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objeto 'andar' para mouse?
3 participantes
Página 1 de 1
objeto 'andar' para mouse?
Olá galerinha!
conheço o game maker desdi a versao 5, desde entao frequento o forum oficial (GMC),, mas sou novo aqui, primeiro post...
tipo... estou criandoo um jogo estilo Top-Down-Shooter (visto de cima para os mais leigos) usando a Ultimate3D, mas nao estou conseguindo fazer o objeto 'jogador' caminhar em direção ao mouse, que é o que controla a direção dele...
Em 2D eu consigo isso de boa, sem problema algum... maaas... vi q a Ultimate3D usa eixos X/Y invertidos, ou algo assim.. e estou com esse problema...
é meu unico problema por enquanto..
obrigado desde já!
abraços galera!
conheço o game maker desdi a versao 5, desde entao frequento o forum oficial (GMC),, mas sou novo aqui, primeiro post...
tipo... estou criandoo um jogo estilo Top-Down-Shooter (visto de cima para os mais leigos) usando a Ultimate3D, mas nao estou conseguindo fazer o objeto 'jogador' caminhar em direção ao mouse, que é o que controla a direção dele...
Em 2D eu consigo isso de boa, sem problema algum... maaas... vi q a Ultimate3D usa eixos X/Y invertidos, ou algo assim.. e estou com esse problema...
é meu unico problema por enquanto..
obrigado desde já!
abraços galera!
VanHarry- Data de inscrição : 18/02/2010
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Re: objeto 'andar' para mouse?
Ponha no Step:
ou adicione um evento mouse pressed e ponha
move_towards_point(mouse_x,mouse_y,5)//velocidade 5
- Código:
direction=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y);
- Código:
Explicacao:
direcao é igual a direcao do ponto entre o jogador que esta na posicao x e y e o mouse que esta na posicao mouse_x e mouse_y
ou adicione um evento mouse pressed e ponha
move_towards_point(mouse_x,mouse_y,5)//velocidade 5
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: objeto 'andar' para mouse?
poise.. usando apenas 2D, eu uso esse codigo.. mas quando eu passo isso para 3D.. nao funca.. no manual da Ultimate3D, diz que é pra usar direction+90... mas mesmo assim nao funciona... outro ponto no minimo curioso, é que a Ultimate3D espelha a posição dos objetos na room.. como se desse um Flip na room.. rsrs..
estou testandoo a GMOgre agora, consegui baixar o arquivo de ajuda da API, e uns tutoriais, agora vou testar.. qualquer coisa, aviso se conseguir..
mas di qualquer maneira, obrigado Pedro Henrique..!
Valeeu.
estou testandoo a GMOgre agora, consegui baixar o arquivo de ajuda da API, e uns tutoriais, agora vou testar.. qualquer coisa, aviso se conseguir..
mas di qualquer maneira, obrigado Pedro Henrique..!
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VanHarry- Data de inscrição : 18/02/2010
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Re: objeto 'andar' para mouse?
Não conheço bem a Ultimate3D mas pelo que vi ela foge muito dos padrão do GM.
Se os eixos são invertidos basta diminuir ao invés de acrescentar e vice-versa.
Se o problema é fazer o movimento por código puro você pode tentar assim:
// Evento Create
mx = x; // posição x do mouse
my = y; // posição y do mouse
d = 0; // direção do objeto ao mouse
l = 0; // distancia do objeto ao mouse
mspeed = 2; // velocidade de deslocamento
s = 0; // auxiliar para redefinir a posição
ativar = false; // ativar o movimento
tx = x; // x do objeto antes de se mover
ty = y; // y do objeto antes de se mover
// Evento Step
if mouse_check_button_pressed(mb_left)
{
tx = x;
ty = y;
mx = mouse_x;
my = mouse_y;
d = point_direction(x,y,mx,my);
l = point_distance(x,y,mx,my);
ativar = true;
}
if ativar
{
if s < l
{
s += mspeed;
x = tx+cos(degtorad(d))*s;
y = ty-sin(degtorad(d))*s;
}
else
{
ativar = false;
s = 0;
}
}
Claro que isso tem que ser reescrito para funcionar junto com a Dll.
Se poder mais informações sobre como a Dll funciona eu posso usar mais.
Se os eixos são invertidos basta diminuir ao invés de acrescentar e vice-versa.
Se o problema é fazer o movimento por código puro você pode tentar assim:
mx = x; // posição x do mouse
my = y; // posição y do mouse
d = 0; // direção do objeto ao mouse
l = 0; // distancia do objeto ao mouse
mspeed = 2; // velocidade de deslocamento
s = 0; // auxiliar para redefinir a posição
ativar = false; // ativar o movimento
tx = x; // x do objeto antes de se mover
ty = y; // y do objeto antes de se mover
if mouse_check_button_pressed(mb_left)
{
tx = x;
ty = y;
mx = mouse_x;
my = mouse_y;
d = point_direction(x,y,mx,my);
l = point_distance(x,y,mx,my);
ativar = true;
}
if ativar
{
if s < l
{
s += mspeed;
x = tx+cos(degtorad(d))*s;
y = ty-sin(degtorad(d))*s;
}
else
{
ativar = false;
s = 0;
}
}
Claro que isso tem que ser reescrito para funcionar junto com a Dll.
Se poder mais informações sobre como a Dll funciona eu posso usar mais.
Última edição por Kabeção em Qui 18 Fev 2010, 10:19, editado 1 vez(es)
Re: objeto 'andar' para mouse?
Kabeção.. essa ultimate3D ta me danndo mó dor de cbça.. eu adaptei certinho seu código a Ultimate3D.. mas o objeto nao vaai até o mouse.. mas agradeço a ajuda..
a Ultimate3D é facil de programar (tirandoo essa coisa dos eixos...), cada objeto do GM tem seu proprio objeto 3D.. tipo assim..
criei um objeto pra ser o 'player', e a propria ultimate3D ja cria as variaveis pra DLL usar.. o problema é o eixo invertido mesmo.. vou tentar a GMOgre ja que baixei a referencia da API.. qualquer coisa dou um toque aqui..
Obrigadoo e precisando so falarr.. (q eu tento ajudar) rsrs hehe
a Ultimate3D é facil de programar (tirandoo essa coisa dos eixos...), cada objeto do GM tem seu proprio objeto 3D.. tipo assim..
criei um objeto pra ser o 'player', e a propria ultimate3D ja cria as variaveis pra DLL usar.. o problema é o eixo invertido mesmo.. vou tentar a GMOgre ja que baixei a referencia da API.. qualquer coisa dou um toque aqui..
Obrigadoo e precisando so falarr.. (q eu tento ajudar) rsrs hehe
VanHarry- Data de inscrição : 18/02/2010
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Re: objeto 'andar' para mouse?
Essa coisa de posição, eixos e o plano cartesiano das APIs 3D depende muito de como a projeção de cena dela trabalha.
Tem uma que a visão é deitada, outra é por cima e outra para os lado e ai vira uma bagunça só. xD
A GMOgre parece que vai superar todos as DLLs 3D do GM.
Eu gostei muito dela só falta dar estuda para aprender a usar.
Tem uma que a visão é deitada, outra é por cima e outra para os lado e ai vira uma bagunça só. xD
A GMOgre parece que vai superar todos as DLLs 3D do GM.
Eu gostei muito dela só falta dar estuda para aprender a usar.
Re: objeto 'andar' para mouse?
mee.. realmente.. consegui colocar uma mesh bem rapido nela.. sem falar que é todo o poder da Ogre, que é reconhecidissima no mundo C++... hehehe
eu ja tinha ela aqui mas o problema era que eu nao tinha achado pra download a Referencia API dela.. e nao gosto de ficar vendo ajuda de API pela net.. minha net é 3G, a velocidade é boooa, mas prefiro um manual off-line haha.. agora to estudandoo ela aqui pra ver se vou me dar bem com ela..
quem sabe mais pra frente posto uma demoo do meu Top-Shooter.. a ideia é fazer um jogo mais estilo Stealth Action, tipo Metal Gear Solid, Splinter Cell... mas visto de cima..
entao... valeu ai pessoal pela ajuda..
eu ja tinha ela aqui mas o problema era que eu nao tinha achado pra download a Referencia API dela.. e nao gosto de ficar vendo ajuda de API pela net.. minha net é 3G, a velocidade é boooa, mas prefiro um manual off-line haha.. agora to estudandoo ela aqui pra ver se vou me dar bem com ela..
quem sabe mais pra frente posto uma demoo do meu Top-Shooter.. a ideia é fazer um jogo mais estilo Stealth Action, tipo Metal Gear Solid, Splinter Cell... mas visto de cima..
entao... valeu ai pessoal pela ajuda..
VanHarry- Data de inscrição : 18/02/2010
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