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Como girar um objeto?

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Como girar um objeto? Empty Como girar um objeto?

Mensagem por juao230 Qua 24 Fev 2010, 16:23

Eu tenho um jogo de carro em 3D e eu só fiz ele ir pra frente e pra traz.
Como faz pra quando agente apertar pra esquerda o carro 3D vire pra esquerda e que o spite que tem embaixo vire junto?
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Como girar um objeto? Empty Re: Como girar um objeto?

Mensagem por Da Galáxia Qui 25 Fev 2010, 15:02

Só por curiosidade.

Somente a sprite do carro é 3D, ou todo o jogo é 3D
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Mensagem por Henrique_GJ Qui 25 Fev 2010, 15:13

coloca: image_angle= x //troque x por algo

exemplo, posso fazer ele rodar 90 graus colocando image_angle-=90

eu posso fazer o objeto apontar pro mouse com

direção=point_direction(x,y,mouse.x,mouse.y)
image_angle=direção
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Como girar um objeto? Empty Re: Como girar um objeto?

Mensagem por juao230 Qui 25 Fev 2010, 15:36

Da Galáxia escreveu:Só por curiosidade.

Somente a sprite do carro é 3D, ou todo o jogo é 3D

O jogo todo é em 3D, é tipo need for speed
Henrique_GJ escreveu:coloca: image_angle= x //troque x por algo

exemplo, posso fazer ele rodar 90 graus colocando image_angle-=90

eu posso fazer o objeto apontar pro mouse com

direção=point_direction(x,y,mouse.x,mouse.y)
image_angle=direção

Ok, vou tentar, se não dar certo eu edito falando oq deu errado ok?
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Mensagem por Henrique_GJ Qui 25 Fev 2010, 16:34

Ps.: isso é pra 2D
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Mensagem por juao230 Qui 25 Fev 2010, 16:51

E como faiz para 3D? tongue


Última edição por juao230 em Qui 25 Fev 2010, 16:53, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Escrevi errado :D)
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Como girar um objeto? Empty Re: Como girar um objeto?

Mensagem por Henrique_GJ Qui 25 Fev 2010, 17:24

eu não entendo de 3D
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Mensagem por PedroX Qui 25 Fev 2010, 17:27

Leia as aulas de 3D do kabeção que seguem abaixo:

http://www.gamemakerbrasil.com/game-maker-f36/aulas-de-game-maker-sobre-3d-por-kabecao-t3532.htm

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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Mensagem por Hélio Qui 25 Fev 2010, 18:57

Você pode usar o direction, ou seja, você quer que vire para a direita, use o direction -= 5, esquerda, direction +=5.
Talvez não fique perfeito, pois 3D é uma coisa complicada no game maker ( quando se trata de um GTA feito no game maker ).
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Mensagem por juao230 Sáb 27 Fev 2010, 17:59

Mais no meu não é GTA, é need for speed... ¬¬

EDIT: o direction+=5 não funcionou...


Última edição por juao230 em Sáb 27 Fev 2010, 18:10, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Froidz Sáb 27 Fev 2010, 18:08

Simples kra.
Você pode sim usar a variável direction, para girar o modelo, então nas teclas das setas para direita e esquerda você muda o valor da variável, exemplo:

Direita:
Código:
direction-=3

Esquerda:
Código:
direction+=3

(No 3D os valores são invertidos, então caso pense que os sinais não batem com a posição, saiba que está tudo invertido.)

E na hora de desenhar, você faz isso:

Código:

//Fazemos com que a rotação seja controlada com o eixo Z, e manipulada pela variável direction
d3d_transform_add_rotation_z(direction);
d3d_transform_add_translation(x,y,0);

//Aqui você irá colocar o código apra desenhar o seu modelo

d3d_transform_set_identity(); //Encerrando a rotação, não tire esse código, poderá dar erros no jogo inteiro.

Espero ter ajudado.
Valeu! o/
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Mensagem por juao230 Sáb 27 Fev 2010, 18:20

Cara... não deu certo...
Tem outro jeito?
Se vc quizer eu posto aqui os codigos pra vc ageitar, ok?
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Como girar um objeto? Empty Re: Como girar um objeto?

Mensagem por Froidz Sáb 27 Fev 2010, 22:40

Nossa kra, desculpa, no inicio do codigo vc tem q por:

Código:
d3d_transform_set_identity();

Entao fica:

Código:
d3d_transform_set_identity();

//Fazemos com que a rotação seja controlada com o eixo Z, e manipulada pela variável direction
d3d_transform_add_rotation_z(direction);
d3d_transform_add_translation(x,y,0);

//Aqui você irá colocar o código apra desenhar o seu modelo

d3d_transform_set_identity(); //Encerrando a rotação, não tire esse código, poderá dar erros no jogo inteiro.

Valeu! o/
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