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Como posso criar uma HUD?
4 participantes
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Como posso criar uma HUD?
vou dar um exemplo ... Um desenho do rosto do mario na tela e do lado um = 6 Ou seja o mario tem 6 vidas, gostaria de saber como crio interfaces, etc...
DarkAngel- Data de inscrição : 20/01/2010
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Re: Como posso criar uma HUD?
É só você desenhar essas coisas na tela em relação à posição da view.
Em primeiro lugar, as views devem estar ativas. (Na janela de edição da room, na parte esquerda da janela, na aba "views", tem que estar marcado "Enable the use of Views", e também o "Visible when room starts").
Você pode desenhar tudo através do objeto do mario ou através de outro objeto.
Se você desenhar através do mario, no início do evento Draw, você tem que colocar:
Isso desenha o sprite atual do objeto, e é necessário pois, uma vez que há algo no evento draw, o sprite não é desenhado automaticamente.
Depois, você tem que desenhar o sprite do rosto do mario:
view_xview e view_yview são as posições em que a view está. No lugar do n, você tem que colocar o número da view (se você simplesmente ativou lá na room sem mexer em mais nada, a view ativa será a 0).
posição_horizontal e posição_vertical são as posições que você quer que apareça na tela. Para desenhar o "= n" (e qualquer texto mais que você quiser), você tem que usar a função draw_text();. Por exemplo, para desenhar as vidas e pontos:
A função string() serve para transformar um valor real (números) em texto (assim pode ser colocado junto do "= "). Você só tem que trocar os nomes das variáves.
Em primeiro lugar, as views devem estar ativas. (Na janela de edição da room, na parte esquerda da janela, na aba "views", tem que estar marcado "Enable the use of Views", e também o "Visible when room starts").
Você pode desenhar tudo através do objeto do mario ou através de outro objeto.
Se você desenhar através do mario, no início do evento Draw, você tem que colocar:
- Código:
draw_sprite(sprite_index, image_index, x, y);
Isso desenha o sprite atual do objeto, e é necessário pois, uma vez que há algo no evento draw, o sprite não é desenhado automaticamente.
Depois, você tem que desenhar o sprite do rosto do mario:
- Código:
draw_sprite(nome_do_sprite_do_rosto_do_mario, 0, view_xview[n]+posição_horizontal, view_yview[n]+posição_vertical);
view_xview e view_yview são as posições em que a view está. No lugar do n, você tem que colocar o número da view (se você simplesmente ativou lá na room sem mexer em mais nada, a view ativa será a 0).
posição_horizontal e posição_vertical são as posições que você quer que apareça na tela. Para desenhar o "= n" (e qualquer texto mais que você quiser), você tem que usar a função draw_text();. Por exemplo, para desenhar as vidas e pontos:
- Código:
draw_sprite(rosto_do_mario, 0, view_xview[0]+16, view_yview[0]+16); // Desenha sprite do rosto do mario
draw_text(view_xview[0]+48, view_yview[0]+16, "= "+string(vidas)); // Desenha "= número de vidas"
draw_text(view_xview[0]+96, view_yview[0]+16, "Pontos = "+string(pontos)); // Desenha "Pontos = quantidade de pontos"
A função string() serve para transformar um valor real (números) em texto (assim pode ser colocado junto do "= "). Você só tem que trocar os nomes das variáves.
Última edição por Igor KinGamer em Ter 26 Jan 2010, 20:24, editado 1 vez(es)
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
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Re: Como posso criar uma HUD?
cria uma variavel no evento create do mario que define o numero de vidas.
ex:
Quando o Mario morrer coloque nesse evento (da morte)
depois crie um objecto e no evento draw use
Suponho que estas a usar views, senao retira o view_xview[0]+ e o mesmo para view_yview[0]+
Mude os valores "50" em x e y conforme desejar.
Por fim escreva tambem no evento draw
draw_text(view_xview[0]+60,view_yview[0]+60,'x' + string(Vidas))
O mesmo que disse em cima para os valores e views, digo aqui, nao e' necessario repetir.
ex:
Vidas=6
Quando o Mario morrer coloque nesse evento (da morte)
Vidas-=1
depois crie um objecto e no evento draw use
draw_sprite(nomedaspritedacaradomarioaqui,view_xview[0]+50,view_yview[0]+50)
Suponho que estas a usar views, senao retira o view_xview[0]+ e o mesmo para view_yview[0]+
Mude os valores "50" em x e y conforme desejar.
Por fim escreva tambem no evento draw
draw_text(view_xview[0]+60,view_yview[0]+60,'x' + string(Vidas))
O mesmo que disse em cima para os valores e views, digo aqui, nao e' necessario repetir.
Re: Como posso criar uma HUD?
eu não entendi o q vc quer, se eu não me engano acho q é algo q pode me ajudar mto, mas eu não entendi
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