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#IEM Aula 01 - Editor de Script GMS
4 participantes
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#IEM Aula 01 - Editor de Script GMS
INTRODUÇÃO EM GML
Aula 01 - Editor de Script do GM:S
(Atualizado 08/02/2015)
Pessoal estarei postando aulas para iniciantes em GML. São aulas básicas, pra quem ainda não conseguiu dominar a GML. Então vamos à nossa 1ª aula:
Para abrir o editor do GM:S abra seu objeto, adicione um evento (Create, Step, Alarm, etc) e vá à aba control e arraste o ícone "Execute a piece of code". Como na imagem:
A seguinte janela será aberta:
Os seguintes botões executam as seguintes funções:
1- Ok: Clique nesta opção para salvar seus códigos e voltar ao objeto.
2- Load a code from a text file: Abri arquivos de texto (.txt) que contenham códigos.
3- Save the code to a text file: Salva o código aberto em um arquivo de texto (.txt).
4- Print the code: Clique nesta opção para imprimir o código.
5- Seta para trás: para desfazer uma ação no código.
6- Seta para frente: para refazer uma ação no código.
7- Cut: recortar.
8- Copy: copiar.
9- Paste: Colar.
10- Localizar: Localiza uma palavra.
Usado para encontrar e ou substituir alguma palavra ou texto por outro. Um painel será exibido à direita da janela de códigos:
Você pode digitar o texto a ser encontrado na caixa Find. Note que no código de todas as ocorrências do texto econtrado são imediatamente mostradas com um fundo amarelo. Digite o texto a ser substituido na caixa Replace.
Find - funções dos botões:
Next: Seleciona a próxima ocorrência;
Previous: Seleciona a ocorrência anterior;
First: Seleciona a primeira ocorrência;
Last: Seleciona a ultima ocorrência.
Replace - funções dos botões:
Next: Ssubstitui a próxima ocorrência;
Previous: Substitui a ocorrência anterior;
First: Substitui a primeira ocorrência;
Last: Substitui a ultima ocorrência.
Replace All: Substitui todas as ocorrências.
11- À esquerda temos a ativação/desativação do verificador de erros e à direita temos ativação/desativação do auto-completador de códigos.
Apllies To (aplicar em):
Self: Próprio objeto
Other: Objeto que está colidindo com este.
Object: Escolhe um objeto existente no jogo.
Exemplificação de erro:
Auto-completar de funções e variáveis:
Ao digitar parte de uma função ou variável nativa o GM lista todas as funções, váriaveis e nomes de resources (Sprites, backgrounds, sons, etc) em uma pequena janela:
Para mudar de opção basta usar a rodinha do mouse ou as setas direcionais cima e baixo e para selecionar a tecla Enter ou clique com o botão esquerdo do mouse.
Próxima aula: Variáveis
FLWS!
Última edição por Alex FC em Seg 09 Fev 2015, 19:21, editado 17 vez(es) (Motivo da edição : Atualização)
Re: #IEM Aula 01 - Editor de Script GMS
Bom, para iniciantes em GML.
Kronos- Data de inscrição : 10/02/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 112
Prêmios :
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Re: #IEM Aula 01 - Editor de Script GMS
Bem,to querendo um que me ajude como saber que codigo eu tenho que usar para fazer oque...
AlexandreCR- Data de inscrição : 07/11/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 88
Prêmios :
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Re: #IEM Aula 01 - Editor de Script GMS
Aula atualizada - 16/12/10:
-Adicionado como usar o editor de scripts do Game maker 8.
Ps: As próximas aulas serão atualizadas, re-adaptadas e re-exemplificadas.
FLWS!
-Adicionado como usar o editor de scripts do Game maker 8.
Ps: As próximas aulas serão atualizadas, re-adaptadas e re-exemplificadas.
FLWS!
Re: #IEM Aula 01 - Editor de Script GMS
Aula atualizada - 20/10/12:
- Melhora na grafia e explicação;
- Remoção da parte sobre editor do GM7;
- Atualização das imagens.
Ps: As próximas aulas serão atualizadas em breve.
FLWS!
- Melhora na grafia e explicação;
- Remoção da parte sobre editor do GM7;
- Atualização das imagens.
Ps: As próximas aulas serão atualizadas em breve.
FLWS!
Re: #IEM Aula 01 - Editor de Script GMS
Muito bom essas aulas to começando hoje e já estou na quarta aula
e quero terminar tudo daqui a uns 10 dias e ficar fera na progamação
e quero terminar tudo daqui a uns 10 dias e ficar fera na progamação
Stickman- Games Ranking :
Notas recebidas : C + B
Data de inscrição : 15/10/2012
Reputação : 24
Número de Mensagens : 315
Prêmios :
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Plataformas :- Game Maker Studio 2.0
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