exemplo em meu projeto (devidamente adaptado, claro).
Muito obrigado msmo pelas explicações bem dadas.
eu tbm, tá bem legal esse tuto!!
correiajoao- Data de inscrição : 05/06/2010
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Re: Tutorial Menu e Submenu em gml
Parabens.Tuto perfeito.
Eu ja tentei fazer varios menus controlados por setas,ja baixei varias engines, mais seu tuto foi o que ajudou mais.
Eu ja tentei fazer varios menus controlados por setas,ja baixei varias engines, mais seu tuto foi o que ajudou mais.
Re: Tutorial Menu e Submenu em gml
MUINTO BOM CARA!ISTO PODE SER MUINTO ÚTIL A TODOS FLWs.
LeandroDaher- Data de inscrição : 13/05/2010
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Re: Tutorial Menu e Submenu em gml
Dá erro quando troca o show_message() pelo game-end()
Super Mario Bros- Data de inscrição : 18/06/2010
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Re: Tutorial Menu e Submenu em gml
Me ajudem,como ponho o script no obj?
Plz help.
Sou novato.
Plz help.
Sou novato.
OverClock26- Data de inscrição : 29/05/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 12
Prêmios :
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Re: Tutorial Menu e Submenu em gml
Caras! Eu não conseguiria dormir sem fazer o "Press Up" ir do "menuSelected = 1" pro "menuSelected = 4". É que eu tenho pouquissíma experiência com "Scripts" e acabei criando esse aqui:
{
menuSelected -=1;
if menuSelected == 0 menuSelected = +4;
}
Coloque o código acima no "PressUp" e quando ele estiver no "Satart Game" ele vai passar pro "Quit Game" pois do jeito que ele encinou aí no topo se continuar pressionado pra cima, o selecionado some .
Mas é bom a gente as vezes bater cabeça e descobrir esses tipos de funções .
Parabéns pelo menu .
{
menuSelected -=1;
if menuSelected == 0 menuSelected = +4;
}
Coloque o código acima no "PressUp" e quando ele estiver no "Satart Game" ele vai passar pro "Quit Game" pois do jeito que ele encinou aí no topo se continuar pressionado pra cima, o selecionado some .
Mas é bom a gente as vezes bater cabeça e descobrir esses tipos de funções .
Parabéns pelo menu .
Shadow10- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 07/11/2010
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x 0 x 0 x 0
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