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#IEM Aula 01 - Editor de Script GMS

4 participantes

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#IEM Aula 01 - Editor de Script GMS Empty #IEM Aula 01 - Editor de Script GMS

Mensagem por All-x Qui 31 Dez 2009, 19:01

INTRODUÇÃO EM GML



Aula 01 - Editor de Script do GM:S



(Atualizado 08/02/2015)


Pessoal estarei postando aulas para iniciantes em GML. São aulas básicas, pra quem ainda não conseguiu dominar a GML. Então vamos à nossa 1ª aula:

Para abrir o editor do GM:S abra seu objeto, adicione um evento (Create, Step, Alarm, etc) e vá à aba control e arraste o ícone "Execute a piece of code". Como na imagem:

#IEM Aula 01 - Editor de Script GMS 01

A seguinte janela será aberta:

#IEM Aula 01 - Editor de Script GMS 02

Os seguintes botões executam as seguintes funções:

#IEM Aula 01 - Editor de Script GMS 03

1- Ok: Clique nesta opção para salvar seus códigos e voltar ao objeto.

2- Load a code from a text file: Abri arquivos de texto (.txt) que contenham códigos.

3- Save the code to a text file: Salva o código aberto em um arquivo de texto (.txt).

4- Print the code: Clique nesta opção para imprimir o código.

5- Seta para trás: para desfazer uma ação no código.

6- Seta para frente: para refazer uma ação no código.

7- Cut: recortar.

8- Copy: copiar.

9- Paste: Colar.

10- Localizar: Localiza uma palavra.

Usado para encontrar e ou substituir alguma palavra ou texto por outro. Um painel será exibido à direita da janela de códigos:

#IEM Aula 01 - Editor de Script GMS 04

Você pode digitar o texto a ser encontrado na caixa Find. Note que no código de todas as ocorrências do texto econtrado são imediatamente mostradas com um fundo amarelo. Digite o texto a ser substituido na caixa Replace.

Find - funções dos botões:

Next: Seleciona a próxima ocorrência;

Previous: Seleciona a ocorrência anterior;

First: Seleciona a primeira ocorrência;

Last:
Seleciona a ultima ocorrência.

Replace - funções dos botões:
 
 Next: Ssubstitui a próxima ocorrência;
 
 Previous: Substitui a ocorrência anterior;
 
 First: Substitui a primeira ocorrência;
 
Last:
Substitui a ultima ocorrência.

Replace All: Substitui todas as ocorrências.

11- À esquerda temos a ativação/desativação do verificador de erros e à direita temos ativação/desativação do auto-completador de códigos.

Apllies To (aplicar em):

Self: Próprio objeto
Other: Objeto que está colidindo com este.
Object: Escolhe um objeto existente no jogo.

Exemplificação de erro:

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Auto-completar de funções e variáveis:

Ao digitar parte de uma função ou variável nativa o GM lista todas as funções, váriaveis e nomes de resources (Sprites, backgrounds, sons, etc) em uma pequena janela:

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Para mudar de opção basta usar a rodinha do mouse ou as setas direcionais cima e baixo e para selecionar a tecla Enter ou clique com o botão esquerdo do mouse.

Próxima aula: Variáveis



FLWS!


Última edição por Alex FC em Seg 09 Fev 2015, 19:21, editado 17 vez(es) (Motivo da edição : Atualização)
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Mensagem por Kronos Sáb 13 Fev 2010, 03:33

Bom, para iniciantes em GML.
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Mensagem por AlexandreCR Ter 04 maio 2010, 22:00

Bem,to querendo um que me ajude como saber que codigo eu tenho que usar para fazer oque...
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Mensagem por All-x Qui 16 Dez 2010, 12:58

Aula atualizada - 16/12/10:

-Adicionado como usar o editor de scripts do Game maker 8.

Ps: As próximas aulas serão atualizadas, re-adaptadas e re-exemplificadas.

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Mensagem por All-x Sáb 20 Out 2012, 16:49

Aula atualizada - 20/10/12:

- Melhora na grafia e explicação;
- Remoção da parte sobre editor do GM7;
- Atualização das imagens.

Ps: As próximas aulas serão atualizadas em breve.

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Mensagem por Stickman Qui 06 Dez 2012, 19:08

Muito bom essas aulas to começando hoje e já estou na quarta aula cheers
e quero terminar tudo daqui a uns 10 dias e ficar fera na progamação
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