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Como cria uma funçao?

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Como cria uma funçao? Empty Como cria uma funçao?

Mensagem por and.kenobi Ter 16 Fev 2010, 02:07

Tipo assim... eu criei um codigo q se chama gravidade... como eu defino esse codigo como uma funçao?

exemplo... todo o "object" q tiver escrito a funçao, eh como se tivesse nela...

otro exemplo:
funçao inimigo... (eu queria fazer q, se todos os objects q tiver escrito "inimigo") acontece algo q esta na funçao...

obs.
n gostaria de usar usasr include, nem usar algo pra chama script... eu gostaria de criar uma funçao msm... tem algum tutorial explicando certinho?
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Como cria uma funçao? Empty Re: Como cria uma funçao?

Mensagem por RodrigoM. Ter 16 Fev 2010, 02:23

acho que entendi!

Você pode usar a variável global.

Ex:
global.vidas
vai funciona em todo o jogo, a partir do momento que ela é criada pode ser usada em qualquer objeto, que você defini-la!

Acho que é isso! =D

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Como cria uma funçao? Empty Re: Como cria uma funçao?

Mensagem por Vanaldo Ter 16 Fev 2010, 02:38

galera aproveitando o topico alguem pode me passar um tutorial de passo a passo de como fazer um jogo de aventura no game maker valeu
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Mensagem por Kabeção Qua 17 Fev 2010, 09:55

exemplo... todo o "object" q tiver escrito a funçao, eh como se tivesse nela...
obs.
n gostaria de usar usasr include, nem usar algo pra chama script... eu gostaria de criar uma funçao msm... tem algum tutorial explicando certinho?
Discordo muito nessa parte.
Como pode uma coisa combinar com a outra desse jeito?
Alias, como quer usar uma função sem chama-la? Suspect

otro exemplo:
funçao inimigo... (eu queria fazer q, se todos os objects q tiver escrito "inimigo") acontece algo q esta na funçao...

var i,id_obj;

for (i = 0; i < instance_count; i += 1)
{
id_obj = instance_id[i];

if (instance_exists(id_obj))
{
if (id_obj.object_index = objInimigo)
{
with (id_obj)
{
funcao_inimigo();
}
}
}
}


Esse é um modo de se fazer isso.
Você acha a id (referencia) do objeto entre todos os objetos na fase, se ele for o objInimigo o "with" faz com que a função sejá executado no inimigo.
Mas seria mais fácil chamando a função já dentro do objInimigo.

Se não sabe como criar uma função:
Olhe no lado esquerdo da tela onde tem as pastas do Game Maker, tem um chamada "scripts" clique com o botão direito nela e depois em "Create script".
No campo "Name" defina o nome a ser usado para chamar a nova função.
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