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Mensagem por gabrielsch Sáb 06 Fev 2010, 23:04

Estou fazer um jogo de Top-down View, onde há zumbie e o player tem que mata-los (claro), só que como faço para que o zumbie fique olahndo para o player seguindo ele?
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Mensagem por batata95 Sáb 06 Fev 2010, 23:33

usa AI ( inteligencia artificial )
tem varias engines e tutoriais sobre isso aqui no forum
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Mensagem por Denis Lemos Dom 07 Fev 2010, 00:06

No STEP do zumbie:
Código:
move_towards_point(zumbie.x,zumbie.y,4)
image_angle=direction

Acho que deve dar assim !!!
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Mensagem por lucas mendes Dom 07 Fev 2010, 00:15

faz isso no objeto player:
Código:

if distance_to_obj(obj_player)<100
{
image_angle=point_direction(x,y,obj_player.x,obj_player.y)
move_towards_point(obj_player.x,obj_player.y,4)
}//isso faz com que quando chega perto do player ele ataca.
Vlw...


Última edição por lucforlucas em Dom 07 Fev 2010, 16:59, editado 3 vez(es)
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Mensagem por gabrielsch Dom 07 Fev 2010, 06:51

Poxa! affraid
DEpois que eu recomecei a usar o GM antes eu fazia assim: move_towards_point(player.x,player.y,4)
só que depois que eu voltei a usa-lo eu colocava iso:
move_towards_point(player_x,player_y,4)!
Obrigado Denis.L
e
lucforlucas, não entendi o seu codigo me parece bem com um script para zumbie mas se eu coloco igual ao teu ele da erro na primeira linha, dai eu arrumo para "object" dai quando eu chego perto do zumbie, parece que tem uma força que joga o player pra fora.
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Mensagem por lucas mendes Dom 07 Fev 2010, 16:55

foi mal aew...
é que eu confundir...
esse codigo era pra colocar no zumbie...
desculpa aew!
vo consertar lá.
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Mensagem por Henrique_GJ Dom 07 Fev 2010, 18:20

bom, pra seguir o personagem vc já sabe, mas pra olhar po personagem, coloque isso:

direction=point_direction(x,y,jogador.x,jogador.y);
image_angle=direction

se for pro zumbi olhar pro personagem é isso, se não é só trocar umas coisinhas

Ps.: é no evento step
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Mensagem por All-x Dom 07 Fev 2010, 20:02

Bom fiz uma AI bem completa pra ti, ela tem:

-inimigo segue o player quando o vê.

-inimigo desvia dos objetos sólidos para chegar ao player.

-inimigo olha para o player.

Faça o seguinte:

No evento create do inimigo:


Código:
//ainda não viu o player
ver=false

No evento step do inimigo:

Código:
if instance_number(player)>0//se o player existe o códigos acontecem
{

if distance_to_object(player)<100
&& !(collision_line(x,y,player.x,player.y,obj_bloco,0,0))
{
//viu o player
ver=true
}

if ver=true
{
image_angle=point_direction(x,y,player.x,player.y)
//segue o player desviando dos objetos sólidos
mp_potential_step(player.x,player.y,5,0)
}

}

Bom, é isso, espero que seja o que tu quer. Vlw?

FLWS!


Última edição por Alex FC em Dom 07 Fev 2010, 20:24, editado 1 vez(es)
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Mensagem por lucas mendes Dom 07 Fev 2010, 20:20

gostei dessa AI!
Vlw AlexFC, sempre tentei fazer um jogo estilo cs 2d, mas nunca conseguia por causa do enemy que vivia travando nas paredes. Very Happy
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Mensagem por Henrique_GJ Dom 07 Fev 2010, 20:47

mas... eu tenho uma dúvida....

alguns jogos poderiam ficar sem graça se o zoombie vinhece andando o player fizesse uma curvinha de nada ele parasse como se não estivesse vendo ele (ele num está mas ele sabe onde ele tá)

tá bom, zoombie é burro, mas e se for pessoas de verdade???

aí cumplica neh
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