Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Como fazer Eventos de COndições ?
4 participantes
Página 1 de 1
Como fazer Eventos de COndições ?
E aew galera...
Alguem sabe como cria um evento de Condição no GM ? ou uma Switch eu acho que serviria...
OBS: vamos supor que existam 2 rooms, na primeira room eu tenho 2 botoes, e na segunda room eu tenho um objeto,
Tipo se eu escolher o primeiro botão que esta na primeira room, eu ir para a segunda room e ativar esse evento, e se eu escolher o segundo botão da primeira room, eu ir para a segunda room mais sem ativar esse evento... ???
Deu pra entender ???
se nao deu pra intender muito bem, so pergunta que eu explico
Vlw...
Alguem sabe como cria um evento de Condição no GM ? ou uma Switch eu acho que serviria...
OBS: vamos supor que existam 2 rooms, na primeira room eu tenho 2 botoes, e na segunda room eu tenho um objeto,
Tipo se eu escolher o primeiro botão que esta na primeira room, eu ir para a segunda room e ativar esse evento, e se eu escolher o segundo botão da primeira room, eu ir para a segunda room mais sem ativar esse evento... ???
Deu pra entender ???
se nao deu pra intender muito bem, so pergunta que eu explico
Vlw...
Última edição por kelvindeth em Ter 19 Jan 2010, 12:13, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Tópico Resolvido)
kelvindeth- Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 135
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como fazer Eventos de COndições ?
explica melhor que não intendi direito vc quer um botão que desative um evento?
donte- Data de inscrição : 22/12/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1165
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker Studio 2.0
- Unity
Re: Como fazer Eventos de COndições ?
sim isso mesmo ou vice versa...
tipo eu estou no primeiro mapa, se eu clicar em determinado botão um Evento que esta em outra room é ativado ou desativado.
tipo eu estou no primeiro mapa, se eu clicar em determinado botão um Evento que esta em outra room é ativado ou desativado.
kelvindeth- Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 135
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como fazer Eventos de COndições ?
Hmmm, você pode usar uma váriavel global para armazenas qual botão foi pressionado.
no evento create da room (vai na room dos botões, na aba settings tem esse botão)
você adiciona lá:
Agora você vai no botão que ao ser pressionado deve acontecer alguma coisa.
No evento que você usou para ver se ele foi clicado, você adiciona isso:
e no outro botão você coloca
Se você pois comando para mudar a room, coloque esses códigos antes dele.
Bom, agora na próxima room você vai no objeto que deve fazer a ação.
no evento create você coloca:
ou se você preferir adicionar um tempo para a ação começar apenas alguns segundos depois de ir para a proxima room você poe no create do objeto:
no evento create da room (vai na room dos botões, na aba settings tem esse botão)
você adiciona lá:
- Código:
global.botao_pressionado = 0; //Guarda qual botão foi pressionado
Agora você vai no botão que ao ser pressionado deve acontecer alguma coisa.
No evento que você usou para ver se ele foi clicado, você adiciona isso:
- Código:
global.botao_pressionado = 1; // 1 = acontece algo na proxima room.
e no outro botão você coloca
- Código:
global.botao_pressionado = 0; // 0 = nada acontece na proxima room.
Se você pois comando para mudar a room, coloque esses códigos antes dele.
Bom, agora na próxima room você vai no objeto que deve fazer a ação.
no evento create você coloca:
- Código:
if global.botao_pressionado = 1
{
//ação
}
ou se você preferir adicionar um tempo para a ação começar apenas alguns segundos depois de ir para a proxima room você poe no create do objeto:
- Código:
if global.botao_pressionado = 1
{
alarm[0] = room_speed*1; //modifique o numero 1 pela quantidade em segundos.
//////////////////////////////////// 1 = 1 segundo, 0.5 = meio segundo. assim vai.
}
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como fazer Eventos de COndições ?
Bom, não sei se é bem isso que eu estou pensando, mais se for...
Você poderia criar uma room, com o evento ativado e outra com ele desativado, assim se "pressionar" botão 1 iria para o ativado, ja o 2, iria para o desativado, isso não serviria?
Você poderia criar uma room, com o evento ativado e outra com ele desativado, assim se "pressionar" botão 1 iria para o ativado, ja o 2, iria para o desativado, isso não serviria?
Lolegal- Data de inscrição : 18/08/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 190
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como fazer Eventos de COndições ?
Interessante vou dar uma olhada se funfa,,, brigadão..
eu num sei mexer muito no GM xD, se possivel teria como ve fazer uma demo, explicando melhor ???
Agradecido desde ja...
eu num sei mexer muito no GM xD, se possivel teria como ve fazer uma demo, explicando melhor ???
Agradecido desde ja...
kelvindeth- Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 135
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como fazer Eventos de COndições ?
bom ai você precisará de 3 roons e uma cópia do objeto a 3º room é só vc duplicar da 2ª room e o objeto é só você colocar por cima do outro que vai apagar o de baixo ai pronto ja ta desativado e evento. na the dudes library tem uma ação que desativa um evento.
donte- Data de inscrição : 22/12/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1165
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker Studio 2.0
- Unity
Re: Como fazer Eventos de COndições ?
Lolegal, isso daria pra fazer normal, mais no meu caso, eu teria que criar muitas e muitas rooms pra fazer esse sistema que quero, isso iria tornar o game muito lento..
Porq oq eu kero fazer na verdade, é como Slotd de save, Slot1, Slot2, Slot3.. etc...
No começo do game no caso eu escolho o Slot que kero salvar para jogar o meu game, se eu escolher o Slot 1 na proxima room ativar apenas o evento que salvará no Slot 1, e assim por diante...
Mesmo assim muito obrigado
Porq oq eu kero fazer na verdade, é como Slotd de save, Slot1, Slot2, Slot3.. etc...
No começo do game no caso eu escolho o Slot que kero salvar para jogar o meu game, se eu escolher o Slot 1 na proxima room ativar apenas o evento que salvará no Slot 1, e assim por diante...
Mesmo assim muito obrigado
kelvindeth- Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 135
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como fazer Eventos de COndições ?
Hmm... agora que você explicou melhor, vou te dar uma dica ok?
Não é necessário ter 2 rooms: uma para escolher qual o slot e outra apenas para salvar nele.
Você poderia muito bem fazer isso na mesma room.
COMO!?!? OMG!!
É bem simples!
Você só precisa saber qual slot a pessoa escolheu e depois dependendo de qual for salvar naquele slot.
vou dar um exemplo:
Tenho 3 objetos: slot1, slot2, slot3
em cada um deles tenho o evento que checa se o mouse clicou nele.
mouse left pressed
nesse evento em todos os objetos o código é esse:
Hmm... o jogo salva.. mas sempre com o mesmo nome em todos os slots!!
calma, calma... podemos fazer assim:
Em cada objeto 'slot', você poe o evento create e adiciona:
slot = "1";
sendo que você muda o 1 para cada botão, botão slot2 deixa
slot = "2";
Assim por diante.
Agora vamos voltar no código de clicar no botão (de todos os botões)
e deixar assim:
slot 1 salva assim:
gamesave_1.sv
o slot 2:
gamesave_2.sv
Assim por diante.
Claro que existem outras maneiras de fazer isso, mas essa é uma bem simples para você aprender.
Flwss
Não é necessário ter 2 rooms: uma para escolher qual o slot e outra apenas para salvar nele.
Você poderia muito bem fazer isso na mesma room.
COMO!?!? OMG!!
É bem simples!
Você só precisa saber qual slot a pessoa escolheu e depois dependendo de qual for salvar naquele slot.
vou dar um exemplo:
Tenho 3 objetos: slot1, slot2, slot3
em cada um deles tenho o evento que checa se o mouse clicou nele.
mouse left pressed
nesse evento em todos os objetos o código é esse:
- Código:
game_save("gamesave.sv");
Hmm... o jogo salva.. mas sempre com o mesmo nome em todos os slots!!
calma, calma... podemos fazer assim:
Em cada objeto 'slot', você poe o evento create e adiciona:
slot = "1";
sendo que você muda o 1 para cada botão, botão slot2 deixa
slot = "2";
Assim por diante.
Agora vamos voltar no código de clicar no botão (de todos os botões)
e deixar assim:
- Código:
game_save("gamesave_"+slot+".sv");
slot 1 salva assim:
gamesave_1.sv
o slot 2:
gamesave_2.sv
Assim por diante.
Claro que existem outras maneiras de fazer isso, mas essa é uma bem simples para você aprender.
Flwss
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como fazer Eventos de COndições ?
vlw mesmo Janx
me ajudeou muito, ja fiz os testes das variaveis globais, deu tudo certo
os eventos de condições funcionaram perfeitamente...
Se alguem kiser conferir ou para entender melhor ta aki a DEMO de condições. (Bem Simples e Feia o.O) (Mais funcionando xD)
Demo: http://www.4shared.com/file/201221756/428b51d9/Condies_Globais.html
Oq a demo faz: Se eu apertar na primeira peça, ela muda para a segunda room com uma peça vermelha, se eu escolher a segunda peça, ela muda para a segunda room com uma peça verde.
Brigadão a todoas aew,, Podem dar Closed no Tópico
me ajudeou muito, ja fiz os testes das variaveis globais, deu tudo certo
os eventos de condições funcionaram perfeitamente...
Se alguem kiser conferir ou para entender melhor ta aki a DEMO de condições. (Bem Simples e Feia o.O) (Mais funcionando xD)
Demo: http://www.4shared.com/file/201221756/428b51d9/Condies_Globais.html
Oq a demo faz: Se eu apertar na primeira peça, ela muda para a segunda room com uma peça vermelha, se eu escolher a segunda peça, ela muda para a segunda room com uma peça verde.
Brigadão a todoas aew,, Podem dar Closed no Tópico
kelvindeth- Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 135
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos