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#IEM Aula 05 - Else e Switch

5 participantes

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Mensagem por All-x Qui 31 Dez 2009, 19:45

INTRODUÇÃO EM GML



Aula 05 - Else e Switch



(Atualizado 08/02/2015)

ELSE:

É uma palavra em inglês que significa "senão". No Game Maker ela é usada em conjunto com o "if".

Ex:

Código:
//se moedas for maior ou igual a 100
if moedas >= 100
{
    moedas = 0
    vidas += 1
}
else //senão
{
    moedas += 2
}

Ou seja se moedas não for maior ou igual a 100 adicionará mais duas moedas. Para ver o resultado disso coloque o código acima no step e isso no create:

Código:
vidas = 0
moedas = 0

E isso no draw:

Código:
draw_text(10, 10, "Vidas: " + string(vidas) + "#" + "Moedas: " + string(moedas))

Você também pode adicionar vários elses seguidos em conjunto com if:

Código:
if tipo == 0       //se for 0
{
    forca=10
}
else if tipo == 1  //senão for  0 e for 1
{
    forca=20
}
else if tipo == 2  //senão for 0 ou 1 e for 2
{
    forca=30
}
else            //senão for nenhum
{
    forca=0
}

Uma vez usado else if na estrutura o else sozinho só pode aparecer na última condição.

SWITCH:

Quando usamos muitos else e if seguidos podemos ficar um pouco perdidos. A estrutura switch é uma forma simples e dinâmica de organizar e otimizar o código:

Código:
switch tipo         //Expressão checada será a variável tipo
{

case 0:             //caso for 0

    forca=10

break;

case 1:             //caso for 1

    forca=20

break;

case 2:             //caso for 2

    forca=30

break;

default: forca=0;   //caso for nenhum

}

case marca o inicio de um bloco e break o fim.

Exemplo do GM:

Código:
switch (keyboard_key)
{

  case vk_left:
  case vk_numpad4:
    x -= 4
  break

  case vk_right:
  case vk_numpad6:
    x += 4
  break

}
Repare que:

- Os dois pontos ( : ) são necessários, já o ponto virgula ( ; ) não é obrigatório.
- O default (padrão) é usado caso nenhum dos casos ocorrer.
- Você pode usar 2 casos ou mais para apenas um resultado.
- Suas declarações devem ficar entre os dois pontos ( : )  o break.

Próxima aula: for, do, until e repeat



FLWS!


Última edição por Alex FC em Qua 11 Fev 2015, 10:26, editado 18 vez(es) (Motivo da edição : Atualização)
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Mensagem por Gabreel Qui 31 Dez 2009, 19:50

Else é facil, to esperando for Happy
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Mensagem por Assassino Ter 31 Ago 2010, 22:37

muito fácil cara, obg pelas aulas! Happy
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Mensagem por Kyuubi Qua 01 Set 2010, 06:36

legal é bom ver alguem explicando as funções, essas eu uso diariamente,mas já tinha uma noção + ou - de que que servia!!!seu tuto é nota 10!!!!e to esperando a proxima for que essa eu ninca usei Happy
flws!!!
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Mensagem por prohum Qua 26 Out 2011, 23:16

com isso da pra fazer relogio

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