Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
#DGM Aula 02 - Tiles
+7
Mystery_boy_maker
anônimous
Suadao
freelipe
PedroX
fonetico
All-x
11 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
#DGM Aula 02 - Tiles
DESVENDANDO O GAME MAKER
Aula 02 - Tiles
(Atualizado 08/02/2015)
Nesta aula ensinarei a usar tiles, que são imagens estáticas (sem animação) . Ex: o desenho do chão do Super Mario World é um tile e não um objeto.
Usaremos a seguinte engine de exemplo:
Primeiro vamos a pasta backgrounds, e abrimos o background tile:
1- Aqui escolhemos que vamos usar o background como tile.
2- Aqui escolhemos o tamanho da grade da tile. Width é a largura e Height é a altura.
3- Aqui escolhemos onde a grade deve começar, lembrando que ela é do tamanho da imagem.
4- Aqui podemos escolher o espaçamento vertical e horizontal entre os quadradinhos da grade.
Entendida essa parte, abra room fase na aba tiles:
1- Aqui selecionamos a região da tile que usaremos para colocar na room.
2- Aqui escolhemos o background que usaremos como tile.
3- Current tile layer (Camada de tile atual) é a mesma coisa que o depth dos objetos, ou seja, a profundidade em que eles são desenhados. Nos objetos o depth começa em 0, mas pode ser mudado quando o abre para editá-lo, abaixo da opção Visible. Ela já esta em 1000000 ( 1 milhão), quando o numero é maior que o depth dos objetos significa que vai ser desenhado ao fundo do jogo, mas se for menor vai ser desenhado na frente dos objetos.
4- A opção add lhe permite adicionar outro valor de profundidade. Se por exemplo tenha colocado varias tiles com o valor 1000000 e depois adicionar um de -10, e este estiver selecionado você não vai poder apagar os tiles que estão em 1000000 só os que estão em -10, então para apaga-las selecione o valor 1000000 novamente. A opção delete, exclui o valor selecionado de profundidade e a opção change modifica.
Para desenhar a parte da tile que deseja selecione ela com o o botão esquerdo do mouse:
Para selecionar uma área maior da tile, segure shift ou ctrl e segure o botão esquerdo do mouse, sempre da esquerda para direita e de cima para baixo:
Repare que desativei a opção Visible no objeto bloco para que somente as tiles apareçam. Coloquei alguns blocos a mais sem "desenhar" para que vocês terminem.
A lista de funções de tiles que você pode usar é essa:
Cada pedaço de tile que você coloca na room tem uma ID (Que é pedida em varias funções), ou seja um *número para que você manipule-as. Para saber esse *número basta passar o mouse sobre a tile que ela aparece na base da janela:
Há vários modos de pegar essa ID usando códigos. Vamos ver 2, um pela posição e outro pela ordem.
Exemplo 1: Mudando a cor da tile que está na posição do mouse.
- Código:
var tile;
tile = tile_layer_find(-1000, mouse_x, mouse_y);
if tile != -1
{
tile_set_blend(tile,);
}
Exemplo 2: Mudando a cor de todas as tiles.
- Código:
var num = tile_get_count();
for (var i = 0; i < num; i++;)
{
tile_set_blend(tile_get_id(i), c_red);
}
Exemplo 3: Mudando a opacidade da terceira tile, caso ela exista.
- Código:
var _tile = tile_get_id(3);
if _tile
{
tile_set_alpha(_tile, .5);
}
Exemplo 4: Adicionando uma nova tile na room.
- Código:
//Adiciona uma tile
tile_add(tile,0,0,32,32,48,48,-20)
Os próximos 4 argumentos são usados para selecionarmos a parte da imagem que usaremos como tile
left, top: posição x,y no background que da inicio à nossa seleção;
width, height: largura e altura da tile;
x,y: posição na room em que você quer colocar a tile;
depth: profundidade da tile.
Vocês podem encontrar muitas tiles no site da yoyogames:
http://sandbox.yoyogames.com/resources?cat_id=3
Bom, acabamos mais uma aula. Até a próxima!
Próxima aula: Sprites
FLWS!
Última edição por Alex FC em Dom 22 Fev 2015, 20:04, editado 16 vez(es) (Motivo da edição : Atualização)
Re: #DGM Aula 02 - Tiles
Ótima aula! Mas tenho uma dúvida, logo após desenhar as tiles na room, é necessário colocar os objetos do chão?
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: #DGM Aula 02 - Tiles
Lembrando, as tiles são imagens estaticas não tem nenhuma função, são apenas desenhos. O obj_bloco é usado para ser o chão real e ele é invisivel, assim você não precisa criar varios objetos chão, como eu vejo muito gente fazendo isso por ai.
Esclareci sua dúvida?
FLWS!
Esclareci sua dúvida?
FLWS!
Re: #DGM Aula 02 - Tiles
sim, a tile nao colide igual o chao, vc pode fazer um retangulo e deixalo invisivel e colocar no chao de tiles
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: #DGM Aula 02 - Tiles
Ow Alex, você é O CARA! Eu nem conhecia direito esses tiles, e sempre criava um monte de objetos sem necessidade, kkk, então eu posso criar somente um bloco para o chão, e usar tiles diferentes certo?
Valeu aí, me ajudou muito de coração.
Valeu aí, me ajudou muito de coração.
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: #DGM Aula 02 - Tiles
oO
vlw alex
eu sabia esse negocio de titles
mas eu n sabia essa parada de selecionar vários pedaços do title segurando shift!!!!
vlw kra!!!!!!!!
vlw alex
eu sabia esse negocio de titles
mas eu n sabia essa parada de selecionar vários pedaços do title segurando shift!!!!
vlw kra!!!!!!!!
freelipe- Data de inscrição : 08/03/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 113
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: #DGM Aula 02 - Tiles
Eu não sabia nada de tiles, até você aparecer.
Como o souzalucasjose disse,
Alex, você é O CARA!
Como o souzalucasjose disse,
Alex, você é O CARA!
Re: #DGM Aula 02 - Tiles
ele é mto inteligente msm...
ele podia ensinar qualquer dia os truques e manhas q ele conheca pra gente, tipo dicas que podem ajudar na hora de fazer um jogo
ixi, ainda tô logado como anonimous, tenho q deslogar e logar com minha conta original
ele podia ensinar qualquer dia os truques e manhas q ele conheca pra gente, tipo dicas que podem ajudar na hora de fazer um jogo
ixi, ainda tô logado como anonimous, tenho q deslogar e logar com minha conta original
anônimous- Data de inscrição : 02/02/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 57
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: #DGM Aula 02 - Tiles
Muito bom cara sera que usando tiles o jogo ficar menor ?
eu ja conhecia e usava mas para para fazer o background sabe tipo colocar uma nuvem aqui outra la assim por diante ! e por incrivel que pareça eu nao sabia o que era esse depht !! agora sei vou passar a ver suas aulas com frequencia ... !!
eu ja conhecia e usava mas para para fazer o background sabe tipo colocar uma nuvem aqui outra la assim por diante ! e por incrivel que pareça eu nao sabia o que era esse depht !! agora sei vou passar a ver suas aulas com frequencia ... !!
Re: #DGM Aula 02 - Tiles
eu ja usava tiles mas ñ sabia dessa de selecionar varias partes ao mesmo tempo
isso me poupou muito trabalho
vlw
isso me poupou muito trabalho
vlw
Kidon- Data de inscrição : 27/02/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 3
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: #DGM Aula 02 - Tiles
ótimo o toturial mas e se o chão tiver algum evento, ele será objeto ou tile?
Super Mario Bros- Data de inscrição : 18/06/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 13
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: #DGM Aula 02 - Tiles
Hehehe, eu já conhecia como usar tiles (consegui aprender a usar funçando), mas também não conhecia esse negócio do shift (eu sempre selecionava sem o shift e ficava por não funcionar...)
Muito bom o seu tutorial, continue assim...
Eu sei que era pro cara, e que já faz tempo, mas como já reviveram e alguém que veja pode querer saber:
Fica sim, bem menor usando tiles, tanto por se usar menos gráficos como por se criar menos objetos.
Objeto, pois tiles são apenas partes de gráficos que são desenhados como backgrounds. É necessário criar um objeto para cada "tipo" diferente de chão (como por exemplo: normal, gelo, água, rampa, etc.)
Muito bom o seu tutorial, continue assim...
Muito bom cara sera que usando tiles o jogo ficar menor ?
Eu sei que era pro cara, e que já faz tempo, mas como já reviveram e alguém que veja pode querer saber:
Fica sim, bem menor usando tiles, tanto por se usar menos gráficos como por se criar menos objetos.
ótimo o toturial mas e se o chão tiver algum evento, ele será objeto ou tile?
Objeto, pois tiles são apenas partes de gráficos que são desenhados como backgrounds. É necessário criar um objeto para cada "tipo" diferente de chão (como por exemplo: normal, gelo, água, rampa, etc.)
guiagge- Data de inscrição : 24/09/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 90
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: #DGM Aula 02 - Tiles
Pq no link aparece :
FILE NOT FOUND
FILE NOT FOUND
peninha-97- Data de inscrição : 23/03/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 2
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: #DGM Aula 02 - Tiles
Aula atualizada - 21/10/12:
- Melhora na grafia e explicação;
- Atualização das engines;
- Adição da lista de funções e mais exemplos;
- Atualização das imagens.
Ps: As próximas aulas serão atualizadas em breve.
FLWS!
- Melhora na grafia e explicação;
- Atualização das engines;
- Adição da lista de funções e mais exemplos;
- Atualização das imagens.
Ps: As próximas aulas serão atualizadas em breve.
FLWS!
Tópicos semelhantes
» [Vídeo-Aula]Aula 4.1 - Usando funções básicas do draw
» Aula 3 - Puzzle - Todas os Modos da Aula 3 Aqui!
» [Vídeo-Aula] Aula 4 - Variáveis
» Tiles sobrepostos
» Problema com Tiles
» Aula 3 - Puzzle - Todas os Modos da Aula 3 Aqui!
» [Vídeo-Aula] Aula 4 - Variáveis
» Tiles sobrepostos
» Problema com Tiles
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos