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Dúvida com views

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Dúvida com views Empty Dúvida com views

Mensagem por Sannin Kyuubi Dom 14 Fev 2010, 13:00

Bem, eu fiz uma view que segue o char, e há enimigos no mapa que devem ir atrás dele mas eu queria que eles fossem só quando eles estivessem dentro da view do char, entenderam? Espero que sim...

E obrigado por todos os membros do fórum por gastarem tempo respondendo dúvidas como essa, deve muito a vocês Very Happy .
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Mensagem por jogos_jv Dom 14 Fev 2010, 13:07

coloca assim no step dos inimigos:

if (x > view_xview and x < view_xview + 640 and y > view_yview and y < view_yview + 480) { //vê se o inimigo está dentro da view
código de seguir o jogador(char)
}

se não der certo ou vc não entender alguma coisa, avisa Very Happy
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Mensagem por Igor KinGamer Dom 14 Fev 2010, 14:23

jogos_jv escreveu:coloca assim no step dos inimigos:

if (x > view_xview and x < view_xview + 640 and y > view_yview and y < view_yview + 480) { //vê se o inimigo está dentro da view
código de seguir o jogador(char)
}

se não der certo ou vc não entender alguma coisa, avisa Very Happy

Só alguns detalhes: Vai dar certo se estiver usando a View 0 para seguir o player e se o tamanho da view for (640, 480).

Seria melhor assim (para funcionar independente do tamanho e view usada):


if (x > view_xview[n] and x < view_xview[n] + view_wview[n] and y > view_yview[n] and y < view_yview[n] + view_hview[n]) { //vê se o inimigo está dentro da view
código de seguir o jogador(char)
}


Trocando n pela view que segue o player.

Desse jeito (usando x e y) não ficará muito preciso. Isto é, se você quiser que ele comece a seguir quando qualquer pedaço do sprite entrar na view, use:


if (bbox_right > view_xview[n] and bbox_left < view_xview[n] + view_wview[n] and bbox_bottom > view_yview[n] and bbox_top < view_yview[n] + view_hview[n]) { //vê se o inimigo está dentro da view
código de seguir o jogador(char)
}


Ou, se quiser que ele comece a seguir só quando estiver totalmente dentro da view:


if (bbox_left > view_xview[n] and bbox_right < view_xview[n] + view_wview[n] and bbox_top > view_yview[n] and bbox_bottom < view_yview[n] + view_hview[n]) { //vê se o inimigo está dentro da view
código de seguir o jogador(char)
}
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Mensagem por Kronos Dom 14 Fev 2010, 14:58

Eu não entendi muito bem mais o
cara dai de cima já te explicou , ne?
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Mensagem por Sannin Kyuubi Dom 14 Fev 2010, 15:08

Para jogos_jv, Igor KinGamer e Kronos meu muito obrigado pela atenção. Aqui os scripts funcionaram certinho Very Happy. Os códigos relacionados as views eu entendi, mas ñ entendi os
comandos bbox, se poderem explicar eu agradeço Very Happy.
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Mensagem por Igor KinGamer Dom 14 Fev 2010, 17:41

Bbox é "bounding box". Na janela de edição do sprite, tem um campo "Bounding Box", que é a caixa de colisão do sprite.
bbox_right, bbox_left, bbox_top e bbox_bottom são as "paredes" da direita, da esquerda, de cima e de baixo do sprite, respectivamente. Assim, usando as bbox para testar, dá para saber se o sprite está totalmente à esquerda, à direita, a cima ou abaixo de alguma posição.
Se houver alguma coisa desenhada no sprite fora dos limites da bounding box, não será levada em conta em colisões.

Se não entendeu, fala que eu explico melhor.
Igor KinGamer
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Mensagem por Sannin Kyuubi Dom 14 Fev 2010, 18:20

Igor KinGamer escreveu:Bbox é "bounding box". Na janela de edição do sprite, tem um campo "Bounding Box", que é a caixa de colisão do sprite.
bbox_right, bbox_left, bbox_top e bbox_bottom são as "paredes" da direita, da esquerda, de cima e de baixo do sprite, respectivamente. Assim, usando as bbox para testar, dá para saber se o sprite está totalmente à esquerda, à direita, a cima ou abaixo de alguma posição.
Se houver alguma coisa desenhada no sprite fora dos limites da bounding box, não será levada em conta em colisões.

Se não entendeu, fala que eu explico melhor.

Há... Agora entedi o script por completo Very Happy. Valeu aí Igor KinGamer.
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