Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Seguir e Olhar o Objeto
+2
batata95
gabrielsch
6 participantes
Página 1 de 1
Seguir e Olhar o Objeto
Estou fazer um jogo de Top-down View, onde há zumbie e o player tem que mata-los (claro), só que como faço para que o zumbie fique olahndo para o player seguindo ele?
gabrielsch- Games Ranking :
Notas recebidas : D + A + A
Data de inscrição : 06/12/2009
Reputação : 28
Número de Mensagens : 1230
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 0
x 1 x 0 x 0
Re: Seguir e Olhar o Objeto
usa AI ( inteligencia artificial )
tem varias engines e tutoriais sobre isso aqui no forum
tem varias engines e tutoriais sobre isso aqui no forum
batata95- Data de inscrição : 29/01/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 255
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Seguir e Olhar o Objeto
No STEP do zumbie:
Acho que deve dar assim !!!
- Código:
move_towards_point(zumbie.x,zumbie.y,4)
image_angle=direction
Acho que deve dar assim !!!
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
Re: Seguir e Olhar o Objeto
faz isso no objeto player:
- Código:
if distance_to_obj(obj_player)<100
{
image_angle=point_direction(x,y,obj_player.x,obj_player.y)
move_towards_point(obj_player.x,obj_player.y,4)
}//isso faz com que quando chega perto do player ele ataca.
Última edição por lucforlucas em Dom 07 Fev 2010, 16:59, editado 3 vez(es)
lucas mendes- Data de inscrição : 04/05/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 416
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: Seguir e Olhar o Objeto
Poxa!
DEpois que eu recomecei a usar o GM antes eu fazia assim: move_towards_point(player.x,player.y,4)
só que depois que eu voltei a usa-lo eu colocava iso:
move_towards_point(player_x,player_y,4)!
Obrigado Denis.L
e
lucforlucas, não entendi o seu codigo me parece bem com um script para zumbie mas se eu coloco igual ao teu ele da erro na primeira linha, dai eu arrumo para "object" dai quando eu chego perto do zumbie, parece que tem uma força que joga o player pra fora.
DEpois que eu recomecei a usar o GM antes eu fazia assim: move_towards_point(player.x,player.y,4)
só que depois que eu voltei a usa-lo eu colocava iso:
move_towards_point(player_x,player_y,4)!
Obrigado Denis.L
e
lucforlucas, não entendi o seu codigo me parece bem com um script para zumbie mas se eu coloco igual ao teu ele da erro na primeira linha, dai eu arrumo para "object" dai quando eu chego perto do zumbie, parece que tem uma força que joga o player pra fora.
gabrielsch- Games Ranking :
Notas recebidas : D + A + A
Data de inscrição : 06/12/2009
Reputação : 28
Número de Mensagens : 1230
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 0
x 1 x 0 x 0
Re: Seguir e Olhar o Objeto
foi mal aew...
é que eu confundir...
esse codigo era pra colocar no zumbie...
desculpa aew!
vo consertar lá.
é que eu confundir...
esse codigo era pra colocar no zumbie...
desculpa aew!
vo consertar lá.
lucas mendes- Data de inscrição : 04/05/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 416
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: Seguir e Olhar o Objeto
bom, pra seguir o personagem vc já sabe, mas pra olhar po personagem, coloque isso:
direction=point_direction(x,y,jogador.x,jogador.y);
image_angle=direction
se for pro zumbi olhar pro personagem é isso, se não é só trocar umas coisinhas
Ps.: é no evento step
direction=point_direction(x,y,jogador.x,jogador.y);
image_angle=direction
se for pro zumbi olhar pro personagem é isso, se não é só trocar umas coisinhas
Ps.: é no evento step
Re: Seguir e Olhar o Objeto
Bom fiz uma AI bem completa pra ti, ela tem:
-inimigo segue o player quando o vê.
-inimigo desvia dos objetos sólidos para chegar ao player.
-inimigo olha para o player.
Faça o seguinte:
No evento create do inimigo:
No evento step do inimigo:
Bom, é isso, espero que seja o que tu quer. Vlw?
FLWS!
-inimigo segue o player quando o vê.
-inimigo desvia dos objetos sólidos para chegar ao player.
-inimigo olha para o player.
Faça o seguinte:
No evento create do inimigo:
- Código:
//ainda não viu o player
ver=false
No evento step do inimigo:
- Código:
if instance_number(player)>0//se o player existe o códigos acontecem
{
if distance_to_object(player)<100
&& !(collision_line(x,y,player.x,player.y,obj_bloco,0,0))
{
//viu o player
ver=true
}
if ver=true
{
image_angle=point_direction(x,y,player.x,player.y)
//segue o player desviando dos objetos sólidos
mp_potential_step(player.x,player.y,5,0)
}
}
Bom, é isso, espero que seja o que tu quer. Vlw?
FLWS!
Última edição por Alex FC em Dom 07 Fev 2010, 20:24, editado 1 vez(es)
Re: Seguir e Olhar o Objeto
gostei dessa AI!
Vlw AlexFC, sempre tentei fazer um jogo estilo cs 2d, mas nunca conseguia por causa do enemy que vivia travando nas paredes.
Vlw AlexFC, sempre tentei fazer um jogo estilo cs 2d, mas nunca conseguia por causa do enemy que vivia travando nas paredes.
lucas mendes- Data de inscrição : 04/05/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 416
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: Seguir e Olhar o Objeto
mas... eu tenho uma dúvida....
alguns jogos poderiam ficar sem graça se o zoombie vinhece andando o player fizesse uma curvinha de nada ele parasse como se não estivesse vendo ele (ele num está mas ele sabe onde ele tá)
tá bom, zoombie é burro, mas e se for pessoas de verdade???
aí cumplica neh
alguns jogos poderiam ficar sem graça se o zoombie vinhece andando o player fizesse uma curvinha de nada ele parasse como se não estivesse vendo ele (ele num está mas ele sabe onde ele tá)
tá bom, zoombie é burro, mas e se for pessoas de verdade???
aí cumplica neh
Tópicos semelhantes
» 3D Fazer objeto olhar camera
» Seguir objeto
» Como fazer um objeto seguir um objeto próximo?
» Fazer um objeto seguir um outro objeto
» Objeto Seguir Outro Objeto
» Seguir objeto
» Como fazer um objeto seguir um objeto próximo?
» Fazer um objeto seguir um outro objeto
» Objeto Seguir Outro Objeto
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos