Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
engine de corrida
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
Página 1 de 1
engine de corrida
Queria q me arranjassem uma engine de corrida com as curvas e camera seguindo o carro
obs: PARA GM LITE
obs: PARA GM LITE
MATEUS123- Data de inscrição : 14/12/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 9
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: engine de corrida
caso aceite um tutorial, aqui está:
Crie um novo projeto.
Lembre-se que vamos fazer apenas o jogo funcionar. Se você quiser, depois pode incrementá-lo com sons e gráficos melhores, mas eu vou usar o que for mais fácil e simples. Os gráficos usados estão anexados neste post.
Crie um sprite spr_carro usando a imagem do carro. Abra o Sprite Editor, e no menu Transform, vá em Resize Canvas, pra modificar o tamanho da imagem. Desmarque a caixa Keep aspect ratio, e coloque 90 por 90 (vai dar 214% por 115%) e dê OK. Agora vá em Transform > Rotate 90 clockwise.
Agora, vamos animar o carro, para dar a impressão de curva, de que o carro gira. Na guia Animation, vá em Rotation Sequence > Counter-Clockwise, e coloque 72 frames. Veja que foram criados frames de animação do carro girando de 5 em 5 graus (isto é, 360 graus, volta completa, divididos por 72, número de frames).
Se você marcar a opção Show Preview, verá o carro girando.
Dê OK, centraliza as coordenadas do sprite, clicando em Center e dê OK novamente.
Agora vamos criar um sprite que irá delimitar as laterais da pista.
Crie um novo sprite spr_parede usando a imagem do bloco cinza. Desmarque a caixa Transparent, centralize as coordenadas e dê OK.
Agora, vamos criar o sprite do adversário. Duplique o spr_carro, coloque como spr_carro2, vá no Sprite Editor, Image > Colorize Partial, e coloque uma cor diferente do outro carro.
Usando a imagem do retângulo quadriculado, crie o spr_chegada.
Acabamos os sprites. Vamos aos Objects.
Primeiro, o obj_carro, o carro controlável pelo jogador.
Coloque o spr_carro, marque a opção Solid, vá no evento Create e coloque o código abaixo:
Código:
Código:
Crie um objeto obj_parede, coloque o spr_parede, marque a caixa Solid, e volte ao obj_carro.
No obj_carro, evento Collision > obj_parede, adicione este código:
Código:
Antes de criar o Path, crie o obj_carro2, e faça igual ao obj_carro, só retire a parte do evento Step que tem keyboard_check, deixe só a última linha. Coloque um obj_carro2 na room da pista.
Agora crie um Path.
Aparecerá a janela Path Properties. Na barra de ferramentas, o último ícone é Indicate a room to show as background. Clique nesse ícone e escolha a room da sua pista. Ela apareceu no fundo, não é mesmo?
Então, agora é só você definir o caminho que o carro adversário vai seguir nessa pista.
Uma vez que você marcou todos os pontos e definiu o path, salve e vá no obj_carro2.
No evento Create do obj_carro2, adicione esta linha:
Código:
Na ajuda do GM, se você consegue ler em inglês, há muito mais detalhes sobre isso aqui e tudo que já foi feito antes.
Agora, para evitar que os carros se choquem, no evento Collision > obj_carro2 do obj_carro, coloque este código:
Código:
Código:
Fonte: GOOGLE
Crie um novo projeto.
Lembre-se que vamos fazer apenas o jogo funcionar. Se você quiser, depois pode incrementá-lo com sons e gráficos melhores, mas eu vou usar o que for mais fácil e simples. Os gráficos usados estão anexados neste post.
Crie um sprite spr_carro usando a imagem do carro. Abra o Sprite Editor, e no menu Transform, vá em Resize Canvas, pra modificar o tamanho da imagem. Desmarque a caixa Keep aspect ratio, e coloque 90 por 90 (vai dar 214% por 115%) e dê OK. Agora vá em Transform > Rotate 90 clockwise.
Agora, vamos animar o carro, para dar a impressão de curva, de que o carro gira. Na guia Animation, vá em Rotation Sequence > Counter-Clockwise, e coloque 72 frames. Veja que foram criados frames de animação do carro girando de 5 em 5 graus (isto é, 360 graus, volta completa, divididos por 72, número de frames).
Se você marcar a opção Show Preview, verá o carro girando.
Dê OK, centraliza as coordenadas do sprite, clicando em Center e dê OK novamente.
Agora vamos criar um sprite que irá delimitar as laterais da pista.
Crie um novo sprite spr_parede usando a imagem do bloco cinza. Desmarque a caixa Transparent, centralize as coordenadas e dê OK.
Agora, vamos criar o sprite do adversário. Duplique o spr_carro, coloque como spr_carro2, vá no Sprite Editor, Image > Colorize Partial, e coloque uma cor diferente do outro carro.
Usando a imagem do retângulo quadriculado, crie o spr_chegada.
Acabamos os sprites. Vamos aos Objects.
Primeiro, o obj_carro, o carro controlável pelo jogador.
Coloque o spr_carro, marque a opção Solid, vá no evento Create e coloque o código abaixo:
Código:
- Código:
friction = .6
image_speed = 0
Código:
- Código:
if keyboard_check(vk_up) then motion_set(direction,10);
if keyboard_check(vk_right) then direction -= 5;
if keyboard_check(vk_left) then direction += 5;
image_index = direction * image_number/360;
Crie um objeto obj_parede, coloque o spr_parede, marque a caixa Solid, e volte ao obj_carro.
No obj_carro, evento Collision > obj_parede, adicione este código:
Código:
- Código:
move_contact_solid(direction,-10)
Antes de criar o Path, crie o obj_carro2, e faça igual ao obj_carro, só retire a parte do evento Step que tem keyboard_check, deixe só a última linha. Coloque um obj_carro2 na room da pista.
Agora crie um Path.
Aparecerá a janela Path Properties. Na barra de ferramentas, o último ícone é Indicate a room to show as background. Clique nesse ícone e escolha a room da sua pista. Ela apareceu no fundo, não é mesmo?
Então, agora é só você definir o caminho que o carro adversário vai seguir nessa pista.
Uma vez que você marcou todos os pontos e definiu o path, salve e vá no obj_carro2.
No evento Create do obj_carro2, adicione esta linha:
Código:
- Código:
path_start(nome_do_seu_path,8,0,0)
Na ajuda do GM, se você consegue ler em inglês, há muito mais detalhes sobre isso aqui e tudo que já foi feito antes.
Agora, para evitar que os carros se choquem, no evento Collision > obj_carro2 do obj_carro, coloque este código:
Código:
- Código:
move_outside_solid(direction,16)
Código:
- Código:
if collision_rectangle(x-64,y-8,x+64,y+8,obj_carro,1,0)
{
show_message("Voce ganhou");
game_restart();
}
else if collision_rectangle(x-64,y-8,x+64,y+8,obj_carro2,1,0)
{
show_message("Voce perdeu");
game_restart();
}
Fonte: GOOGLE
Re: engine de corrida
Não tinha pensado num jogod e corrida, mas quando fuiv er, realmente não tinha amínima idéia de como fazer hahaha! vcs são mestres ein!?
Tópicos semelhantes
» [Ajuda] Engine corrida
» Pedido de Engine Corrida 2D
» Engine de colocação na corrida
» {pedido de engine corrida}
» [Engine] Engine de menu profissional + Cutscene de abertura
» Pedido de Engine Corrida 2D
» Engine de colocação na corrida
» {pedido de engine corrida}
» [Engine] Engine de menu profissional + Cutscene de abertura
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos