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Como cria uma funçao?
4 participantes
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Como cria uma funçao?
Tipo assim... eu criei um codigo q se chama gravidade... como eu defino esse codigo como uma funçao?
exemplo... todo o "object" q tiver escrito a funçao, eh como se tivesse nela...
otro exemplo:
funçao inimigo... (eu queria fazer q, se todos os objects q tiver escrito "inimigo") acontece algo q esta na funçao...
obs.
n gostaria de usar usasr include, nem usar algo pra chama script... eu gostaria de criar uma funçao msm... tem algum tutorial explicando certinho?
exemplo... todo o "object" q tiver escrito a funçao, eh como se tivesse nela...
otro exemplo:
funçao inimigo... (eu queria fazer q, se todos os objects q tiver escrito "inimigo") acontece algo q esta na funçao...
obs.
n gostaria de usar usasr include, nem usar algo pra chama script... eu gostaria de criar uma funçao msm... tem algum tutorial explicando certinho?
Re: Como cria uma funçao?
acho que entendi!
Você pode usar a variável global.
Ex:
global.vidas
vai funciona em todo o jogo, a partir do momento que ela é criada pode ser usada em qualquer objeto, que você defini-la!
Acho que é isso! =D
Fallow
CyraxX
Você pode usar a variável global.
Ex:
global.vidas
vai funciona em todo o jogo, a partir do momento que ela é criada pode ser usada em qualquer objeto, que você defini-la!
Acho que é isso! =D
Fallow
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RodrigoM.- Data de inscrição : 06/08/2009
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Re: Como cria uma funçao?
galera aproveitando o topico alguem pode me passar um tutorial de passo a passo de como fazer um jogo de aventura no game maker valeu
Vanaldo- Data de inscrição : 15/02/2010
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Re: Como cria uma funçao?
exemplo... todo o "object" q tiver escrito a funçao, eh como se tivesse nela...
Discordo muito nessa parte.obs.
n gostaria de usar usasr include, nem usar algo pra chama script... eu gostaria de criar uma funçao msm... tem algum tutorial explicando certinho?
Como pode uma coisa combinar com a outra desse jeito?
Alias, como quer usar uma função sem chama-la?
otro exemplo:
funçao inimigo... (eu queria fazer q, se todos os objects q tiver escrito "inimigo") acontece algo q esta na funçao...
for (i = 0; i < instance_count; i += 1)
{
id_obj = instance_id[i];
if (instance_exists(id_obj))
{
if (id_obj.object_index = objInimigo)
{
with (id_obj)
{
funcao_inimigo();
}
}
}
}
Esse é um modo de se fazer isso.
Você acha a id (referencia) do objeto entre todos os objetos na fase, se ele for o objInimigo o "with" faz com que a função sejá executado no inimigo.
Mas seria mais fácil chamando a função já dentro do objInimigo.
Se não sabe como criar uma função:
Olhe no lado esquerdo da tela onde tem as pastas do Game Maker, tem um chamada "scripts" clique com o botão direito nela e depois em "Create script".
No campo "Name" defina o nome a ser usado para chamar a nova função.
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