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Mensagem por and.kenobi Sex 26 Fev 2010, 20:53

eu tava vendo umas coisas de programaçao de games em geral... e eu vi q a grande maioria dos games feitos, inclusive no GAME MAKER, q os sprites sao feitos em escala de 16x16....
exemplo:

16x16
32x32
64x64
128x128

tem alguma regra perante a isso?
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Mensagem por fonetico Sex 26 Fev 2010, 20:58

Acho que isso não seria necessário, você pode colocar o sprite do tamanho que for no Game Maker que não tem problema.
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Mensagem por Henrique_GJ Sex 26 Fev 2010, 21:04

realmente tanto faz, mas se for todos múltiplos de um mesmo número, exe:

3x3, 6x6, 9x9

as colisões ficam mais precisas, supondo que vc fizesse um túnel de 9 de altura, e quizesse passar um obj de 3, outro de 3, ou de 4 tudo junto, o jogo poderia agarrar um objeto ao outro, entendeu?

acho que é isso
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Mensagem por and.kenobi Sex 26 Fev 2010, 21:11

Henrique_GJ escreveu:realmente tanto faz, mas se for todos múltiplos de um mesmo número, exe:

3x3, 6x6, 9x9

as colisões ficam mais precisas, supondo que vc fizesse um túnel de 9 de altura, e quizesse passar um obj de 3, outro de 3, ou de 4 tudo junto, o jogo poderia agarrar um objeto ao outro, entendeu?

acho que é isso

pior q n entendi seu exemplo... xP
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Mensagem por Henrique_GJ Sex 26 Fev 2010, 21:21

cara, observe 4, 16, 32, 64, 128... são múltiplo, os seja, passam direitinho 4 personagens em um túnel de 16 de largura

logo se eu for colocar 4 personagens de 4x4 em um túnel de 15 de largura, eles podem ficar presos, a diferença será tão mínima que nem visível será mas terá um píxel a mais, agora se for tudo calculado num vai bugar nunk
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Mensagem por and.kenobi Sex 26 Fev 2010, 22:21

ah sim... vc tem, razao... valew!
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Mensagem por vinians Sex 26 Fev 2010, 22:52

Bem na verdade a história é a seguinte. Os sprites começaram a aparecer na segunda geração de Computadores e Video-Games.
Na época (1979-1986) mais ou menos, a memória dos computadores éra uma coisa MUITO escassa, oque obrigava os programadores usarem toda sua criatividade pra criar seus games.
Os sprites gastavam cada um 8 bytes que dava um total de 64 pontos por imagem.
Então devido a cada byte ser composto de 8 bits, os primeiros sprites tinham 8 x 8 ou seja extamente o tamanho de 1 byte na largura e 1 byte na altura.
Depois surgiram os sprites 16 x 16 que gastavam 32 bytes cada perfazendo um total de 256 pontos. Com isso sugiram as imagems melhoram bastante. Vide computadores como MSX e video-games como o Master System.
Após isso a utilização de sprites de 32 x 32 e 64 x 64 foi uma consequencia natural já que a capacidade de memoria dos computadores e video-games aumentou. Hoje mesmo tendo bastante memória, padronizou-se esses tamanhos para a maioria dos games de plataforma ou 2D.
Hoje nada impede que tenhamos sprites de qualquer tamanho, mais tenha em mente que quanto maior o numero de pontos mais detalhes serão necessários para você definir sua imagem e mais espaço o seu game vai usar de RAM e maior será o executavel.
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Mensagem por and.kenobi Dom 28 Fev 2010, 00:50

Ah sim... vc tem muita razao amigo... brigadao por essa informaçao... mas gostaria de saber... entao eh bom usar regra de 4 pra sprites? digo pra cirar os sprites.... mas sobre a MASK.... eh bom Modificar? e se modifica... uso multiplo de 4? ou uso de 2? ou sei la xP
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