GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


Checar obj quadrado exatamente em cima de outro quadrado

4 participantes

Ir para baixo

Checar obj quadrado exatamente em cima de outro quadrado Empty Checar obj quadrado exatamente em cima de outro quadrado

Mensagem por Kako Qui 11 Fev 2010, 15:22

Olá.

Eu tenho um quadrado com sua respectiva sprite (quadrado preto) e gostaria de fazer com que quando um outro quadrado (com uma imagem qualquer) estiver exatamente em cima dele, executasse uma funcao.

No collision nao da pq é so encostar que ele executa, eu gostaria de quando estiver exatamente em cima, sem nenhuma aresta pra fora ou coisa do genero. ja tentei place_meeting tb, mas sem sucesso.

Aguardo ajuda, e agradeco antecipadamente.
abracos.
Kako
Kako

Data de inscrição : 11/02/2010
Reputação : -1
Número de Mensagens : 14
Prêmios : Checar obj quadrado exatamente em cima de outro quadrado Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Checar obj quadrado exatamente em cima de outro quadrado Empty Re: Checar obj quadrado exatamente em cima de outro quadrado

Mensagem por Denis Lemos Qui 11 Fev 2010, 15:32

Primeiramente, centralize as duas sprites !

Coloque no STEP do quadrado preto:
Código:

if place_meeting(x,y-1,obj_outro_quadrado) and obj_outro_quadrado.x=x
{
   
    // Função a ser realizada

}

Em "obj_outro_quadrado" você coloca o nome do quadrado com a imagem !!!
Denis Lemos
Denis Lemos

Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios : Checar obj quadrado exatamente em cima de outro quadrado Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity
  • C#
  • Godot
  • C ou C++


Ir para o topo Ir para baixo

Checar obj quadrado exatamente em cima de outro quadrado Empty Re: Checar obj quadrado exatamente em cima de outro quadrado

Mensagem por msx_gold Qui 11 Fev 2010, 15:33

Olha o que da prá fazer é ao invés de usar o evento de colizão voce usar um cáculo no evento STEP pode ser assim:
Código:

var x1, y1, x2, y2;
x1 = quadrado1.x;
y1 = quadrado1.y;
x2 = quadrado2.x;
y2 = quadrado2.y;
encaixe = false;
//Pode diminuir o 2 para uma precisao maior
if (abs(x1 - x2) < 2) and (abs(y1 - y2) < 2)
{
  encaixe = true;
}
Isso supondo é claro que os 2 quadrados sao do mesmo tamanho.
E nao se esqueça de criar a variavel 'encaixe' no evento CREATE desse objeto.
Depois basta você verificar se ela esta como valor TRUE e fazer alguma ação.
msx_gold
msx_gold

Data de inscrição : 11/02/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 24
Prêmios : Checar obj quadrado exatamente em cima de outro quadrado Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Checar obj quadrado exatamente em cima de outro quadrado Empty Re: Checar obj quadrado exatamente em cima de outro quadrado

Mensagem por All-x Qui 11 Fev 2010, 20:14

Se quiser aprender mais sobre colisões leia estas minhas aulas:

http://www.gamemakerbrasil.com/game-maker-f36/aulas-de-game-maker-por-alex-fc-t3569.htm

Espero que as aulas te ajudem.

FLWS!
All-x
All-x

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Reputação : 189
Número de Mensagens : 2571
Prêmios : Checar obj quadrado exatamente em cima de outro quadrado Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 25 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • C ou C++


https://redscreensoft.com

Ir para o topo Ir para baixo

Checar obj quadrado exatamente em cima de outro quadrado Empty Re: Checar obj quadrado exatamente em cima de outro quadrado

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos