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Como girar um objeto?
+2
Da Galáxia
juao230
6 participantes
Página 1 de 1
Como girar um objeto?
Eu tenho um jogo de carro em 3D e eu só fiz ele ir pra frente e pra traz.
Como faz pra quando agente apertar pra esquerda o carro 3D vire pra esquerda e que o spite que tem embaixo vire junto?
Como faz pra quando agente apertar pra esquerda o carro 3D vire pra esquerda e que o spite que tem embaixo vire junto?
juao230- Data de inscrição : 17/12/2009
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Re: Como girar um objeto?
Só por curiosidade.
Somente a sprite do carro é 3D, ou todo o jogo é 3D
Somente a sprite do carro é 3D, ou todo o jogo é 3D
Da Galáxia- Data de inscrição : 14/01/2010
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Re: Como girar um objeto?
coloca: image_angle= x //troque x por algo
exemplo, posso fazer ele rodar 90 graus colocando image_angle-=90
eu posso fazer o objeto apontar pro mouse com
direção=point_direction(x,y,mouse.x,mouse.y)
image_angle=direção
exemplo, posso fazer ele rodar 90 graus colocando image_angle-=90
eu posso fazer o objeto apontar pro mouse com
direção=point_direction(x,y,mouse.x,mouse.y)
image_angle=direção
Re: Como girar um objeto?
Da Galáxia escreveu:Só por curiosidade.
Somente a sprite do carro é 3D, ou todo o jogo é 3D
O jogo todo é em 3D, é tipo need for speed
Henrique_GJ escreveu:coloca: image_angle= x //troque x por algo
exemplo, posso fazer ele rodar 90 graus colocando image_angle-=90
eu posso fazer o objeto apontar pro mouse com
direção=point_direction(x,y,mouse.x,mouse.y)
image_angle=direção
Ok, vou tentar, se não dar certo eu edito falando oq deu errado ok?
juao230- Data de inscrição : 17/12/2009
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Re: Como girar um objeto?
E como faiz para 3D?
Última edição por juao230 em Qui 25 Fev 2010, 16:53, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Escrevi errado :D)
juao230- Data de inscrição : 17/12/2009
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Re: Como girar um objeto?
Leia as aulas de 3D do kabeção que seguem abaixo:
http://www.gamemakerbrasil.com/game-maker-f36/aulas-de-game-maker-sobre-3d-por-kabecao-t3532.htm
http://www.gamemakerbrasil.com/game-maker-f36/aulas-de-game-maker-sobre-3d-por-kabecao-t3532.htm
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Como girar um objeto?
Você pode usar o direction, ou seja, você quer que vire para a direita, use o direction -= 5, esquerda, direction +=5.
Talvez não fique perfeito, pois 3D é uma coisa complicada no game maker ( quando se trata de um GTA feito no game maker ).
Talvez não fique perfeito, pois 3D é uma coisa complicada no game maker ( quando se trata de um GTA feito no game maker ).
Hélio- Data de inscrição : 02/06/2008
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Re: Como girar um objeto?
Mais no meu não é GTA, é need for speed... ¬¬
EDIT: o direction+=5 não funcionou...
EDIT: o direction+=5 não funcionou...
Última edição por juao230 em Sáb 27 Fev 2010, 18:10, editado 1 vez(es)
juao230- Data de inscrição : 17/12/2009
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Re: Como girar um objeto?
Simples kra.
Você pode sim usar a variável direction, para girar o modelo, então nas teclas das setas para direita e esquerda você muda o valor da variável, exemplo:
Direita:
Esquerda:
(No 3D os valores são invertidos, então caso pense que os sinais não batem com a posição, saiba que está tudo invertido.)
E na hora de desenhar, você faz isso:
Espero ter ajudado.
Valeu! o/
Você pode sim usar a variável direction, para girar o modelo, então nas teclas das setas para direita e esquerda você muda o valor da variável, exemplo:
Direita:
- Código:
direction-=3
Esquerda:
- Código:
direction+=3
(No 3D os valores são invertidos, então caso pense que os sinais não batem com a posição, saiba que está tudo invertido.)
E na hora de desenhar, você faz isso:
- Código:
//Fazemos com que a rotação seja controlada com o eixo Z, e manipulada pela variável direction
d3d_transform_add_rotation_z(direction);
d3d_transform_add_translation(x,y,0);
//Aqui você irá colocar o código apra desenhar o seu modelo
d3d_transform_set_identity(); //Encerrando a rotação, não tire esse código, poderá dar erros no jogo inteiro.
Espero ter ajudado.
Valeu! o/
Froidz- Data de inscrição : 03/08/2008
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Re: Como girar um objeto?
Cara... não deu certo...
Tem outro jeito?
Se vc quizer eu posto aqui os codigos pra vc ageitar, ok?
Tem outro jeito?
Se vc quizer eu posto aqui os codigos pra vc ageitar, ok?
juao230- Data de inscrição : 17/12/2009
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Re: Como girar um objeto?
Nossa kra, desculpa, no inicio do codigo vc tem q por:
Entao fica:
Valeu! o/
- Código:
d3d_transform_set_identity();
Entao fica:
- Código:
d3d_transform_set_identity();
//Fazemos com que a rotação seja controlada com o eixo Z, e manipulada pela variável direction
d3d_transform_add_rotation_z(direction);
d3d_transform_add_translation(x,y,0);
//Aqui você irá colocar o código apra desenhar o seu modelo
d3d_transform_set_identity(); //Encerrando a rotação, não tire esse código, poderá dar erros no jogo inteiro.
Valeu! o/
Froidz- Data de inscrição : 03/08/2008
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