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ajuda com contador de balas

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Mensagem por Stikman Ter 05 Jan 2010, 18:34

eaw gente , eu queria pedir ajuda a alguem que me podesse ajudar a criar um contador de balas da arma do meu player...
eu ja procurei aqui no forum + nao encontro nada
Laughing
blz
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Mensagem por Janx Ter 05 Jan 2010, 18:56

Bom, primeiro você precisade uma váriavel que guarde o valor das balas.

No create:
Código:
balas = 10;

Pronto, começamos com 10 balas!

agora para desenhar isso na tela:
Evento draw:
Código:
draw_text(view_xview+8,view_yview+8,string(balas));

Certo, agora para que não possamos atirar infinitamente você vai na condição onde o personagem atira e coloca:
Código:
if balas > 0 //Se tiver balas para atirar
{
 //ações de atirar
 balas -= 1; //Diminuir em 1 a quantidade de balas
}

Flwwss
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Mensagem por Stikman Ter 05 Jan 2010, 20:42

brigado janx, so uma pergunta ondo ponho o evento creat?
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Mensagem por Denis Lemos Ter 05 Jan 2010, 21:00

Stikman escreveu:brigado janx, so uma pergunta ondo ponho o evento creat?
Não se ponha em lugar nenhum, ele é um evento que já está nas opições do seu objeto, na verdade, é o código que você tem que colocar no evento "create" do seu objeto !
É só abrir o objeto que você quer colocar os códigos, ir em adicionar um novo evento e selecionar "CREATE", e lá escrever aqueles códigos !

Falowws !!! study
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Mensagem por Stikman Ter 05 Jan 2010, 21:06

isso eu sei, mas em que objecto tenho de crear esse evento??
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Mensagem por Denis Lemos Ter 05 Jan 2010, 21:14

Acho que no objeto que você declarou a variável das balas, se é você já fez isso, senão em qualquer um objeto também irá funcionar, mas você terá que tornar a veriável balas como global, para poder usá-la com outros objetos !
Se você não sabe como, é bem simples;
coloque isso no create de qualquer objeto:
Código:
globalvar balas;
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Mensagem por Stikman Ter 05 Jan 2010, 21:16

ok
depois de ter globalizado as balas posso por o codigo:

balas = 10;

no evento create de qualquer objecto, né?
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Mensagem por Denis Lemos Ter 05 Jan 2010, 21:24

Acho que sim, mas é aconselhável colocá-la, junto no create do objeto que está a globalização, pois se o objeto que você globalizou a variável, não for colocado na room, e em outro objeto você colocou "balas=10" e o colocou na room, ela não será globalizada, pois o outro objeto não existirá para globalizar a variável ! Entende ???
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Mensagem por Stikman Ter 05 Jan 2010, 21:28

sim, muito obrigado
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Mensagem por Stikman Ter 05 Jan 2010, 21:37

ok
eu ja tentei e o contador ja aparece, eu tou a disparar com o rato e quando dou click saem infinitas balas da arma e nao param.
e no contador de balas so desce para zero quando eu clicko 10 vezes no rato e eu nao cria assim
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Mensagem por fonetico Ter 05 Jan 2010, 22:48

Esse código que o Janx te mostrou deve ser colocado no mesmo objeto que atira, ou seja, no mesmo objeto em que vocÊ colocou o evento do botão esquerdo do mouse entendeu?

E outra dica, se você globalizou as outras variáveis, quando for para colocar a variável balas, vocÊ deve colocar, global.balas, aconselho a vocÊ não globalizar, claro, faça isso se vocÊ precisar usar em muitos objetos.
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Mensagem por Stikman Qua 06 Jan 2010, 12:13

obrigado pessoal

bem galera, eu ja usei essas codigos todos mas a minha arma continua com balas infinitas.

help

Editado por CPinheiro: double post. Editei os posts e deletei o segundo.
Na próxima, é warn.
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Mensagem por Denis Lemos Qua 06 Jan 2010, 18:21

É que você não colocou a condição de somente atirar se estiver balas para atirar !

Vá lá onde está a função de onde atira e coloca: igual o que o Janx disse !!!
Código:
if balas >0
{
// coloca aqui a função que faz atirar
}
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Mensagem por Stikman Qua 06 Jan 2010, 19:54

continua a nao dar..

eu no objecto da arma e no evento onde atiro tenho os seguintes codigos:

if global.balas>0
{
if alarm[0]=-1
{
instance_create(x,y,obj_gun)
sound_play(sound0)
alarm[0]=3
global.balas -= 1; //Diminuir em 1 a quantidade de balas
}
}

if global.balas=0
{
instance_change(obj_arma,1)
}

obj_gun=balas
obj_arma=arma sem estar a disparar


pessoal ja consegui!
obrigado a todos que me ajudaram
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