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Checar obj quadrado exatamente em cima de outro quadrado
4 participantes
Página 1 de 1
Checar obj quadrado exatamente em cima de outro quadrado
Olá.
Eu tenho um quadrado com sua respectiva sprite (quadrado preto) e gostaria de fazer com que quando um outro quadrado (com uma imagem qualquer) estiver exatamente em cima dele, executasse uma funcao.
No collision nao da pq é so encostar que ele executa, eu gostaria de quando estiver exatamente em cima, sem nenhuma aresta pra fora ou coisa do genero. ja tentei place_meeting tb, mas sem sucesso.
Aguardo ajuda, e agradeco antecipadamente.
abracos.
Eu tenho um quadrado com sua respectiva sprite (quadrado preto) e gostaria de fazer com que quando um outro quadrado (com uma imagem qualquer) estiver exatamente em cima dele, executasse uma funcao.
No collision nao da pq é so encostar que ele executa, eu gostaria de quando estiver exatamente em cima, sem nenhuma aresta pra fora ou coisa do genero. ja tentei place_meeting tb, mas sem sucesso.
Aguardo ajuda, e agradeco antecipadamente.
abracos.
Kako- Data de inscrição : 11/02/2010
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Re: Checar obj quadrado exatamente em cima de outro quadrado
Primeiramente, centralize as duas sprites !
Coloque no STEP do quadrado preto:
Em "obj_outro_quadrado" você coloca o nome do quadrado com a imagem !!!
Coloque no STEP do quadrado preto:
- Código:
if place_meeting(x,y-1,obj_outro_quadrado) and obj_outro_quadrado.x=x
{
// Função a ser realizada
}
Em "obj_outro_quadrado" você coloca o nome do quadrado com a imagem !!!
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
Re: Checar obj quadrado exatamente em cima de outro quadrado
Olha o que da prá fazer é ao invés de usar o evento de colizão voce usar um cáculo no evento STEP pode ser assim:
E nao se esqueça de criar a variavel 'encaixe' no evento CREATE desse objeto.
Depois basta você verificar se ela esta como valor TRUE e fazer alguma ação.
- Código:
var x1, y1, x2, y2;
x1 = quadrado1.x;
y1 = quadrado1.y;
x2 = quadrado2.x;
y2 = quadrado2.y;
encaixe = false;
//Pode diminuir o 2 para uma precisao maior
if (abs(x1 - x2) < 2) and (abs(y1 - y2) < 2)
{
encaixe = true;
}
E nao se esqueça de criar a variavel 'encaixe' no evento CREATE desse objeto.
Depois basta você verificar se ela esta como valor TRUE e fazer alguma ação.
msx_gold- Data de inscrição : 11/02/2010
Reputação : 0
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Re: Checar obj quadrado exatamente em cima de outro quadrado
Se quiser aprender mais sobre colisões leia estas minhas aulas:
http://www.gamemakerbrasil.com/game-maker-f36/aulas-de-game-maker-por-alex-fc-t3569.htm
Espero que as aulas te ajudem.
FLWS!
http://www.gamemakerbrasil.com/game-maker-f36/aulas-de-game-maker-por-alex-fc-t3569.htm
Espero que as aulas te ajudem.
FLWS!
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