Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Gostaria de saber sobre SPRITE se eh regra...
4 participantes
Página 1 de 1
Gostaria de saber sobre SPRITE se eh regra...
eu tava vendo umas coisas de programaçao de games em geral... e eu vi q a grande maioria dos games feitos, inclusive no GAME MAKER, q os sprites sao feitos em escala de 16x16....
exemplo:
16x16
32x32
64x64
128x128
tem alguma regra perante a isso?
exemplo:
16x16
32x32
64x64
128x128
tem alguma regra perante a isso?
Re: Gostaria de saber sobre SPRITE se eh regra...
Acho que isso não seria necessário, você pode colocar o sprite do tamanho que for no Game Maker que não tem problema.
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
realmente tanto faz, mas se for todos múltiplos de um mesmo número, exe:
3x3, 6x6, 9x9
as colisões ficam mais precisas, supondo que vc fizesse um túnel de 9 de altura, e quizesse passar um obj de 3, outro de 3, ou de 4 tudo junto, o jogo poderia agarrar um objeto ao outro, entendeu?
acho que é isso
3x3, 6x6, 9x9
as colisões ficam mais precisas, supondo que vc fizesse um túnel de 9 de altura, e quizesse passar um obj de 3, outro de 3, ou de 4 tudo junto, o jogo poderia agarrar um objeto ao outro, entendeu?
acho que é isso
Henrique_GJ escreveu:realmente tanto faz, mas se for todos múltiplos de um mesmo número, exe:
3x3, 6x6, 9x9
acho que é isso
pior q n entendi seu exemplo... xP
cara, observe 4, 16, 32, 64, 128... são múltiplo, os seja, passam direitinho 4 personagens em um túnel de 16 de largura
logo se eu for colocar 4 personagens de 4x4 em um túnel de 15 de largura, eles podem ficar presos, a diferença será tão mínima que nem visível será mas terá um píxel a mais, agora se for tudo calculado num vai bugar nunk
logo se eu for colocar 4 personagens de 4x4 em um túnel de 15 de largura, eles podem ficar presos, a diferença será tão mínima que nem visível será mas terá um píxel a mais, agora se for tudo calculado num vai bugar nunk
Bem na verdade a história é a seguinte. Os sprites começaram a aparecer na segunda geração de Computadores e Video-Games.
Na época (1979-1986) mais ou menos, a memória dos computadores éra uma coisa MUITO escassa, oque obrigava os programadores usarem toda sua criatividade pra criar seus games.
Os sprites gastavam cada um 8 bytes que dava um total de 64 pontos por imagem.
Então devido a cada byte ser composto de 8 bits, os primeiros sprites tinham 8 x 8 ou seja extamente o tamanho de 1 byte na largura e 1 byte na altura.
Depois surgiram os sprites 16 x 16 que gastavam 32 bytes cada perfazendo um total de 256 pontos. Com isso sugiram as imagems melhoram bastante. Vide computadores como MSX e video-games como o Master System.
Após isso a utilização de sprites de 32 x 32 e 64 x 64 foi uma consequencia natural já que a capacidade de memoria dos computadores e video-games aumentou. Hoje mesmo tendo bastante memória, padronizou-se esses tamanhos para a maioria dos games de plataforma ou 2D.
Hoje nada impede que tenhamos sprites de qualquer tamanho, mais tenha em mente que quanto maior o numero de pontos mais detalhes serão necessários para você definir sua imagem e mais espaço o seu game vai usar de RAM e maior será o executavel.
Na época (1979-1986) mais ou menos, a memória dos computadores éra uma coisa MUITO escassa, oque obrigava os programadores usarem toda sua criatividade pra criar seus games.
Os sprites gastavam cada um 8 bytes que dava um total de 64 pontos por imagem.
Então devido a cada byte ser composto de 8 bits, os primeiros sprites tinham 8 x 8 ou seja extamente o tamanho de 1 byte na largura e 1 byte na altura.
Depois surgiram os sprites 16 x 16 que gastavam 32 bytes cada perfazendo um total de 256 pontos. Com isso sugiram as imagems melhoram bastante. Vide computadores como MSX e video-games como o Master System.
Após isso a utilização de sprites de 32 x 32 e 64 x 64 foi uma consequencia natural já que a capacidade de memoria dos computadores e video-games aumentou. Hoje mesmo tendo bastante memória, padronizou-se esses tamanhos para a maioria dos games de plataforma ou 2D.
Hoje nada impede que tenhamos sprites de qualquer tamanho, mais tenha em mente que quanto maior o numero de pontos mais detalhes serão necessários para você definir sua imagem e mais espaço o seu game vai usar de RAM e maior será o executavel.
Ah sim... vc tem muita razao amigo... brigadao por essa informaçao... mas gostaria de saber... entao eh bom usar regra de 4 pra sprites? digo pra cirar os sprites.... mas sobre a MASK.... eh bom Modificar? e se modifica... uso multiplo de 4? ou uso de 2? ou sei la xP